• 30/09/2023
  • Compartilhe:

Fuga em Massa.

 

Oxford Group, editorial

Brasileiros preferem desenvolver seus negócios e contratar nos EUA.

        É impressionante a capacidade do atual executivo e da suprema corte em motivar os empreendedores a saírem do Brasil. Todos os dias temos mais uma ação ou decisão que impõe a necessidade de nossos pequenos, médios e grandes empresários buscarem um terreno menos adverso para seguir empreendendo e, por que não dizer, sobreviver.

A conceituada revista Acontece, na Flórida, traz dados impressionantes.

No último ano, cresceu 47% a contratação de profissionais brasileiros por empresas brasileiras nos EUA. Ou seja, competentes profissionais brasileiros preferiram mudar para os EUA para proporcionar segurança a suas famílias e educação para seus filhos, que, embora em terra estranha, já foram contratados inclusive por empresas brasileiras que preferiram montar seus negócios aqui, visando a uma diversificação ou, pelo menos, à sobrevivência sem ameaças.

Ainda mais claro foi o crescimento de 23% em empresas que começaram a contratar nos EUA. Vale a pena notar, para ajudar a entender a situação dos empresários, que na Flórida não há leis trabalhistas, aviso prévio, contribuição sindical obrigatória ou voluntária, férias remuneradas, 13º salário, etc. Mesmo assim, os funcionários preferem trabalhar nos EUA, competindo por empregos com base em sua dedicação e competência, o que é a base única da meritocracia.

Isso é bom para os empregadores e ainda melhor para os trabalhadores. Com isso, a Flórida deverá ser a 10ª economia do mundo até 2030, recebendo 1000 novos residentes por dia e U$2,7 milhões de investimento por minuto. Está em um ciclo virtuoso de empregos bem remunerados e oferece o melhor padrão de escolas e universidades dos EUA, onde todos que têm a intenção de progredir com segurança têm seu lugar ao sol.

Por que isso importa?

As ações do governo federal brasileiro, juntamente com os membros da suprema corte, estão fazendo com que o Brasil se torne um país de barnabés, de dependentes do estado, com a implantação de um regime alheio às suas tradições.

Comento

       O Oxford Group é formado por um grupo de empresa prestadoras de serviços a cidadãos e empresas brasileiras instaladas ou com intenções de se instalar nos Estados Unidos. A matéria, portanto, o vasto campo de trabalho da organização empresarial que a subscreve.

Meu objetivo ao reproduzi-la é outro. Ao editor deste site, Conservadores & Liberais, importa que o Brasil deixe de ser esse país a serviço dos interesses fisiológicos dos senhores do Estado – desde os tempos de Irineu Evangelista de Souza (o visconde de Mauá) – e perde para o exterior seus melhores quadros jovens.

Voltarei a este assunto.