• 10/07/2015
  • Compartilhe:

O FORO DE SÃO PAULO ENTREGA UM SACRILÉGIO AO PAPA.
Percival Puggina


 Mas que conversa fiada essa do Rev. Federico Lombardi! Na condição de porta-voz do Vaticano, afirmou que o projetista da excrescência, o padre jesuíta Luis Espinal, concebera a escultura como "símbolo de diálogo e compromisso para com a liberdade e o progresso para a Bolívia". De fato, Espinal foi vítima das brutalidades do governo ditatorial de Garcia Meza. A exemplo de muitos colegas seus em outros países da região, brasileiros incluídos, o padre escultor era comunista. Pretenderam, todos, combater um mal com outro mal maior. E ao assim procederem, entravam em desacordo com o ensinamento evangélico, com o sacrifício de Cristo e ofendiam o sacrifício de centenas de milhares de cristãos que, naqueles mesmos tempos de guerra fria, eram martirizados em nome da foice e do martelo que Espinal cometeu a insensatez de representar com a cruz.

 O crucifixo comunista, diferentemente do que pretendeu sustentar o porta-voz do Vaticano, não adquire respeito em virtude de o seu autor haver sido assassinado. Aquele crucifixo causou justa indignação entre as pessoas de bom senso, entre elas, ao que se sabe, o próprio Francisco. Dizerem, como tenho lido, que ele já trazia no peito aquele mesmo símbolo pendurado numa corrente boliviana que lhe haviam enfiado no pescoço, sugere uma falsidade, a de havia coerência entre os adereços do Papa e o cavalo de Troia ideológico que Morales lhe entregou. Sei que não o desrespeito como chefe da Igreja a que pertenço quando digo que faltam ao  papa Francisco traquejo diplomático, habilidade para lidar com a imprensa e uma boa assessoria em assuntos macroeconômicos.

O episódio serve, também, para conhecermos melhor os modos de agir, as estratégias e as convicções dos parceiros ideológicos de nossos governantes, aqui no Brasil e no Foro de São Paulo.