• Percival Puggina
  • 04/06/2022
  • Compartilhe:

Enlouqueceram, ou é pior do que isso?

Percival Puggina

 

No ano de 2001, aconteceu em Porto Alegre, a primeira edição do Fórum Social Mundial (FSM). Fui observador atento daqueles eventos. A capital gaúcha era, então, laranja de amostra para o esquerdismo mundial. O PT administrava a cidade desde 1989 e, pela primeira vez na historia do partido, governava o Rio Grande do Sul. A esquerda dava as cartas, jogava de mão e a conta da tragédia está até hoje pendurada no prego dos juros e da correção monetária.

Era natural que o FSM viesse para cá. Em nenhuma outra parte do mundo, em tempos de democracia, a esquerda raiz era tão bem sucedida eleitoralmente. Em nenhum outro lugar, tampouco, os organizadores disporiam de tanto acesso a facilidades e recursos públicos para organizar os eventos que se reproduziram na cidade ainda nos dois anos seguintes.

O FSM nasceu por contraposição ao World Economic Forum, conhecido como Fórum de Davos, que já havia 30 anos reunia lideranças políticas, especialistas em questões mundiais, grandes empresários e investidores para debater sobre os problemas do mundo.

Um dos momentos mais entusiasmados do primeiro FSM – lembro-me bem porque escrevi sobre ele – foi o debate travado ao vivo entre os dois fóruns que transcorriam simultaneamente. A argentina Hebe de Bonafini (falando pelas mães da Plaza de Mayo) levou seu auditório ao delírio enquanto acusava o grupo de Davos de ser responsável por todas as mortes de crianças ocorridas no mundo. Em suas palavras, os personagens de Davos eram hipócritas, arrogantes, monstros com cabeça, barriga e sem coração.

Por isso, conhecendo a História, impactaram-me de modo muito especial as palavras do amigo economista Alex Pipkin publicadas no grupo Pensar +, do qual ambos fazemos parte. Referindo-se a Klaus Schwab, no livro A Quarta Revolução Industrial, observa Alex:  

Esse senhor, criador do Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, deixou transparente sua face e suas - medonhas - ideias.

Ele parece ser mais um intelectual interessado, regurgitando “boas intenções” na direção de salvar o mundo, numa transa sinistra entre governos e empresas, e em que empresas têm obrigações para com a sociedade, para muito além de ofertar produtos e serviços que resolvam melhor as necessidades dos consumidores e, portanto, os satisfaçam.

Claro que ele aspira, juntamente com burocratas estatais e líderes corporativistas, um Estado inchado e intervencionista, que consequentemente ceifa liberdades e direitos individuais dos cidadãos. Talvez por isso, aparenta que a relevância e o impacto do Fórum Econômico Mundial cresçam como rabo de cavalo. Aliás, é o palco adequado para celebridades e artistas que, mais uma vez, frequentam Davos.

Onde foram parar as ideias de liberdade econômica, de produtividade, de inovações, de interconectividade global, de espírito empreendedor, de desburocratizações…, enfim? Parece que a discussão desses tópicos da realidade empresarial de sempre, tornaram-se secundários para os “temas momentosos” que agradam a agenda política de burocratas e intelectuais. Não surpreende que o foco na cidade de neve, esteja nos quentíssimos ESG, diversidade e inclusão, e mudanças climáticas.

Vendo esse “mundo novo”, acho que li os livros errados, em que a grande maioria de estudiosos recomendava, para ser sucinto, que o Estado deveria sair do caminho e atrapalhar o menos possível as pessoas e as empresas.

Posto de outra forma, o intervencionismo governamental é a receita para a catástrofe econômica e social. Isso mesmo, social.

Agora, que viram o filme, me digam: o fato de a turma de Davos e a esquerda mundial puxarem para o mesmo lado dá ideia de que o mundo está ficando louco? Pois saibam que não. É algo muito pior do que isso. É  o esquema de poder da Nova Ordem Mundial, em pleno curso.

Percival Puggina (77), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.


Eduardo -   09/06/2022 22:09:12

Concordo, o teatro das tesouras como dizia Olavo. Cada um desses grupos em lados opostos, trabalham juntos para o objeto final. O tal do governo mundial.

Tex -   06/06/2022 16:51:40

Ótimo texto, obrigado !

Mário Vettore -   06/06/2022 10:29:27

Mestre Puggina, és de um clareza invejável, um artigo como esse, deveria estar em todas as bibliotecas do país, a disposição dos analfabetos políticos. Parabéns.

Paulo -   05/06/2022 21:09:41

Pouquíssimos brasileiros se interessam pelo assunto postado, entretanto, depois dos referentes a Deus, este é o principal nos dias que correm, pois o grupo de Davos trata da implantação de uma ditadura mundial. A afirmativa pode parecer fantasiosa, mas quem se dispuser a acompanhar os sites citados abaixo terá motivos para se preocupar em relação à própria vida, veja: https://tribunanacional.com.br Dom Adair Jose Guimarães https://youtu.be/DpgQFj4kcR0 Desembargador Contar https://youtu.be/FNFOu07Sb5Y Rabino https://youtu.be/gPLCzUyacXI NOM até o minuto 33 https://youtu.be/3rxTV0eiWbw https://www.globalresearch.ca/ https://religionlavozlibre.blogspot.com https://gloria.tv/ Na Europa e EUA diversos sites expõem os planos e ações da NOM - Nova Ordem Mundial.

osvaldo -   05/06/2022 19:08:39

parabéns lucido ,me pergunto se os dois foros ,sempre estiveram com o mesmo proposito, apenas nós mortais que não tínhamos percebido ?

eugenio -   05/06/2022 15:21:50

ERA DE CARAMURU! Caramuru tinha um "pau de fogo" , e ao ser cercado por milhares de indios, numa de suas aventuras, olhou para o céu,viu aves que sobrevoavam , deu um tiro para o ceu, cairam muitas aves mortas, e imediatamente os indios o reverenciaram, se inclinndo para o PODEROSO DO PAU DE FOGO. Lembro ENEAS CARNEIRO O que sempre funcionou e definiu rumos desde que o mundo é mundo foi o PODER "MANDA QUEM PODE OBEDECE QUEM TEM JUIZO". PODER,MAIS PODER,QUANTO MAIS MELHOR, exemplo para nós é só escutar LULA, com uma garrafinha na mão tentando e prometendo o universo,nao importa. A promiscuidade entre capital,políticos,coisa pública sempre existiu mais ou menos disfarçada, só que agora com as atuais ferramentas de comunicação disponíveis, acessíveis até aos cachorros, vaza tudo,de todos para todos,em velocidade da luz. Tudo e todos sabem de tudo na hora. SEGREDOS ZERO,INTIMIDADE DO LAR,PROPRIEDADE PRIVADA, INVIOLABILIDADE,CONSTITUIÇÃO,TUDO, NA PRIVADA OU NA PUBLICA,foi para a privada, é só ver o que os ministros guardiões da constituição ,PERDERAM O RUMO E A VERGONHA SE É QUE UM DIA TIVERAM, apesar de dizer uma coisa,fazem o contrario,em proveito e interesses próprios. Antes da toga e depois da toga. Nunca a humanidade dispôs de ferramentas de comunicação tão poderosas,não temos experiência disso e o mundo virou provincia,IMPACTANDO USOS, COSTUMES,CULTURAS,RELIGIÃO,TUDO DE REPENTE SEM TER TEMPO PARA ADAPTAÇÕES READEQUAÇÕES. Não estão LOUCOS Puggina, estão "PERDIDOS", como cachorro que caiu do caminhão de mudança,ainda não sabendo como proceder, o mais parecido com isso que vimos na historia da humanidade foi BABEL a TORRE DE BABEL, mas atualmente até o tradutor japonês resolve o problema das línguas diferentes. Agora teremos que resolver assuntos de CULTURA,RELIGIÃO,USOS,COSTUMES,ETC...não esquecendo a observação que o PUTIN fez ao Biden, e americanos em geral: "VOCES AMERICANOS NÃO TEM MORAL NEM ÉTICA PARA NOS ENSINAR,POIS VIVEM EM CIMA DE UMA TERRA QUE ROUBARAM DOS INDIOS APÓS MATAREM A TODOS" SÓ SABEM O QUE FAZER OS QUE TEM PAU DE FOGO, Putin calou Biden e sua gente,não puderam dizer nada ao Putin.Mas estão mandando PARA A UCRANIA ARMAs QUE FABRICAM E FINANCIAM, e CLARAMENTE ESTAO TOCANDO FOGO NO MUNDO,INTRIGANDO A TODOS OS POVOS DO PLANETA QUE PUDEREM, PARA FATURAR,VENDER ARMAS E AUMENTAR SEU PODER. Regras de economia,assuntos de produtividade,leis,constituição,ONU,OTAN,só valem para quem não tem ARMAS, QUEM NÃO TEM UM "PAU DE FOGO" RESPEITÁVEL,como falava ENEAS! Ninguém está "louco", ESTAMOS APENAS PERCEBENDO NOVOS TEMPOS,E ESTUDANDO O QUE FAZER, OU O QUE NÃO FAZER. OS SÁBIOS SE DERAM CONTA QUE OS HUMANOS ATRAPALHAM AS MAQUINAS E ROBÔS QUE SÃO MAIS RÁPIDOS. O CAPITAL É MAIS RENTAVEL SE APLICADO EM ROBÔS QUE PRODUZEM MAIS E MELHOR EM MENOS TEMPO! ENTÃO , "FAZER OU NÃO FAZER",EIS A QUESTÃO! Usar cuecão de couro nunca foi tão recomendável ,e ôlho vivo pé ligeiro ...

JULIO TADEU COSTA LEITE -   05/06/2022 12:12:02

Trabalho meritório o seu de divulgar eventos históricos desconhecidos pelos jovens abaixo de 20 anos.

Maria Adelaide Negreiros -   04/06/2022 13:53:22

Em 2020 participei do FSM representando o Conselho de Fonoaudiologia. O Conselho do idoso é comandado pelo Senador Paim e seus muitos acessores. Sem a verba do Governo Federal não souberam fazer c Uma boa divulgação, as poucas camisetas não foram vendidas. Foi incrível observar a bolha esquerdista agonizando sem a teta governamental. A sociedade que trabalha está se lixando para esses " encontros". Sabem que alí é só um jogo de Poder... podre poder.

CARLOS BONASSER -   04/06/2022 13:35:12

PERFEITO MESTRE PUGGINA...BOM FINAL DE SEMANA...