• Percival Puggina
  • 02/08/2023
  • Compartilhe:

8 de janeiro, a narrativa e os fatos

 

Percival Puggina      

         Se por um instante você deixar de ver os acontecimentos do dia 8 de janeiro como são narrados, para analisá-los como registrados pelos próprios olhos, notará enorme diferença.

Segundo as instituições, durante um par de horas, a nação periclitou frente ao abismo de uma ditadura fascista. No horizonte imediato, haveria fogo e ranger de dentes porque ali, a olhos vistos, transcorria o “pan demônio”, ou seja, a reunião de todos os demônios, do terrorismo ao golpismo. Felizmente, lhe dizem, a emergência foi debelada com os golpistas presos em ação fulminante e integrada dos bastiões da democracia, do estado de direito e das liberdades públicas.

Mil e quinhentas pessoas se envolveram na tal “intentona fascista”. Era uma ensolarada tarde de domingo. Sem banda, carro de som ou megafone, saíram do acampamento junto ao QG e marcharam em direção à Praça dos Três Poderes. Os homens, pela idade média, se militares, estariam quase todos na reserva; as mulheres eram intrépidas e ameaçadoras vovós e tias do Zap. Levavam cadeiras de praia, bandeiras, faixas. Enquanto a República vivia momentos tão decisivos, cantaram hinos, tiraram selfies, perambularam pela vastidão do despovoado local. Era uma praça sem garrafinhas de água e sem pipocas. Apenas um inesperado vendedor de algodão doce veio do nada com sua colorida mercadoria para adoçar o "golpe".

Em que pese tudo que se diz sobre os riscos de uma população armada, nenhuma pistolinha sequer foi vista e, menos ainda, ouvida. Cerca de 10% dos golpistas partiram para uma arremetida final contra a desguarnecida e vazia Bastilha brasiliense. Enquanto os demais, desde fora, gritavam “Não quebra! Não quebra!”, eles atacaram as vidraças republicanas e foram adiante, golpeando móveis e bens do patrimônio nacional. Dois dos três prédios invadidos já tinham sido objeto de tais crimes em outras ocasiões.

Enfim, pouco depois, um punhado de policiais militares do Distrito Federal surgiu e colocou todos a marchar de volta para a frente do QG onde, na manhã seguinte, embarcariam na segunda ratoeira de sua malsucedida "intentona".

A imensa maioria dos que foram à Praça dos Três Poderes era movida por temor. Temiam o braço pesado de um Estado que se agigantava assustadoramente sobre a nação. Acabaram comprovando nas suas vidas as razões do temor que sentiam.

Percival Puggina (78) é arquiteto, empresário, escritor, titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país.. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+. Membro da Academia Rio-Grandense de Letras.

 


Chris -   07/08/2023 13:20:46

Espero pelo dia em que a Comissão de Anistia irá reparar a perseguição sofrida por esses patriotas. Será uma honra ver meu imposto ser usado para esse fim.

JOAO SIDNEI CANDIDO -   06/08/2023 17:56:23

Tá muito difícil de ver uma luz no fim do túnel.. ainda existe túnel???

Paulo Antônio Tïetê da Silva -   04/08/2023 20:32:50

Ganhará a eterna gratidão dos brasileiros, quem provar que um único manifestante, usando máscara e portando uma mochila, foi preso e teve sua identidade revelada. Também, mostrar o conteúdo da sua mochila. É inacreditável que, em um pais em que perigosos meliantes entraram em prédios públicos de alta segurança, não tenha sido conferido o que transportavam em suas mochilas. E se fossem iguais aos que esqueceram que um motorista de caminhão, após descansar na cabine e antes de continuar a viagem, confere os pneus e vistoria todo o veículo? E, por isso, deixaram uma terrível bomba sobre a carroceria e a céu aberto? Será que o perigoso artefato precisava da energia solar para ativa-lo? Só o que faltou foi um dos mascarados, colocar no meio hall de entrada do palácio, uma bomba com o cartaz "Cuidado. Perigo de explosão quando o dono da casa se aproximar".

DARCY FRANCISCO -   03/08/2023 20:26:47

Por mais detestável que seja a destruição do patrimônio público, mais detestável é inação das autoridades que, sabendo da marcha sobre Brasília, nada fizer am apra evitar. A maioria, como afirma o próprio texto, eram pessaos inofensivas que queriam apenas protestar. Não houve tentativa de golpe, o que houve foi uma simples manifestação de protesto contra a ditadura que se aprofundando cada vez mais no nosso País.

MARCO ANTONIO GEIB -   03/08/2023 19:49:00

Mestre alguém comentou que não vez luz ao fim do túnel !!! Quanto a mim "não vejo nem mais túnel, que dirá "luz" ... Boa noite.

Milton D´Emilio -   03/08/2023 19:05:03

A ESQUERDA BRASILEIRA, É BURRA CARREGA O ESTIGMA DE VIRA LATA QUISERAM FAZER DO OITO DE JANEIRO UMA CÓPIA DO QUE FOI A INVASÃO DO CAPITÓLIO, NOS ESTADOS UNIDOS ARMARAM O CIRCO, IMAGINANDO EM CABEÇAS TIPO, FLÁVIO DINO, ORLANDO SILVA, JOSÉ GUIMARÃES (VULGO CAPITÃO CUECA), LINDBERG FARIAS, GLEISE HOFFMANN, PAULO PIMENTA E OUTROS, QUE SERIA UMA PEÇA TEATRAL MONUMENTAL, COM A IMPRENSA MUNDIAL, DANDO HOLOFOTES AOS NOVOS DETENTORES DO PODER O CONSORCIO DA MIDIA NO BRASIL TENTOU, MAS A SUA CREDIBILIDADE DESSE LADEIRA ABAIXO, DIA APÓS DIA. AGORA A FARSA, VEM DIA A DIA SE DESCORTINANDO GOSTARIA MUITO QUE AINDA TIVESSEMOS HOMENS HONRADOS, NAS CASAS DO SENADO E DA CAMARA E QUIÇA NAS FORÇAS ARMADAS O POVO BRASILEIRO É FORTE, PASSOU POR CRISES ECONOMICAS CRÚEIS, ORIGINADAS NO EXTERIOR, COMO A CRISE DO PETRÓLEO, CALOTE ARGENTINO NO FMI, INTERVENÇÃO DO FMI EM NOSSA ECONOMIA, PRESIDENCIA DE SARNEY, E POR AÍ VAI COM CERTEZA SUPERARÁ ESSA CRISE

Ariel Peres -   03/08/2023 18:58:29

Parabéns Puggina...por sua sugestão, há muitos anos, ao ler seus editoriais, tomei conhecimento do " 1984"...vivemos o PRÓPRIO!

celso ladislau kassick -   03/08/2023 18:32:21

COPIA FIEL DO QUE FEZ HITLER; MANDOU SEUS CAPANGAS INCENDIAREM O PRÉDIO, PARA CULPAR, JUDEUS E OPOSITORES AO CRIMINOSO E ASSASSINO DITADOR DESFARÇADO DE DEMOCRATA!

marisa van de putte -   03/08/2023 18:06:34

Foi um circo tanto la como ca. Se funcionou em Washington por que nao em Brasilia. A diferenca e que os velhacos observam bem o que estao fazendo nos Estados Unidos para impedir que o ex presidente concorra as eleicoes de 2024. Assim os esquerdistas agem. Veremos o que ira acontecer. Nao me levem a mal, prefiro que Trump e mesmo Bolsonaro se afastem da vida politica para o bem do pais, porem nao aceito jogo sujo de desonestos para afasta-los.

Leonco de Carvalho Bones -   03/08/2023 17:56:11

Foi a maior covardia mundial das ultima décadas! Nenhum País democrático passou por tamanha aberração jurídica, ditatorial, comandada por ditadores comunistas, que tomaram o poder!!

DANUBIO EDON FRANCO -   03/08/2023 17:28:18

Pois, é! Para completar teu artigo, a senhora Rosa Weber na fala de abertura do STF destacou com veemência e pompa a atuação da Corte na defesa da democracia frente os "atos golpistas" de 08 de janeiro. Diante de tal manifestação, o que se pode esperar dessa Corte? Mas isso não é tudo. Veja a resolução baixada pelo CNJ, presidido por essa senhora, a respeito das ações de reintegração de posse contra as invasões de terras pelo MST e seus satélites, em que ignora a lei existente e cerceia o poder jurisdicional do juiz. E tudo vai passando sem que os juízes e tribunais reajam contra essa e outras tantas determinações semelhantes. Para fechar, vejam a última decisão do STF limitando o direito de defesa, dizendo o que pode e não pode ser alegado como tal, ainda que a Constituição ressalve o direito de ampla defesa. Não estou dizendo que a tese de legítima defesa da honra, há muito superada pelo juízo competente (Tribunal do Júri), fosse correta. Não é disso que se trata; o risco aí anunciado é exatamente este: do STF dizer o que pode e não pode ser alegado no exercício do direito de defesa. Abriu-se uma porta para a ilegalidade, tal como a legislar criando tipo penal por simetria.

MAGNUS PESKE -   03/08/2023 17:01:37

Infelizmente não vejo nenhuma luz ao fim do túnel.

IVONE DOSSIN ZANROSSO -   03/08/2023 16:04:06

Um circo. Aliás é uma ofensa para os circos dizer que foi um circo. O "sistema" quer que acreditemos num "golpe" mas todos, todos com o mínimo de inteligência sabe que é uma enorme mentira, que ora chamamos de " narrativa".

Jose Luiz -   03/08/2023 15:54:36

Até quando estaremos reféns da Grande Mídia! É lamentável a cara de pau do jornalismo do "Consórcio". Quem se atreve assistir a CPI no Senado Federal tem uma impressão muito diferente do noticiário da Globolixo. O Ministro da Justiça esta negando entregar as fitas gravadas ao Senado Federal. Pasmem, mas até senador governista Omar Aziz indignou-se. Agora a narrativa pega pesado na velha e decadente mídia. Esperar a queda do podridão dos mentirosos legalizados.

Eloy Severo -   03/08/2023 14:52:18

Matéria muito oportuna. O Brasil de hoje é uma vergonha internacional.

MARIA DA GLÓRIA FRITSCH NUNES -   03/08/2023 14:34:18

Caro Puggina A pequena corte quer que acreditemos em golpe???me poupe!!! O pessoal estava pacificamente ,durante 2 meses e de uma hora para outra, deu a louca e resolveram invadir e depredar???querem que apareça na mídia que somos o lado ruim???

Raul -   03/08/2023 14:31:25

Realmente, tudo não passou de uma grande arapuca e narrativa! As pessoas foram avisadas para se manter fora de Brasilia, falta de aviso não foi... Entregamos o ouro para os bandidos que esperavam sedentos para nos rotular e ao Presidente de Golpistas... Gospistas de verde e amarelo, golpistas sem armas, sem violência, sem nada que justifique qualquer golpe, a não ser um golpe dado na Ditadura imposta pela esquerda, com o povo nas ruas e o Brasil em nossos corações... Esperamos que a injustiça seja consertada em tempo, as pessoas soltas e o Estado indenizando esses bravos herois do dia 08/01 q nada fizeram a não ser se doar ao Brasil. Nossa loja: https://sosmoto.com.br

Menelau Santos -   03/08/2023 00:32:00

A história há de registrar esse episódio como uma das mais tristes passagens da política brasileira. 08 de janeiro de 2023: o dia que não terminou!

Manoel Luiz Candemil -   02/08/2023 19:08:11

É um verdadeiro império de obediência a ordens ilegais!