EM DOIS ANOS, FUGA DE CUBANOS PARA OS ESTADOS UNIDOS PELO MAR QUASE DOBRA

 

Matéria do site spotniks.com

 

A imagem está presente quase todos os dias – helicópteros e patrulhas da Guarda Costeira americana salvando exilados cubanos em balsas improvisadas que tentam desesperadamente alcançar a costa sul do país. No melhor dos cenários, as embarcações são recolhidas ainda navegando. No pior, desaparecem em algum ponto distante entre os 150 quilômetros infestados de tubarões que separam a terra dos Castros do sonho americano.

 

Apenas no ano passado, um total de 814 cubanos conseguiram chegar à costa sul dos Estados Unidos, o que representa um aumento de 90% em relação a 2012, de acordo com dados da United States Customs and Border Protection. Até quarta-feira passada, só no mês de outubro, os Estados Unidos já havia detectado a presença de 278 cubanos no mar em direção ao país. E os números não param de aumentar.

 

As estatísticas da guarda costeira americana mostram que, enquanto em 2008 quase 20% dos barcos utilizados pelos imigrantes eram caseiros – com restos de embarcações, pedaços de madeira e garrafas – no ano passado esse número chegou a impressionantes 87%. Nos Estados Unidos, o alarme foi ativado pelo medo de um novo êxodo de cubanos, ante a frustração com a realidade econômica da ilha. Desde a crise dos balseros na década de 90 – que contou com mais de 30 mil cubanos imigrando para os Estados Unidos de barco – não havia tantos imigrantes em embarcações rústicas como nesses últimos anos.

 

  • 07 Novembro 2014

JORNALISMO PETISTA MILITANTE


Inúmeras vezes, ao longo dos anos, tenho denunciado os efeitos maliciosos da infiltração petista nas redações dos jornais. Tal denúncia não significa que jornalista não deva ter opinião ou posição política. O sentido da crítica que faço é outro.

 

O que se diria de um fotógrafo que, para conveniências suas, usando o programa Photoshop, manipulasse a imagem de certo evento para que transmitisse uma compreensão adulterada do acontecimento que a máquina tenha registrado? Seria desonesto, seria desinformação, certo?

 

Pois é exatamente o que militantes petistas fazem, nas redações dos jornais, quando, em vez de noticiar um fato como ele aconteceu, transferem o foco de sua observação para algum detalhe, absolutamente secundário, com o objetivo de que sua matéria chegue aos leitores como melhor convenha a seu partido.

 

Quando as notícias sobre os protestos pós-eleitorais enfatizam algum cartaz pedindo intervenção militar, os autores de tais matérias estão sendo desonestos, transformando o que foi uma livre e democrática manifestação contra corrupção e fraudes em ato contra a democracia e suas liberdades. Coisa de gente sem caráter.
 

  • 06 Novembro 2014

A campanha pela intervenção militar só serve ao PT. Não serve ao Brasil.

  • 05 Novembro 2014

"O STF NÃO PODE SE CONVERTER NUMA CORTE BOLIVARIANA!"

Ministro diz que Supremo poderia deixar de ser contrapeso institucional e apenas chancelaria o executivo caso
o PT indique 10 de seus 11 membros

Valdo Cruz - Folha de São Paulo, 03/11

O STF (Supremo Tribunal Federal) corre o risco de tornar-se uma "corte bolivariana" com a possibilidade de
governos do PT terem nomeado 10 de seus 11 membros a partir de 2016. A afirmação é do único personagem dessa conta hipotética a não ter sido indicado pelos presidentes petistas Lula e Dilma Rousseff: o ministro Gilmar Mendes, 58.

Indicado por Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em 2002, ele teme que, a exemplo do que ocorre na Venezuela,
o STF perca o papel de contrapeso institucional e passe a "cumprir e chancelar" vontades do Executivo.
A expressão bolivarianismo serve para designar as políticas intervencionistas em todas as esferas públicas
preconizadas por Hugo Chávez (1954-2013) na Venezuela e por aliados seus, como Cristina Kirchner, na Argentina.
"Não tenho bola de cristal, é importante que [o STF] não se converta numa corte bolivariana", disse. "Isto tem de
ser avisado e denunciado."

Sobre a eleição, Mendes fez críticas a Lula ao comentar representação do PSDB contra o uso, na propaganda do
PT, de um discurso do petista em Belo Horizonte com ataques ao tucano Aécio Neves.

Lula questionou o que o Aécio fazia quando Dilma lutava pela democracia e o associou ao consumo de álcool. Ao
lembrar do caso, Mendes disse: "Diante de tal absurdo, será que o autor da frase também passaria no teste do
bafômetro? Porque nós sabemos, toda Brasília sabe, eu convivi com o presidente Lula, de que não se trata de um
abstêmio", afirmou.

Folha -- Durante a campanha, o PT acusou o senhor de ser muito partidário.
Gilmar Mendes -- Não, de jeito nenhum. Eu chamei atenção do tribunal para abusos que estavam sendo
cometidos de maneira sistemática e que era necessário o tribunal balizar. Caso, por exemplo, do discurso da presidente no Dia do Trabalho e propagandas de estatais com mensagem eleitoral. O resto, como sabem, sou bastante assertivo, às vezes até contundente, mas é minha forma de atuar. Acredito que animei um pouco as sessões.
 

  • 04 Novembro 2014

UM NÃO FATO QUE A MÍDIA DESCONHECEU

 

O texto a seguir é de minha irmã, Denisa Puggina, participante da caminhada de ontem, dia 1º de novembro, em Porto Alegre. Deixemos que ela descreva algo que para a imprensa estadual simplesmente não aconteceu.

 

Que a mídia não tenha divulgado nada do que aconteceu no Brasil hoje não é de se estranhar. Não pedíamos a liberação da maconha, do aborto, não quebramos vitrines, passamos em silêncio em frente de 2 hospitais, não fechamos ruas. Mas, tão bonito quanto a caminhada, foram as centenas de pessoas acenando das janelas e os carros buzinando e mostrando bandeiras do Brasil. Em frente à Santa Casa doentes e enfermeiros foram para as janelas, abanando. Não éramos mil, fomos muitos milhares.

 

A foto que ilustra o não fato é da artista, fotógrafa e amiga Nadia Raupp Meucci.
 

  • 02 Novembro 2014

NESTE EXATO MOMENTO, "Há 14 pedidos de impeachment da presidenta Dilma protocolados na Câmara dos Deputados, dois deles provocados pelo recente escândalo do Petrolão. A revelação de que Dilma, como Lula, sabia de tudo, segundo o doleiro Alberto Youssef contou à Justiça Federal na semana passada, fez acelerar um abaixo-assinado no site Avaaz: ontem, no começo da noite, já havia mais de 1,1 milhão de adesões." 

SENADOR MARIO COUTO PROTOCOLA PEDIDO DE IMPEACHMENT DA PRESIDENTE DILMA

Um desses pedidos foi patrocinado pelo senador Mario Couto, do PSDB /PA, que proferiu o discurso cujo video está acessivel na URL transcrita abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=xW6x8_QFpmY

  • 31 Outubro 2014