• Percival Puggina
  • 22/03/2022
  • Compartilhe:

O maior sequestro da história

Percival Puggina

 

         Não, não me refiro a valor do resgate pago a sequestradores. O que tenho em mente é o imenso valor do bem sequestrado, que tem vínculo estreito com o sucesso, ou com o fracasso de uma nação.  

Em nosso país, a Educação foi sequestrada por interesses políticos, ideológicos e corporativos que a mantêm cativa, sob ferrolhos, impedindo-a de cumprir suas funções enquanto muitos dela se aproveitam para os próprios fins.

O art. 206 da Constituição Federal não deixa margem para fanatismos paulofreireanos. Nenhuma “autonomia” do professor, da escola, do departamento, da universidade, do Conselho, do sindicato pode desrespeitar o disposto no inciso III do art. 206 da Constituição Federal quando dispõe que o ensino será ministrado com “pluralismo de ideias e de concepções”. Mas para ler e entender isso é preciso não ser analfabeto.

Há um incompreensível silêncio sobre o dado divulgado em junho do ano passado pelo IMD World Competitiveness Center, que comparou a prosperidade e a competitividade de 64 nações. No eixo que avalia a Educação, o Brasil ficou em último lugar! Não surpreende o resultado, num país em que relacionar atividades pedagógicas a expectativas burguesas como competitividade e prosperidade é crime hediondo, punido com “cancelamento” definitivo do infeliz que o fizer. 

Quem desejar um Brasil mais qualificado sob o ponto de vista educacional terá que arrumar um banquinho e aguardar pelo menos uma geração inteira. Isso se começarmos amanhã de manhã bem cedo. Afinal, o fique em casa deixou nossas crianças por dois anos sem aula minimamente proveitosa e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua 2021) apontou um aumento de 66,7% no número de crianças de 6 a 7 anos que não sabem ler nem escrever!

"Uma geração inteira?", talvez exclame, preocupado, o leitor destas linhas. Sim, uma geração inteira porque para podermos alfabetizar melhor nossas crianças será preciso refazer um longo percurso que começa pela formação dos professores naquelas usinas dos recursos humanos do sistema que são as universidades. Ao mesmo tempo, haverá que abrir caminho até os registros e válvulas que comandam a entrada e saída de recursos do erário. E, também concomitantemente, acabar com as iniquidades instaladas na tradição brasileira, entre elas a que faculta ensino superior gratuito a quem pode pagar por ele. Em menos palavras: melhores professores, mais recursos financeiros, mais bom senso.

Por fim, se abrirmos a janela para espiar o Brasil real, será impossível não perceber que se instalou a cultura do não saber. Poucos são os alunos que querem aprender. Menos numerosos ainda os que têm hábitos de leitura. Separa-se o lixo na cozinha, mas não se separa o lixo inserido na Educação e nos meios de comunicação.

É a epifania da ignorância, cultuada em cativeiro e fanatismo.

Percival Puggina (77), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 

 

            

 


José Rui Sandim Benites -   23/03/2022 14:48:56

Sempre lúcido o professor Puggina. A educação do conhecimento científico e cognitivo se dá pelos professores e seus meios facilitadores do conhecimento ( livros, quadros e meios tecnologicos, como computadores, celulares, etc). Mas o conhecimento tem que ser acompanhado pelos valores (honestidade, verdade, empatia, amor ao próximo e o querer bem para humanidade). Estes valores não estão nos meios do conhecimento. Mas, na família, professores e sociedade em geral que devem dar o exemplo para uma sociedade mais justa e fraterna. Agora a grande mídia acha normal. Um ex-presidente que já governou este país por 8 anos. E condenado em três instâncias do judiciário por corrupção.. E na última instância foi absolvido por uma questão processual discutível. E não no mérito. Está, novamemte concorrendo para o mais alto posto do executivo federal. Não tem fundamento. Que exemplo a sociedade deve dar para seus descendentes. A corrupção compensa. Para que estudar? É o que o eleitor deve refletir nas próximas eleições.

Elias -   23/03/2022 12:08:54

Excelente texto. Embora muitos vejam como uma grande perda esses 2 anos com as crianças fora da sala de aula; vejo que poderá ter sido apenas 2 anos sabáticos para a educação, principalmente a infantil. Imaginem a desinformação e "pregação ideológica" a que essas crianças (nossos filhos) estariam submetidos nesse período! Se realmente há um projeto para reformular as bases do ensino da Pré-Escola e Ensino Fundamental nesse país, a hora é agora! O que, em princípio, nos pareceu ruim, pode ter sido um bom antídoto para viabilizar a reconstrução.

Luiz Alfredo waltrick -   23/03/2022 06:47:03

Está geração Paulo freire vai demorar muito tempo para terminar

Silvio Rohden -   23/03/2022 05:45:52

Excelente reflexão, que exprime em poucas palavras e citações, tudo o que uma Nação precisa para alcançar o conhecimento mínimo para concorrer diante do mundo que caminha a passos largos e firmes . Sabemos que o futuro de uma Nação está assentada no conhecimento largo de seu povo.

Lenice Arruda -   22/03/2022 23:37:24

Quando o Governo Bolsonaro decidiu reformular as bases do ensino da Pré-Escola e Ensino Fundamental , reforçando a alfabetização infantil para combater o Analfabetismo Funcional , que impede o aprendizado para o resto da vida escolar e prática , na compreenção de um texto , veio essa maldit@ pandemia e seus lockdowns ... Parece fazer parte de um plano destruidor das bases educacionais de toda uma geração , já tão despreparada por décadas de descaso com a Educação infanta-juvenil do tal paulo freire , o mestre da "lacração" , que desmembrou o ensino , setorizando a alfabetização por "temas" que mantiveram o universo de cada criança restrito ao seu próprio núcleo , impedindo a visão abrangente da educação ... É muito triste , pois esses 2 anos farão muita falta para as nossas crianças , principalmente aquelas cujos pais também foram prejudicados , num país carente de leitores , , sem muito apego aos livros ...

Neize -   22/03/2022 21:58:26

Fui professora de escola particular e pública, tendo sido diretora de uma escola municipal e confirmo tudo que foi dito.

Maria Suely Gazaneo -   22/03/2022 21:43:17

Parabéns pela perfeita avaliação.Gosto muito da objetividade constante em seus comentários!

Marilia M. de Albuquerque -   22/03/2022 17:45:33

Parabéns mestre.Gostaria que houvesse muitos Percival Puggina neste Brasil para consertar os estragos feitos na educação.

Maria Alzira Loureiro -   22/03/2022 16:15:58

Grata por pensar, escrever e compartilhar, dr. Percival Puggina. Assim como Olavo de Carvalho, o senhor cumpre o seu propósito de sua vida de "abrir as janelas da mente" dos brasileiros e" tirar as escamas de seus olhos" para nos mostrar a Verdade que "se esconde por trás das cortinas". Alvin Toffler, em um de seus livros da decada de 80, escreveu mais ou menos assim: "No século XXI, a riqueza de um país não será calculada pelos bens materiais, pelas riquezas naturais e nem pela extenção geográfica. A riqueza de um país será calculada pelo nível de conhecimento "de ponta" que existir nas mentes dos cidadãos." De fato... estamos em plena "Era da Informática " ou "Era do Conhecimento" e nossas escolas estão "roubando o tempo de vida" das nossas crianças, adolescentes e jovens, impedindo que os mesmos tenham uma visão holística, sistêmica e prospectiva do mundo. O maior crime que um governo pode cometer, é não dar oportunidade para que as crianças, adolescentes e jovens desenvolvam seus talentos e tenham acesso livre so conhecimento. Grata , mais uma vez, por mais esse precioso texto.

Vicentina do Carmo Rosa -   22/03/2022 16:05:06

????????????????????????????????????????????????????????????????????

Augusto Antônio Sartori -   22/03/2022 15:35:42

Falaste quase tudo grande Percival Deus te abençoe e proteja sempre

Cicero.f.de.souza -   22/03/2022 13:38:41

Nao.so.na.Educacao....Sec.segurança..Justiça..Politica.em.fim.todos.os.setores.parece.que.esta.tudo.adormecido..ninguem.que.pode Se.levanta.e.diz.vamos.reagir....hoje.ao.abrir.a.janela..ouvi.um.carro.de.som.alertando.as.autoridades.deste.Pais....dizendo...PAMONHAS.PAMONHAS.PAMONHAS..