• 14/06/2015
  • Compartilhe:

FORRANDO OS BOLSOS COM NOSSO DINHEIRO!

Os financiamentos concedidos a países estrangeiros, para abrir caminho a empreiteiras brasileiras no exterior, embutem bilhões de dólares em subsídios oferecidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A cifra beira os US$ 4,5 bilhões, segundo cálculos feitos pelo professor João Manoel Pinho de Mello, do Insper. O valor é quase metade do volume de recursos que o banco emprestou desde 2007, que foi de US$ 11,9 bilhões.


Os chamados financiamentos à exportação de serviços de engenharia têm um padrão, não são concedidos diretamente às empreiteiras; são feitos, em dólar, com os países onde as obras vão ocorrer. Quem se responsabiliza pelos pagamentos são os governos estrangeiros. O dinheiro, porém, é liberado para a construtora brasileira, em reais, no Brasil, pela cotação da moeda americana. A empresa se compromete a usar o dinheiro na aquisição de produtos e de serviços brasileiros destinados ao empreendimento no exterior. Segundo o BNDES, os desembolsos ocorrem à medida que a obra vai avançando.

(Publicado originalmente no Diário de Sorocaba)

COMENTO:

Esse montante de subsídio significa que o BNDES tomou dinheiro produzido pela atividade econômica produtiva nacional e repassou a governos estrangeiros com taxas de juros privilegiadas, gerando prejuízo ou resultado menor do que se os recursos fossem destinados a outros tomadores.