• 20/03/2015
  • Compartilhe:

 

FHC NA GLOBO NEWS. PANOS QUENTES E CALDO DE GALINHA.
Percival Puggina


 Ontem, dia 19, assisti a entrevista de Fernando Henrique Cardoso a Mario Sérgio Conti, na Globo News. Tão previsível quanto lamentável.

 

 O ex-presidente é um daqueles muitos personagens, existentes mundo afora, que saíram do comunismo, mas dos quais o comunismo não saiu. Ele tem nostalgia dos good old days em que era o príncipe dos sociólogos, o bam-bam-bam da esquerda brasileira. E nada lhe doi tanto na alma quanto ser chamado de neoliberal pelos seus parceiros de anteontem.

 

 No programa, então, instigado por Mario Sérgio, antigo militante da Libelu, FHC fez o que todos esperavam. Chegou ao programa carregando uma sacola cheia de panos quentes para jogar em cima de todas as pautas levantadas. Rigorosamente, segundo Fernando Henrique, nada é grave, nada exige reação, tudo se resolve, basta ter calma e beber caldo de galinha.

 

Estava ali, no vídeo, maquiado e com laquê, vendendo saúde, o responsável pelas insuficiências cardíacas e a falta de energia do PSDB em sucessivas campanhas eleitorais contra a fúria devastadora dos petistas. FHC é o adversário dos sonhos do PT.

 

Quando ele disse que as multidões do último domingo, 15 de março, ao clamarem "Fora Dilma!", expressavam irritação, mas não uma intenção real, dei-lhe o devido clic e fui assistir Mad Men.