• 17/08/2021
  • Compartilhe:

A NOVA RELIGIÃO NACIONAL E OS PAGÃOS...

.Percival Puggina

 

         Leio na Revista Fórum (1)

O ministro Luis Felipe Salomão, corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral, TSE, determinou nesta segunda-feira (16) a suspensão do financiamento por monetização de canais e perfis bolsonaristas que difundem fake news sobre o sistema eleitoral.  Salomão apontou que “de fato existe uma rede vasta, organizada e complexa para contaminar negativamente o debate político e estimular a polarização”.

 “A suspensão dos pagamentos das plataformas de redes sociais às pessoas e páginas indicadas (itens “a” e “b” do pedido), que comprovadamente vêm se dedicando a propagar desinformação, afigura-se razoável e efetiva porque, em tese, retira o principal instrumento utilizado para perpetuar as práticas sob investigação, qual seja, o estímulo financeiro”, afirmou.

“Não pode o Judiciário ser leniente quando a desestabilização da democracia e das instituições vem sendo recorrentemente feita, valendo-se de práticas ilícitas”, destacou. Por outro lado, o ministro aponta que não está impedindo a livre manifestação, mas apenas “retira a possibilidade momentânea de aferição de lucro por meio de desinformação”.

Comento

O TSE cria os próprios fantasmas! A partir dos próprios procedimentos. O que esperam seus ministros que os pagãos da nova religião nacional pensem e digam, condenados como estão a crer e a calar?

A leitura da determinação transcrita acima não disfarça a violência de atacar pequenos canais digitais, alguns dos quais correspondem a atividades de pessoas físicas, cujo trabalho se sustenta na pequena monetização obtida das plataformas de redes sociais. Revela um preconceito contra a atividade privada ao designar como “lucro” o mero rendimento do trabalho humano. Mostra um subjetivismo descomunal em considerar que os canais desmonetizados “estimulam a polarização”, como se não existissem polos naturais à atividade política! Ou é a divergência que não se aceita?

Os “fantasmas” do TSE (e do STF) são pequenos duendes de jardim diante dos poderosos grupos de comunicação do país, cujo conivente silêncio sobre tais atos é, por si só, uma imensa desinformação, sem a qual tais medidas teriam outra repercussão. Ou não? Como entender que não haja um único grande veículo para dizer que nossas cortes superiores veem arroubos autoritários em toda parte sem jamais olharem para si mesmas?

O Estado brasileiro está se tornando um estado confessional que exige fé cega em suas Cortes Superiores.

  1. - https://revistaforum.com.br/politica/tse-bloqueia-financiamento-canais-fake-news/