QUANTA VERGONHA, LULA!

Percival Puggina

16/08/2016

 

 Lula parece fazer questão de afundar no desrespeito. Não bastassem todas as perguntas que deixa sem respostas, não bastasse haver lançado a família inteira num despenhadeiro moral, não bastasse a auto-imposta privação coercitiva da vida pública e do convívio social, não bastasse a perspectiva da porta da cadeia, Lula resolve felicitar Fidel Castro pelos 90º aniversário do facínora cubano.

 A mensagem de saudação e reverência transcrita abaixo não foi pedida. Foi oferecida espontaneamente por Lula ao longevo carrasco de várias gerações de seus conterrâneos. Ali, sob o sol caribenho, aproveitando-se da condição insular de seu desafortunado país, Fidel ergueu imenso campo de concentração onde 12 milhões de escravos trabalham para um Estado que se concentra no seu partido, que, por sua vez, se concentra em sua pessoa e em seu irmão. É à constrangedora monarquia hereditária comunista, rival em taras políticas da Coreia do Norte, que Lula saúda. Pode haver algo mais parecido do que Cuba com uma senzala tropical, mal administrada, falida, dependendo, por décadas, da sociedade beneficente Unidos pelo Fracasso - ou seja, sucessivamente, Rússia, Venezuela chavista e Brasil petista?

Assim se expressou Lula ao aniversariante.

"Caro amigo Fidel,

Parabéns pelos 90 anos de uma vida tão intensa; uma vida que marcou a história de Cuba e de todo o mundo. Obrigado pelas pontes de solidariedade que construiu na América Latina, pelo apoio à independência de tantos países africanos. Obrigado por ter mostrado ao mundo que todos os países conquistam o respeito quando seu povo se faz respeitar.

Mesmo diante de tantos desafios e dificuldades materiais, diante de um bloqueio cruel ao longo de décadas, Cuba é exemplo de generosidade: um país que exporta médicos e conhecimento, enquanto outros exportam armas e intolerância.Este é o legado do qual você, nesta data, deve sentir muito orgulho e alegria.

Muita saúde e muitos anos de vida.
Do amigo

Luiz Inácio Lula da Silva"

Observe a retórica tipicamente petista. Cuba se apresenta e é reverenciada pelos comunistas do mundo inteiro como um país altivo, cuja autonomia deve ser respeitada apesar de estar, há 57 anos, sob um regime tirânico no qual não há oposição, nem liberdade de imprensa e onde prosseguem, numa sequência infindável, as intimidações e as prisões políticas. No entanto, a ditadura cubana interveio na autonomia e patrocinou revoluções comunistas e luta armada em mais de uma dezena de países da América Ibérica e da África, Brasil incluído. E é a essas intervenções que Lula denomina pontes de solidariedade e apoio a lutas por independência.

Deus seja louvado, pois tudo indica que desse mal maior nos livramos pelas melhores portas: a vontade popular, a democracia e a Constituição.
 

Leia mais

PAULO FREIRE, VEM DAR UMA OLHADA!

Percival Puggina

12/08/2016

 

 Em duas páginas, Zero Hora de hoje, 12 de agosto, exibe reportagem sob o título e com o tema da "Educação prejudicada por insegurança". São dados alarmantes porque se referem, precisamente, ao espaço e à atividade dos quais se esperam soluções para o problema civilizacional brasileiro. Afinal, é ali, bem ali, exatamente ali, que nossos pedagogos, saídos do forno onde é cozida a massa sovada pela pedagogia paulofreriana, deveriam estar aplicando sua educação redentora, libertadora.

Oh, Paulo Freire, vem dar uma olhada no estrago! Os dados da violência no universo educacional (é a exata expressão usada pelos autores da matéria), se referem apenas aos casos em que os atos praticados geraram BOs, ou seja, boletins de ocorrência policial. Não incorrerá em exagero quem supuser que os números reais, não levados a registro, são, necessariamente, muito maiores. Eis os números computados:

• 23.930 atos de indisciplina em sala de aula,
• 4.861 atos de violência física entre alunos,
• 4.811 agressões verbais a professores e funcionários,
• 1.275 depredações ou pichações dentro da escola,
• 294 casos de posse ou tráfico de drogas,
• 199 agressões físicas a professores ou funcionários.

Não, não são números referentes a todas as escolas, nem cobrem um ano letivo inteiro. Os dados foram coletados em apenas 1255 colégios estaduais (menos da metade da rede) e informam ocorrências relativas a seis meses letivos (dois últimos de 2015 e quatro primeiros de 2016).

A matéria nada diz quanto às questões de aprendizado. Mas deixemos isso para lá pois não é bem o que interessa numa pedagogia que atribui significado máximo à tal "construção da cidadania". É ela que ganha vida nesses números.
 

Leia mais

O PT CRESCEU NO PIAUI

Percival Puggina

08/08/2016

08/08/2016

 Levantamento apresentado pelo Estadão em sua edição de hoje (08/08) mostra dados significativos sobre o abalo da máquina eleitoral petista. O partido da presidente afastada de suas funções, do ex-presidente em quarentena moral, afastado do convívio social, e dos três tesoureiros presos, afastados do mundo dos negócios, vai para a eleição de outubro com seu menor tamanho desde 1996. O PT decresceu em todos os Estados à exceção de um. No Rio de Janeiro, por exemplo, o PT disputará apenas 9 prefeituras, contra 34 em 2012. Em São Paulo 116, contra 251 em 2012. E por aí vai a tocha petista, país afora, apagando-se em 600 dos 1759 municípios onde disputou o pleito há quatro anos.


 Enquanto a realidade toca a campainha e a Lava Jato entra com cateter nos dutos pelos quais circulam os recursos dos partidos políticos, o ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE, proclama uma obviedade: certas práticas que vêm sendo reveladas nas investigações sobre o submundo da política brasileira podem ensejar o fechamento das atividades dos partidos que com elas se envolveram. Duela a quien duela. E aí todo mundo sabe: quem ocupa o topo dessa lista se equilibra menos, balança mais e cai primeiro.


 Mas nem tudo é notícia ruim para o PT, nestes dias de fim de festa. A matéria do Estadão informa que enquanto encolhe em 26 Estados o PT cresce no Piauí.
 

Leia mais

TCU E ITAMARATY IDENTIFICAM SUMIÇO DE CINCO MIL PEÇAS NO PATRIMÔNIO DEIXADO POR LULA E DILMA

 

Há muitos anos, conversando com um conhecido intelectual gaúcho, com intensa militância partidária, ouvi dele: "Puggina, no meu partido tem gente que rouba cinzeiro". Pois parece que os hábitos se tornaram mais sofisticados...
Noticia O Globo deste sábado, 06/08 que "o governo Temer acaba de fazer o primeiro levantamento parcial do patrimônio deixado pelos governos petistas, com a ajuda do TCU e do Itamaraty. O TCU identificou a ausência de cinco mil itens, entre os quais, seis obras de arte valiosíssimas. E o Itamaraty descobriu que pelo menos 700 presentes recebidos de governos estrangeiros deixaram de ser registrados, como manda lei, na lista de patrimônio da União."


A coluna de Jorge Bastos Moreno, completa: "Certamente que entre esses presentes não listados deve estar o cervo de porcelana que Dilma ganhou do governo búlgaro e que é um dos símbolos da fauna daquele país, onde nasceu seu pai. É que, na época, esta coluna denunciou o sumiço do objeto, e o palácio até hoje não descobriu quem levou o veado do gabinete da Dilma".
 

Leia mais

MPF ACUSA LULA DE 'LAVAR DINHEIRO' COM SÍTIO DELE EM ATIBAIA

Redação do Diário do Poder

06/08/2016

 


A mais contundente manifestação do Ministério Público Federal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato sustenta que ‘os elementos de prova colacionados até o momento apontam no sentido de que a real propriedade’ do sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP), seria ‘efetivamente’ do petista.

A informação da Procuradoria da República está em parecer que defende a competência do juiz federal Sérgio Moro para julgar Lula, questionada pela defesa do petista nos autos da Lava Jato.

“Os elementos de prova colacionados até o momento apontam no sentido de que a real propriedade do bem seria efetivamente de Luiz Inácio Lula da Silva. Logo após o sítio ter sido adquirido por pessoas interpostas em favor de Lula, verificou-se a necessidade de realizar reformas e construir novas benfeitorias no local para que o ex-presidente e sua família pudessem desfrutar da propriedade com maior conforto, após o término do seu mandato”, afirma o documento.

O documento aponta que o sítio de Atibaia ‘compõe-se de duas propriedades rurais contíguas – os sítios Santa Barbara e Santa Denise – e foi adquirido no término do segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, em 29 de outubro de 2010’.

Segundo os procuradores Julio Carlos Motta Noronha, Roberson Henrique Pozzobon, Jerusa Burmann Viecili e Athayde Ribeiro Costa, a compra das duas propriedades rurais que compõem o sítio foi efetuada pelos sócios do filho do petista, ‘bastante próximos da família do ex-presidente’.

O parecer relata que o pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente foi o ‘agente’ encarregado de coordenar as reformas do sítio.

Bumlai foi denunciado por corrupção, lavagem de dinheiro e gestão fraudulenta no polêmico episódio do empréstimo de R$ 12 milhões junto ao Banco Schahin destinados ao PT em 2004.

“A empreiteira responsável por executar a obra foi a Construtora Norberto Odebrecht, outra figura notadamente envolvida na Operação Lava Jato, havendo indícios de que reforma do sítio de Lula foi custeada com dinheiro advindo de Bumlai e da Odebrecht. Além das questões singulares a respeito da venda e da reforma do sítio, outra operação de lavagem de dinheiro em favor de Lula diz respeito à compra de móveis junto à Kitchens para o sítio em Atibaia”, aponta a manifestação.

No documento, os procuradores afirmam que na reforma do sítio ‘estão envolvidos a mesma loja da Kitchens e o mesmo funcionário da OAS que viabilizaram a mobília do apartamento tríplex de Lula em Guarujá/SP’.

O petista foi denunciado pelo Ministério Público de São Paulo, por falsidade e lavagem de dinheiro, pela suposta propriedade do tríplex 164-A, no Condomínio Solaris, no Guarujá.

“Nesse caso a pessoa interposta escolhida pela OAS para ocultar o verdadeiro destinatário/beneficiário da cozinha foi Fernando Bittar, em nome do qual foi emitida a nota fiscal dos móveis. Para dificultar o rastreamento da operação, o pagamento do preço foi feito à Kitchens em espécie”, destaca a Procuradoria.

Defesa
O advogado José Roberto Batochio, que coordena a estratégia de defesa do ex-presidente Lula, afirma que a Justiça Federal no Paraná, base da Lava Jato, não detém competência para conduzir os feitos relativos ao petista.

“A defesa de Lula arguiu a incompetência do juiz do Paraná para apreciar e julgar estes casos que envolvem o apartamento do Guarujá, o sítio de Atibaia e o Instituto Lula por uma razão muito simples.”

“A lei diz que o juiz competente para julgar os fatos é o juiz do local onde os fatos teriam ocorrido. O apartamento que, indevidamente, é apontado como de propriedade de Lula, fica no Guarujá, que não se confunde com Guaratuba. Guaratuba fica no Estado do Paraná. De outro lado, o sítio se situa em Atibaia, que é Estado de São Paulo. Atibaia não é Atobá, uma cidade do Paraná.”

“Não há nenhuma razão para esses processos estarem no Paraná. Como questionamos isso, que o caso não tem nada a ver com o Paraná, o Ministério Público Federal, para contestar nossa exceção de incompetência, escreve setenta páginas. Só pelo fato de ter escrito setenta páginas significa que a tese é insustentável. Guarujá é, de fato, no Estado de São Paulo. E Atibaia é, de fato, no Estado de São Paulo. Guarujá e Atibaia não são no Paraná.”

“Para ‘provar’ que Guarujá e Atibaia estão no Paraná, os procuradores escrevem setenta páginas.”

“Isso vai ser resolvido pelos tribunais superiores, de modo a colocar as coisas nos devidos lugares. A não ser que tenham mudado Guarujá e Atibaia para o Estado do Paraná.”
 

Leia mais

(Publicado originalmente em http://polibiobraga.blogspot.com.br/)

 

Ela Wieko, paranaense de Curitiba, é braço direito do chefe da PGR, Rodrigo Janot. Seu marido, o desembargador federal Manoel de Castilho é assessor de Teori. Foi ele quem assinou manifesto de apoio a Lula.

Um assessor do ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), assinou um manifesto apoio à decisão da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de recorrer a Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU). O gaúcho Manoel Lauro Volkmer de Castilho é desembargador aposentado do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Porto Alegre, e é casado com a vice-procuradora-geral da República Ela Wiecko. Ela, por sua vez, é braço-direito do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

A assessoria do Supremo confirmou que Castilho trabalha no gabinete de Teori, mas disse que o ministro não foi encontrado para comentar o caso.

A nomeação do desembargador foi oficializada em novembro de 2014, e foi vista como um reforço na equipe de Teori no momento em que a Lava Jato iria entrar numa nova fase, quando o Ministério Público Federal começaria a apresentar as denúncias contra os políticos citados nas delações premiadas dos envolvidos no esquema de desvios da Petrobrás.

O abaixo-assinado foi subscrito por mais de 60 pessoas e entregue ao presidente do STF, Ricardo Lewandowski nesta segunda-feira, 1. O subprocurador da República e ex-ministro da Justiça, Eugênio Aragão, também assina o documento. No texto, o grupo defende que os advogados de Lula agiram certo em recorrer à ONU no último dia 18, em busca da “preservação dos direitos fundamentais, dos direitos humanos e do próprio Estado Democrático de Direito – que vem sendo assaltado pelos inimigos da democracia e pelo autoritarismo de agentes do Estado”. Eles criticam as ações do juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância, e afirmam que Lula sofre uma espécie de perseguição política por parte das elites que nunca aceitaram “a ascensão da esquerda ao poder”.

Leia mais