MARCELO ODEBRECHT DESISTE DE PEDIDO DE LIBERDADE PARA NÃO PREJUDICAR SUA DELAÇÃO
Jornal do Brasil

O empresário Marcelo Odebrecht, que está preso há mais de um ano em Curitiba, teria sido convencido por procuradores da Operação Lava Jato a desistir de um pedido de liberdade impetrado por seu advogado no último dia 5. De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, foram dadas duas alternativas ao empresário: ou retirava o pedido de liberdade, ou estavam encerradas as tratativas para o acordo de delação premiada que ele negocia com procuradores desde março. Ele teria então decidido desistir do pedido de liberdade.

A reportagem indica que o advogado do executivo, Nabor Bulhões, encaminhou ao juiz Sergio Moro um pedido afirmando que deixava de pedir a liberdade de Marcelo "por motivo que se encontra em sigilo judicial".

O acordo de delação da Odebrecht é considerado o que atingiria o maior número de parlamentares. Entre os documentos que a Polícia Federal aprendeu na Odebrecht durante a 23ª fase da Operação Lava Jato, em 22 de fevereiro, estão listas que enumeram valores, políticos e até apelidos. Impressiona a quantidade de políticos que aparecem na relação - mais de 200 - dos mais variados partidos, tanto do governo quanto da oposição.

Estão os nomes que surgem estão o do senador Aécio Neves (PSDB-MG), do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), dos senadores José Sarney (PMDB-AP), Romero Jucá (PMDB-RR) e Humberto Costa (PT-PE), do chefe de Gabinete da presidente Dilma Rousseff, Jaques Wagner, do ex-governador Eduardo Campos (PSB), morto em 2014, entre inúmeros outros.
 

  • 18 Julho 2016

COMISSÃO DA PREFEITURA DE SÃO PAULO VETA BANDEIRA DO BRASIL NO PRÉDIO DA FIESP!

Quando a gente pensa que se esgotou a pauta de tolices, o petismo sempre tem mais uma para apresentar. Não consigo sequer imaginar em que outro país do mundo uma coisa dessa seria possível!

No Estadão, matéria sobre o assunto informa:

A CPPU (Comissão de Proteção à Paisagem Urbana), ligada à prefeitura, decidiu vetar a exibição da bandeira nacional na fachada do prédio da Fiesp, na avenida Paulista.

Por oito votos favoráveis contra três contrários, os integrantes da comissão entenderam que o painel de LED deve exibir apenas mostras artísticas, permanecendo desligado durante os intervalos.

A polêmica sobre o que pode ou não ser projetado no local, sem que interferisse na Lei Cidade Limpa - analisada pela CPPU- teve início após a Fiesp usar o painel para mostrar frases favoráveis ao impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).

Em nota, a Fiesp informou que "considera absurda a censura imposta pela prefeitura ao maior símbolo do Brasil, que é a bandeira nacional".

A Folha de São Paulo, ao divulgar a informação, acrescentou depoimento de um membro da CPPU, para quem "A bandeira pode ser colocada, mas se houver um contexto. Da maneira como está sendo usada, é com cunho político".
 

  • 16 Julho 2016

JORNALISMO MILITANTE , MAL FORMADO E MAL INFORMADO
Percival Puggina

 Ontem à tarde (13/07), um repórter fornecia informações sobre os bastidores e as perspectivas da eleição para a presidência da Câmara dos Deputados. Não entendo de turfe, mas imagino que informação de bastidor deve ser como a tal informação "de cocheira", coisa para perito, para ser transmitida por quem conhece o animal, toca no bicho, fala com o jóquei e com o tratador.

 Pois bem, o rapaz em questão, falando sobre as perspectivas do páreo que seria corrido logo mais dava, como certa uma disputa entre Rodrigo Maia, Rogério Rosso e... imaginem quem? Luiza Erundina, do PSol. E ele enfatizava o PSol e Luiza Erundina. Esse seriam os "três principais candidatos".

Não havia a menor possibilidade de Erundina, com a idade que tem, num partido nanico e raivoso, fazer frente aos nomes dos grandes partidos e blocos formados na Casa. No entanto, o repórter cumpria seu papel militante. Que se danassem a informação e o direito do ouvinte a recebê-la correta e correspondente aos fatos!

Ninguém está interessado em palpite nem na preferência do profissional de imprensa. Mas ele se dedicou à tarefa militante de valorizar a existência de um nome do PSol no numeroso pelotão de candidatos. A quilômetros do Congresso, numa cidade satélite de Brasília, ele saberia que sua "informação" não tinha qualquer fundamento. Sua parelheira fez 22 votos em 494!

Fosse este o relato de um caso singular, único, fosse coisa de agora, seria pouco significativo. Mas se trata de algo que acontece em modo massivo, e há tanto tempo, que viabilizou êxitos políticos impensáveis num ambiente racional. E eles fizeram grande mal ao país.
 

  • 14 Julho 2016

NA VENEZUELA SOCIALISTA A VIDA É UMA DROGA (PARA USAR TERMO BRANDO)
Percival Puggina

 Se alguém tem dúvidas sobre o tipo de estrago que podem fazer a um país políticas como o chavismo, o socialismo, o bolivarianismo, o comunismo, o castrismo -  ou seja, qualquer versão dessa gororoba ideológica -  creio que a vida dos venezuelanos, a rápida degradação social, política e econômica do país, ajudam a resolver.

 A excelente matéria produzida in loco pelo jornalista Leo Gerchmann, de ZH, e publicado na edição do último fim de semana (9/07) está aí para isso. Tem o título "Venezuela no fim da fila" e retrata um desastre completo: inflação a 700% ao ano; escassez de tudo (de alimentos a medicamentos) gerando filas quilométricas análogas à da URSS até seu desfazimento; um governo violento e totalitário; índice de criminalidade duas vezes maior do que o brasileiro; êxodo da população jovem. A Venezuela, onde Lula, Dilma e os petistas confraternizavam com Chávez e Maduro, onde Lula dizia "haver democracia até demais", é um belo país tropical onde falta açúcar e farinha de milho e o presidente faz campanha para fechar o Congresso!

 É claro que para a retórica dos comunistas de lá e daqui, a culpa é dos outros. Assim como a análoga miséria cubana é atribuída "ao terrível bloqueio ianque", o insucesso da experiência venezuelana é atribuída ao "boicote dos capitalistas".
 Fiquemos com essas duas afirmações. E concluamos: no comunismo, quando o capitalismo desiste, a vida vira uma droga. Para usar termo brando.
 

  • 13 Julho 2016

TANZÂNIA E ZÂMBIA PROÍBEM CASAMENTO DE CRIANÇAS

 

O jornal O Globo, na edição de hoje, informa que dois países africanos Tanzânia e Zâmbia proibiram o casamento de crianças e adolescentes menores de 18 anos. Nos dois países, a taxa de casamentos infantil alcança 37% da população.

A nova legislação sobre casamentos foi resultado de um trabalho intenso de ONGs dedicadas a direitos humanos, com o objetivo de preservar a capacidade de desenvolvimento pessoal de crianças e adolescentes que, pelo casamento, acabam prematuramente constrangidas à reclusão ao âmbito familiar e a interrupção de seu desenvolvimento normal.

É uma boa notícia. Essas organizações, teriam um importante trabalho a fazer também no Brasil, combatendo a sexualidade precoce, promovendo campanhas sobre as responsabilidades inerentes à sexualidade. Também aqui temos taxas de gravidez na adolescência que, segundo matéria do Correio Braziliense do dia 18 de agosto do ano passado, se aproximam de países que permitem o casamento infantil. No ano de 2013, sete em cada mil meninas brasileiras engravidou. Nesse mesmo ano, 12% dessa população feminina tinha pelo menos um filho.

Países atrasados da África estâo atentos a um problema que nosso país trata com extrema liberalidade, ou como se nã existisse, proporcionando incentivo possível à erotização e à antecipação da atividade sexual em faixas etárias cada vez menores.
 

  • 10 Julho 2016

REAJUSTE PEDIDO PELOS MINISTROS DO STF AGRIDE A NAÇÃO!
Percival Puggina

 Segundo informa o Diário do Poder em matéria com o título "Ferraço anuncia voto contra reajuste do teto do funcionalismo" (leia aqui), o senador Ricardo Ferraço (PSDB/ES) anunciou voto contrário a esse aumento considerando que promoverá enorme efeito cascata sobre salários de diversas categorias e membros de poder num momento em que a imensa maioria dos salários menores estão defasados ou atrasados por insuficiência de recursos públicos. Segundo o senador "em ao menos sete estados (TO, PB, ES, RJ, CE, PI e MA) o gasto com folha de pagamento de tribunais locais já supera os limites prudenciais ficados pela Lei de Responsabilidade Fiscal”. Ele acrescentou que a economia do Brasil exibe números negativos iguais aos de um “pós-guerra”, exigindo “compartilhamento de sacrifícios com toda a sociedade. A profunda deterioração fiscal mostrou ser totalmente despropositado um esforço para ampliar despesas com o topo do funcionalismo, ignorando a realidade de 11 milhões de desempregados”.

 O senador afirmou algo tão sensato quanto óbvio. No entanto, sensatez e obviedade só são acolhidos por quem tenha capacidade de perceber evidências, e critérios para reagir em relação a elas. Não foi o caso do STF que elaborou o projeto; não foi o caso da Câmara dos Deputados que já o aprovou; e não será o caso do Senado que não vai comprar encrenca com o Supremo. E saiba, leitor: os poderes de Estado são reflexo da sociedade que os institui, neles se fazendo representar por enorme percentual de conhecidos quadrilheiros.

 Os senhores ministros do STF querem elevar seus subsídios para R$ 39.293,00 a partir de 1º de janeiro! Pessoalmente, não creio que se possa esperar verdadeira Justiça de quem, no exercício desse poder, faz passar o interesse próprio na frente do interesse público. Quais outras boiadas (ou interesses) podem passar pela porteira que assim se abre?
 

  • 06 Julho 2016