• 09/11/2023
  • Compartilhe:

Declaração de Sobreviventes do Holocausto judeu

Declaração de Sobreviventes do Holocausto judeu

         Nós, os sobreviventes do Holocausto abaixo assinados, somos as últimas testemunhas dos horrores indizíveis do regime nazista. Somos testemunhas da propaganda antissemita que virou nossos amigos, vizinhos e o público em geral contra nós na Europa. Lembramo-nos dos seis milhões de vidas judaicas perdidas por causa desse ódio.

Em 7 de outubro de 2023, testemunhamos os horrores dos ataques terroristas do Hamas em Israel e a guerra resultante, com sua terrível perda de vidas. Desde então, temos visto uma explosão de antissemitismo sem precedentes em nossas ruas, em nossas telas de televisão, nas redes sociais e em nossas universidades.

Escrevemos esta carta agora porque hoje marca 85 anos desde a Kristallnacht (Noite dos Cristais). Em 9 de novembro de 1938, o regime nazista assassinou judeus e atacou a vida judaica, espalhando terror e queimando sinagogas.

Em vez de condenar essas atrocidades, o mundo ficou observando.

Nunca, nós, os sobreviventes do Holocausto, sentimos a necessidade de fazer uma declaração coletiva como esta até agora. Nunca pensamos que testemunharíamos uma reencenação do ódio insensato e virulento contra os judeus que enfrentamos na Europa. As ações do Hamas são tão familiares, tão bárbaras, mas, em vez de condenar isso, a resposta em todo o mundo é um vergonhoso aumento do antissemitismo.

Nossas memórias e experiências em guetos, campos de concentração e escondidos – vendo nossas famílias e comunidades desaparecerem – nos impulsionam a levantar nossas vozes e implorar à humanidade que rejeite o ódio, o preconceito e a violência. Para reconhecer a agenda do Hamas, condená-la adequadamente e exigir a libertação imediata de todos os reféns – homens, mulheres, bebês e idosos.

Não podemos permitir que a história se repita.

Diante da adversidade, aprendemos a importância da resiliência, da unidade e da esperança. Acreditamos no poder da educação e da lembrança para prevenir que as atrocidades do passado ocorram novamente. Juntos, podemos lutar por um mundo onde cada indivíduo, independentemente de sua fé, independentemente de sua origem cultural, possa viver em paz e segurança.

O antissemitismo é um dos vírus mais antigos e contagiosos do mundo. Pedimos a todos os australianos que denunciem o antissemitismo e o ódio que vemos hoje em nosso belo país e em todo o mundo.

Pedimos que vocês estejam conosco.

*       O texto do manifesto e a imagem foram reproduzidos de matéria do site O Antagonista publicada com texto explicativo em 09/11/23 e pode ser lida aqui.

Comento

As pessoas que subscrevem esse manifesto, certamente com idades entre 90 e 100 anos, acumulam experiências de vida e aquela sabedoria que só o tempo proporciona. Elas se sentem espantadas como eu me sinto com o distúrbio moral capaz de impor silêncio ante as horríveis, monstruosas e abomináveis cenas do ataque terrorista do Hamas a inadvertidos cidadãos de Israel. Mais ainda quando, os mesmos que protegem o terrorismo com seu silêncio, saem às ruas, em todo o Ocidente, para criticar a resposta àquele ato de guerra que teve continuidade com o disparo de três mil mísseis.sobre território israelense.