Elon Musk: Twitter é uma cena de crime

Percival Puggina, com conteúdo Business Standard

12/12/2022

 

Percival Puggina, com conteúdo Business Standard

Leio em Business Standard

     O CEO do Twitter, Elon Musk, criou um rebuliço entre os usuários do site de microblogging com mais uma série enigmática de tweets.

Falando na plataforma, o multibilionário escreveu: "Twitter é uma empresa de mídia social e uma cena de crime".

Isso foi seguido pelo dono da Tesla compartilhando um meme, mostrando uma lápide com as palavras 'os segredos mais sombrios do Twitter' escritas nela. A outra imagem mostra um homem com uma pá na mão, rotulado como 'Elon'.

Os usuários foram aos comentários, elogiando o CEO da SpaceX por trazer mais transparência à plataforma.

"É a temporada de exposição. Exponha todos eles. Por favor", escreveu um usuário.

"Sinceramente feliz por você ter comprado isso. Há muito o que limpar, mas pessoas sãs estão torcendo por você", escreveu outro usuário.

Em sua busca para trazer mais transparência para a plataforma de microblog, Musk já havia apresentado uma nova atualização para a plataforma de microblog depois que a segunda parcela dos chamados 'Twitter Files' revelou como a empresa cria listas negras e limitava ativamente a visibilidade de certas contas.

*Leia a íntegra dessa matéria AQUI.

Comento

O fenômeno é conhecido e se manifesta, creio, em todas as big techs voltadas à comunicação social. Trabalham para a propagação de ideias que lá no Vale do Silício, consideradas progressistas na decadente Califórnia, cujo declínio se deve precisamente a essas ideias.

Aqui no Brasil, algumas dessas empresas sempre adotaram as ditas “diretrizes da comunidade” com consequências incidindo sobre o uso que o suposto infrator possa fazer da plataforma. Esse tipo de conduta, foi verdadeiro baião de dois, ou foi como o encontro da goiabada com o queijo, quando o TSE convocou as plataformas para conversar sobre as eleições presidenciais. O resultado eu não preciso contar para vocês.

Agora, Elon Musk põe sua lanterna de liberdade nos cantos escuros de sua “cena do crime”. Aqui em Porto Alegre, eu aplaudo a atitude. 

Leia mais

Dívida da China é quatro vezes maior do que a do Brasil

Oxford Group, editorial semana 49

11/12/2022

 

Oxford Group

            Apesar de sua enorme reserva cambial, a China está enfrentando numa dificuldade econômica atípica, em considerando sua história nas últimas décadas.

A política de tolerância zero para com a COVID, tem desestruturado sua capacidade produtiva, corroendo a confiança de seus compradores tradicionais, e minado sua estabilidade política.

Sua dívida interna, atingiu 295% de seu PIB, que é quase o dobro, nesta forma de mensurar, do que a americana e 4 vezes a do Brasil. São U$52 trilhões de dólares, só do setor não financeiro.

Mesmo com uma vacinação em massa, que atingiu cerca de 90% da população, com uma pequena liberação da população o vírus tem se espalhado de forma rápida, chamando a atenção por colocar em dúvida a eficiência das suas vacinas. Já se prediz a infeliz morte de 2 milhões de pessoas com esta liberação.

Os investidores estrangeiros estão buscando alternativas para mudar seus projetos industriais. Com

a pressão dos EUA e da EU, para contingenciar as compras da China, assim como sustar a venda de produtos e conhecimento de itens importantes da tecnologia de ponta, a China tem encontrado dificuldades para manter seu fantástico e necessário nível de desenvolvimento.

Hoje, já se espera um crescimento pífio de 3% a 4% para este ano em seu PIB.

Ela enfrenta um problema grave com relação à liquidez dos seus créditos externos, principalmente em função da crise econômica dos devedores, que receberam fartos recursos dentro do projeto de logística mundial que a China tratou de implementar na expectativa de dominar o comércio internacional.

O setor imobiliário entrou em colapso e a falta de disponibilidade no seu caixa tem feito o governo emitir bônus para financiar as obras de infraestrutura para reaquecer a economia e gerar empregos.

A população vem decrescendo e deverá haver uma diminuição de quase 100 milhões até 2047. Esta, que seria uma boa notícia há alguns anos atrás, causa preocupação no momento pois a idade média da população aumentou de 38.5 anos para uma expectativa de mais de 50 até 1947.

E, o que isto tem que ver com o Brasil?

Tudo.

Como nosso principal importador de commodities, agrícolas e minerais, uma queda nesta demanda pode afetar os preços mundiais e as nossas exportações.

Por outro lado, a China precisará aumentar suas exportações e buscará países que sejam “simpáticos” em favorecer as importações do país asiático, mesmo que em prejuízo de sua indústria local e de sua balança comercial.

Como nossa imprensa está bastante "simpática" com a China, ela terá apoio na mídia para favorecer seus interesses.

Vale um alerta para nossa indústria e os produtores de commodities

Leia mais

 

Percival Puggina

         De início por curiosidade, depois por profundas razões humanitárias e preocupações brasileiras, desde muitos anos acompanho de modo constante a situação política e dos direitos humanos em Cuba.

Percebi, desde logo, a imensa influência dos acontecimentos de Cuba e da chamada Revolução Cubana sobre o pensamento e ação política da esquerda brasileira. Desenvolveu-se, aqui, uma mitologia que na ilha é decadente, mas se fez perene nos partidos de matriz revolucionária, com pequeno ou nenhum apego às liberdades próprias do regime democrático. Este é o invólucro açucarado de um comprimido que faz mal à saúde social, política e econômica.

No meu livro “A tragédia da Utopia” conto toda essa história, conforme a observei em sucessivas viagens e nas informações que cotidianamente recebo.

Hoje (06/12), visitando o site da jornalista independente e dissidente do regime, Yoani Sánchez, me deparo com o apelo colegiado dos bispos cubanos no sentido de que o governo liberte “um bom número de presos”. É sabido que os protestos de julho do ano passado recolheram e mantêm no cativeiro um “bom número” de presos políticos que se somam ao “estoque” então existente.

Aqueles grupos, cujas imagens encheram de esperança os olhos do Ocidente, estão na cadeia e a metade ainda aguarda um julgamento que, a alguns, já distribuiu pesadas penas de prisão. Matéria de O Globo de 22 de julho deste ano menciona condenados por até 25 anos! Informa que 790 pessoas foram indiciadas e que, destas, 414 estavam condenadas em última instância a penas entre 10 e 18 anos.

Em seu site, 14ymedio, Yoani Sánchez relata:

A Conferência dos Bispos Católicos de Cuba publicou esta quarta-feira uma mensagem na qual apontava "a fome, a solidão e a falta de liberdade" vivida pelos cidadãos da Ilha e apelava uma vez mais à libertação dos presos políticos. O comunicado, cujo tema é a preparação para o Natal, recorda ainda que há 25 anos o Governo aceitou declarar o dia como feriado.

(...)

Em sua mensagem, os bispos chamaram o povo cubano – “em meio a tanta escuridão e desânimo" – à esperança e a se comprometer com a transformação da história "a partir de dentro".

No momento mais crítico do comunicado, os bispos mencionaram “aqueles que sofrem de fome, solidão, falta de liberdade e esperam de nós um gesto de clemência ou misericórdia”. "Quanta alegria traria para suas famílias e para as pessoas em geral saber que, neste Natal, um bom número de presos são libertados e voltam para suas casas para voltar à vida normal e assim começar o novo ano!”, desejavam.

Pense nisso. Os bispos cubanos sabem onde mora o perigo.

Leia mais

Nada fora da lei, nada contra a lei!

Percival Puggina

05/12/2022

 

Percival Puggina

         Certas reações da imprensa e de algumas instituições públicas e privadas ao manifesto que a Sociedade de Engenharia do RS (SERGS) dirigiu ao Presidente da República mostram o grau de subserviência ao arbítrio que se instalou em nosso país.

Certas pessoas não só se acomodaram ao cabresto como parecem fazer questão de colocá-lo nos demais. E juram estar movidos pela melhor das intenções. Platão, há alguns dias, já havia abordado o tema.  

Essa reação talvez seja a melhor evidência das razões que levaram a SERGS a se manifestar. Apenas quatro anos bastaram para que se rotinizassem e normalizassem as imposições do arbítrio! Entre elas, a proibição do uso de certas palavras e a simples menção a certos temas de relevância social e política, a severa aplicação de sanções, os discursos excessivos e ameaçadores. Por medo ou gosto, tantos cidadãos entraram passivamente na caverna e se acomodaram a uma vida entre as sombras!

A SERGS deixou claro que, em respeito a seus 93 anos de defesa da democracia e do estado de direito, não entrou e não quer entrar ali. Os redatores do manifesto e aqueles que o aprovaram não entregam tão facilmente sua liberdade de expressão, mesmo que as afirmações feitas desagradem a alguns ou a muitos. As coisas são assim em povos livres! Entre eles não existe compromisso algum com a omissão. Aliás, numa terra de homens livres, Rodrigo Pacheco não é herói.

No manifesto, que, note-se bem, é dirigido ao presidente da República, não chamando rebelião alguma, li dez vezes a palavra Constituição e seus derivados, evidenciando que os entendimentos defendidos e propostos ficam sob o crivo do chefe de estado e de governo, e submissos à letra da Carta de 1989. Nada fora da lei e nada contra a lei, vale para todos! Simples exercício da liberdade.

São pesadas e fortes as palavras com que o texto do manifesto define a realidade? Acaso são cordiais as palavras daqueles que desviaram de seu leito o fluxo da Justiça? Acaso são gentis e respeitosas as decisões que tomam e as restrições que impõem aos direitos dos cidadãos?

Na atual circunstância histórica e psicossocial, na corte do Grande Irmão orwelliano, invocar a dignidade humana e o valor da liberdade é muito malvisto. E esse é o mal que vejo.

Leia mais

Percival Puggina

Leio no site do Senado Federal (aqui)

De autoria do senador Renan Calheiros, do MDB de Alagoas, a proposta de emenda à Constituição confere ao Supremo Tribunal Federal a competência de julgar os crimes contra o Estado Democrático de Direito. Hoje, a Corte analisa apenas os casos que envolvem acusados com foro privilegiado. Renan Calheiros também quer tipificar os crimes de intolerância política como qualquer violência, hostilidade ou discriminação de uma pessoa por sua orientação política ou partidária. As penas variam de acordo com o ato cometido. Se violência política, ameaça política ou destruição de patrimônio, punição de até dois anos de prisão e multa. No caso de bloqueio de vias públicas, discriminação, injúria, intolerância no trabalho, no ensino ou no acesso de bens e serviços, a pena será de até 3 anos de reclusão e multa. Renan Calheiros avalia que o marco legal vai acabar com excessos cometidos recentemente.

É uma PEC, uma espécie de lei geral de crime de intolerância política, e cinco projetos de modo a suprir a legislação de tipos necessários para fazer uma contenção dessas loucuras que estão havendo no país.

Outro projeto de Renan Calheiros determina prisão e multa para o agente público que participar de manifestações públicas ou antidemocráticas se valendo do cargo. Uma outra proposta vai impedir que servidores públicos usem a denominação do cargo, como major, delegado, professor, doutor, no registro da candidatura. Ao afirmar que os projetos ainda serão discutidos, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ponderou que nenhum deles impede a livre manifestação de pensamento.

Há uma preocupação grande do Senado em relação a esse tema para que possamos fazer prevalecer a democracia e o Estado de Direito no país e naturalmente aprimorando a legislação obviamente com responsabilidade, com prudência, com equilíbrio, mas com resposta legislativa adequada para o enfrentamento de atentados à democracia e ao Estado de Direito.

Outro projeto de Renan Calheiros altera o Código Eleitoral para proibir a expedição de mandados de busca e apreensão contra candidatos a prefeitos, governadores, presidente da República e senadores quinze dias antes do primeiro turno e dois dias após o segundo.

*    Rádio Senado, Hérica Christian.

Comento

Estamos diante de uma clara evidência do que nos espera. Os projetos do Senador Calheiros, acima referidos estão perfeitamente afinados com atuação constante da maior parte de nossos congressistas: zelar por sua perpetuidade no cargo, bem como por proteção e segurança pessoal, jurídica e econômica.

O leitor das funestas linhas acima talvez, como eu, se interrogue sobre como fica a tal função representativa de que trata o parágrafo único do artigo 1º da Constituição Federal, que afirma ser nossa democracia exercida através de representantes eleitos...  

Leia mais

 

Percival Puggina

         No início dos anos 60, na minha turma de faculdade, havia alguns alunos de países latino-americanos com os quais a UFRGS ou o MEC mantinham convênio. Chegavam e logo enfrentavam problemas com a questão da moeda e a ideia de seu valor. Nos primeiros dias, bem confusos com isso e com o idioma, quando lhes informávamos o preço de algo, perguntavam pelo “equivalente em chopp”. Em seguida explico por que conto isso.

O Senado se encaminha para autorizar R$ 198 bilhões por ano durante quatro anos, totalizando quase R$ 1 trilhão para resgate das promissórias da campanha eleitoral petista, tudo com nosso dinheiro. Não é muita folga?  O número é tão astronômico que confesso não saber o que seja um trilhão de reais ... em reais. Ficou mais fácil quando calculei o “equivalente em picanhas”. Cheguei a 8,3 bilhões de picanhas. Ou quase duas picanhas por ano a cada cidadão “desse” país.

Como se vê, as instituições da República não cessam de dar motivo para os cidadãos conscientes se reunirem diante dos quartéis clamando sua inconformidade em relação a um futuro sobre o qual elas mesmas – as instituições – nos cessam de nos advertir com o que ameaçam, fazem e/ou prometem fazer.

Uma equipe de transição com tantos fichas-sujas, querendo pagar dívidas eleitoreiras com dinheiro sacado de alguma cartola não é um disparate?  Esse compromisso prévio com a gastança é o sucesso do retrocesso. Onde e quando isso vai parar?

Leia mais