• 03/10/2014
  • Compartilhe:

FANTÁSTICO! O SHOW DA ARROGÂNCIA NO DEBATE DA GLOBO.

 


 Observando o comportamento dos presidenciáveis durante os confrontos proporcionados no debate da Rede Globo, chamou-me a atenção o fato de que eles poderiam ser divididos em dois grupos, o dos democratas e dos totalitários.

 

 Não vou nominá-los aqui. Deixo a tarefa ao discernimento de cada leitor destas linhas. Mas julgo aconselhável que se faça essa distinção e ela se torna possível através do aprendizado a esse respeito que cada um de nós faz no seu próprio ambiente. Todos convivemos com pessoas civilizadamente tolerantes, interessadas nas opiniões alheias, afáveis, e com pessoas que, inversamente, se mostram arrogantes, mal-educadas, que não admitem ser contrariadas e que tentam, por todos os modos impor sua vontade aos demais.

 

 "Nem todo totalitário é visivelmente arrogante", talvez diga o leitor. Com efeito, pode haver pessoas totalitárias que não o pareçam ser porque, estrategicamente, dissimulam essa característica de suas personalidades. Mas todo arrogante é autoritário, totalitário, por mais que se proclame aberto ao diálogo. Também os totalitários negociam entendimentos. Não o fizeram Hitler e Stalin? Mas quando os totalitários negociam, o que está em jogo é o aumento ou a consolidação do próprio poder pessoal.