• 09/06/2022
  • Compartilhe:

Contra a direita, o lento STF voa!

Percival Puggina

 

Leio na Coluna de Claudio Humberto em Diário do Poder

Se o Supremo Tribunal Federal (STF) levou apenas quatro dias para derrubar a decisão que suspendia a cassação de dois deputados bolsonaristas, não tem a mesma pressa quando se trata de políticos, digamos, de outros campos. O ministro Dias Toffoli também suspendeu a cassação de um deputado de Brasília, em 2020, e até hoje, 441 dias depois, não há sinais de que o caso vá a julgamento no STF. O deputado foi cassado em 7 de outubro e nove dias depois Toffoli cassou a medida. (Não deixe de ler a íntegra da reveladora matéria aqui. Cumprimentos ao CH)

Comento

Esse caso vai pelo avesso de tantos que, quando se referem ao presidente ou ao seu governo, vem com prazos assinados, contados em horas para informar, esclarecer, etc.. Esse caso contrasta com a vertiginosa e escandalosa rapidez com que tramitou no Supremo o processo contra o deputado Daniel Silveira. Ali, era de urgência urgentíssima saciar o desejo do colegiado: punir as ofensas do deputado com alguns anos atrás das grades de uma penitenciária, mesmo que para isso fosse necessário pluralizar crimes e exacerbar a dosificação das penas para além de absurdos oito anos de reclusão.

Enquanto o processo de Daniel Silveira tramitava com sirene ligada dentro do STF, os inquéritos e os processos penais de senadores dormiam o sono dos justos, pedindo silêncio nas empoeiradas prateleiras do poder.

O que mais surpreende é o empenho em tornar tudo muito natural e, sobretudo, objeto de reverente acatamento e sujeição, mesmo na pluralidade de intervenções na política e nos direitos dos cidadãos.