• 16/01/2015
  • Compartilhe:

 

Solenemente discordo de Sua Santidade
"SE XINGAR MINHA MÃE, ESPERE UM SOCO", DIZ PAPA SOBRE ATAQUE EM PARIS

Pontíficie disse que não se pode "provocar ou insultar" a religião dos outros.
Da BBC
Veja, também, o vídeo.

O Papa Francisco defendeu o direito de expressão, mas disse ser errado provocar os outros ao insultar a religião alheia. Os comentários do pontíficie foram feitos após o ataque à revista satírica Charlie Hebdo em Parisna semana passada. Para ilustrar seu ponto, Francisco disse a jornalistas no avião papal que seu assistente poderia esperar um soco se ele xingar sua mãe."É normal. Você não pode provocar, não pode insultar a religião dos outros", disse ele.

 

COMENTO

Sua Santidade o Papa Francisco tem o hábito de conceder entrevistas a jornalistas, especialmente quando em viagem internacional. Nessas ocasiões ele costuma sair de seu banco no avião e vai até onde estão jornalistas da imprensa mundial que fazem a cobertura do Vaticano.

 


 Não é prudente o que ele faz. A palavra de um Pontífice tem tal peso para enorme parcela da população mundial que quem ocupa essa elevada função precisa meditar sobre cada palavra. Entrevistas  são momentos que favorecem a espontaneidade e não são adequados à cuidadosa reflexão.

 

Ora, um Papa não pode sair por aí distribuindo hipotéticos murros. E, menos ainda, pode usar a analogia que usou para tratar o atentado de Paris como um caso de ação e reação "natural", para ficarmos com a palavra usada por ele.