• Percival Puggina
  • 16/09/2022
  • Compartilhe:

O misterioso caso de um certo sítio na Serra do Itapetinga

Percival Puggina

         O rapaz, de nome Fernando, acalentava o sonho de possuir um sítio na aprazível Serra do Itapetinga para ali reunir amigos e familiares em momentos de convívio. Como não dispusesse dos meios necessários, juntou-os entre pessoas de suas relações e adquiriu, após muita busca, no município de Atibaia, uma propriedade com as características almejadas.

Vencida essa etapa, cuidou, então, de dar jeito nas benfeitorias existentes. Tanto a moradia quanto as demais construções e áreas de lazer precisavam de reformas que seriam custosas. Mas nenhuma dificuldade ou restrição financeira afastava o proprietário de seu objetivo. Fernando, como se verá, era robustecido pela têmpera dos vencedores. Se havia obra a ser feita no seu sítio, nada melhor do que confiá-la à maior empreiteira do Brasil.

Marcelo Odebrecht, requisitado, deslocou gente de suas hidrelétricas, portos e plataformas de petróleo, subiu a serra e assumiu a encrenca: casa, alojamento, garagem, adega, piscina, laguinho, campinho de futebol. Tudo coisa grande, já se vê. Vencida essa etapa, o ambicioso proprietário se deu conta de que as instalações da velha cozinha remanescente não eram compatíveis com os festejos que ansiava por proporcionar aos seus convidados. Para manter o elevado padrão, Fernando não deixou por menos. Deu uma folga à primeira e convocou a segunda maior empreiteira do Brasil, a OAS. E o pessoal de Leo Pinheiro para lá se tocou, prontamente, a cuidar da sofisticada engenharia culinária do importantíssimo sítio. Afinal, uma obra desse porte não aparece todo dia.

Opa! Problemas de telefonia. Como habitar e receber amigos em local com tão precárias comunicações? Inconveniente, sim, mas de fácil solução. Afinal, todos nós somos conhecedores da cuidadosa atenção que a OI dispensa a seus clientes. Certo? Bastou comunicar-lhe o problema e uma nova torre alteou-se, bem ali, no meio da serra.

Concluídas as empreitadas, chaves na mão, a surpresa! Quem surge, de mala e cuia como dizemos cá no Sul, para se instalar no sítio do Fernando? Recém-egressa da Granja do Torto, a família Lula da Silva veio e tomou conta. Veio com tudo. Com adega, santinha de devoção, estoque de DVD, fotos de família e promoveu a invasão dos sonhos de qualquer militante do MST. Lula e os seus se instalaram para ficar e permaneceram durante cinco anos, até o caso chegar ao conhecimento público. Quando a Polícia Federal fez a perícia no local não encontrou um palito de fósforos que pudesse ser atribuído ao desafortunado Fernando. Do pedalinho ao xarope para tosse, era tudo Lula da Silva.

Eu não acredito que você acredite nessa história. Aliás, contada, a PF não acreditou, o MPF não acreditou e eu duvido que algum juiz a leve a sério. Mas há quem creia, talvez para não admitir que, por inconfessáveis motivos, concede a Lula permissão para condutas que reprovaria em qualquer outro ser humano.

Nota: Este artigo reproduz, por oportuno, artigo anterior, publicado em 30 de novembro de 2019.     

Percival Puggina (77), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 


Ivanete Felix da Silva -   20/09/2022 16:04:15

Gratidão pelo privilégio de ter acesso aos seus textos e etc. Obrigada Sr Puggina! Ñ sou dra em nada , tenho vida simples , num minúsculo pedacinho desse mundo verde amazônico. Gosto de textos , lives, informações de pessoas com conteúdo agradável e enriquecedor , assim como os seus! Bendita internet, que nos proporciona essa riqueza de conhecimento! Só espero que nos tirem esse direito. Obrigada!

V -   20/09/2022 12:29:17

Página, me permita chama-lo assim como se amigos fossemos. Leio tudo q vc escreve, bate com o q gostaria de escrever, mas ñ tenho a sua veia literaria, a qual a admiro tanto! Continuo por aqui e no Facebook, Tewter onde habito minhas postagens. Abd Josira Toscano

Célia -   19/09/2022 16:45:16

Excelente, Professor! Sempre muito bom ler os seus textos!

julio c. costa da silva -   19/09/2022 14:21:00

mas que barbaridade, só que consigo dizer ,hahahah

Clementino de Souza e Castro -   19/09/2022 13:59:31

Infelizmente, a Corte Suprema do Brasil tem partido!!

Pedro Ubiratan Machado de Campos -   19/09/2022 12:56:44

Fernando, filho de Jacó Bittar, de Campinas-SP, minha cidade natal e onde resido. Elegeu-se tendo como vice o Toninho, Antônio da Costa Santos, com o qual se desentendeu logo no início de seu mandato, eu o havia advertido do erro, honesto e idealista não entendi como se aliava ao fundador da CUT, do sindicato dos petroleiros e, pior, pelo PT. Encontrando-me com ele, veio me abraçar dizendo que de fato o cidadão não era flor que se cheire. Mas continuou no PT, do qual o Jacó saiu pelo entrevero com o Toninho que, na minha opinião e de muitos outros foi o responsável pela sua eleição. Na eleição seguinte Toninho candidatou-se novamente e não foi eleito devido a falta de apoio do próprio partido, o PT. Porém, elegeu-se na seguinte tendo como vice Izalene Tiene, ligada as CEBs e da esquerda radical. Manifestei publicamente minha preocupação com sua segurança, Toninho era honesto e de boa família, professor de arquitetura e urbanista. Numa reunião da "Sociedade dos amigos da cidade" pedi que ele apontasse um pais em que o socialismo deu certo. Sincero como era disse que, de fato, não sabia, retruquei que havia um, o Partido Socialista dos Trabalhadores Alemães, que daria certo para os Alemães mas seria uma desgraça para a humanidade tanto quanto estava sendo a URSS. Não chegou a concluir seu mandato, foi assassinado alguns meses após seu início e até hoje permanece insolúvel o caso, semelhante ao de Celso Daniel. Perdoe-me o longo texto, mas acho que ele é oportuno.

Décio Antônio Damin -   19/09/2022 10:40:41

Estes episódios são icônicos na história deste país...! Mas longe estão de poderem ser considerados únicos! "O Brasil não é um país sério!", é uma frase muito conhecida e atribuída ao presidente francês Charles De Gaulle. Ele se tornará sério quando tivermos candidatos verdadeiramente aptos e confiáveis e que nos deem a certeza de estarmos escolhendo alguém realmente capaz...!

EDISON BECKER FILHO -   19/09/2022 10:39:01

Devemos lembrar sempre destes fatos e de outros de nossa história. O holocausto tem que servir exemplo. Não comparando-se dor, sofrimento e o genocídio daqueles que sucumbiram, mas o fato de jamais ser esquecido. Para isto sim deveríamos criar um dia para lembrarmos do quanto precisamos estar atentos na preservação dos valores que a maioria dos brasileiros querem para sue país e para as gerações futuras.

ALCIDES POLIDORO PERSIGO -   19/09/2022 09:00:23

Será que vamos permitir tal Ladrão governar nossa PÁTRIA? Com meu voto não.

Carlos E F Medeiros -   19/09/2022 08:44:10

Excelente

Osvino -   18/09/2022 08:07:33

Excelente, parabéns.

Adelaide Sarmento Porto -   17/09/2022 22:28:52

Gostei muito de relembrar a história do sítio...a verdade incontestável ,que , agora engavetada está .

Menelau Santos -   17/09/2022 19:02:39

Como cansou de avisar o PiuPiu, também leitor desse maravilhoso texto: "eu acho que vi um gatinho!"

Gilmar -   17/09/2022 13:58:12

Terrível mau gosto. A região de Atibaia é bonita, mas um sitio ali? E o barco escrito Lula? Pela estatura do indivíduo poderia ter seu nome num veleiro em algum lugar paradisíaco como qualquer artista tem...

Edimar Segatto -   17/09/2022 11:59:11

Comopode ter pessoas que fazem tanto para si próprio em detrimento do povo. E pior, usam a grana que pagamos em forma de imposto que não são poucos. Um dia quero ver a saúde dando ao povo o atendimento que ele merece e por aí vai. Mas tudo ocorre por que não temos leis cumpridas.

Luiz R. Vilela -   17/09/2022 11:28:07

Pois é! Tem cara de jacaré, couro de jacaré, boca de jacaré, patas de jacaré, mas não é um jacaré? É o que então? Um "aribú"? Assim é a história do sítio, do triplex, da antena de celular, e de tantas outras coisas que atribuem ao atual candidato tido como líder nas pesquisas, mas que ele nega. As evidências são todas nítidas, inclusive não foram sequer contestadas quando da execução do "contorcionismo jurídico" que o retirou da cadeia e o jogou novamente na luta política. Agora chegou o momento de se conferir a verdadeira índole do povo brasileiro, se seremos capazes de compactuar com tudo de errado que este cidadão fez quando governou o pais. Como diz seu próprio vice, seremos cúmplices em manda-lo de volta ao local dos acontecimentos? Chegou a hora dos brasileiros terem juízo.

Rosa Maria -   17/09/2022 11:10:52

Pior que nem o STF que deu liberdade para o verdadeiro proprietário do sítio ,acredita nessa história da carochinha!E nós somos obrigados a engolir esse meliante larápio candidato à PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA!Isso é um assinte.Isso é um descalabro.

Fatima -   17/09/2022 10:12:49

Adoro ler seus artigos. O Brasil precisa de mais Pugginas, Deus continue abençoando o senhor e toda nossa nação. ##EsquerdaHipocrita #RenovaSenado #RenovaCamaraFederal #RenovaCongresso #STFNãoMeRepresenta

Luis Claudio dos Santos -   17/09/2022 09:25:20

Artigo muito bem escrito. Uma realidade em forma de fantasia. Esse é Brasil na atualidade, fatos viram narrativas e narrativas viram fatos. .

Antônio Carlos Ribas dos Santos -   16/09/2022 21:46:55

Se não conhecesse os fatos , diria que é uma história imaginaria de um romancista .

DALMA SZALONTAY -   16/09/2022 20:41:08

Reprovaria, sim, desde que nenhuma vantagem lhe adviesse da gatunagem dos "clones" dos "lula da silva". Diante das imoralmente obesas vantagens até criminosos de igual ou pior catadura são protegidos e resguardados contra a ação policial. É... os "lula da silva" fizeram escola...

Antonio Bastos -   16/09/2022 15:34:00

Elementar! O Lullarapio e a família invadiram o sítio alheio, nos moldes do MST, e só sairam de lá, após uma ordem de despejo decretada por um juiz do Paraná.

LUIZ CARLOS SANFELICE -   16/09/2022 15:30:25

Todo povo brasileiro deveria ler e se inteirar desse artigo, mesmo os beócios aculturados que por ai circulam.