• Percival Puggina
  • 22/07/2021
  • Compartilhe:

O PORTUGUÊS NÃO É O IDIOMA DE GRUPINHO ALGUM!

 

Percival Puggina

 

         Copia, traduz e cola. Se você olhar de perto, verá que todos os exotismos das pautas identitárias da esquerda brasileira chegam até nós por esse mecanismo. Copia o que outros países estão fazendo, passa no Google Translator, copia a versão em português e cola na cartilha.

Não ria, leitor. É assim mesmo e isso torna tudo mais grave, mostrando haver uma orquestração internacional, uma regência, uma estratégia e um grito de ordem: “Os fundamentos da cultura ocidental precisam ser destruídos!”.  

A linguagem neutra de gênero, ou linguagem não binária, é das mais agressivas e arrogantes dentre essas bandeiras. Muitas delas visam a domar a linguagem porque quem controla a linguagem controla o pensamento e sua expressão. A língua portuguesa, quinta mais falada no mundo, é patrimônio cultural de 260 milhões de pessoas, em nove países (1), sem pertencer às conveniências de grupinho algum. Foi o idioma que aprendemos da voz de nossos pais. Com ele nos comunicamos, fazemos negócios, estabelecemos relações, amamos, consolamos. É em português que pensamos, falamos com Deus, nos alegramos e sofremos. Em português multiplicamos nossos bens culturais, e fazemos piadas, e criamos trocadilhos.

Respeitem esse riquíssimo patrimônio que herdamos de nossos antepassados! E se ele chega até nós modificado por idiossincrasias regionais e pela própria ação do tempo, essas mudanças são naturais, independem do querer de quem quer que seja. Menos ainda são pautas políticas com intuitos destrutivos e inspiração exógena!

Idiomas sofrem variações, sim; jamais dessa natureza. Há sotaques diversificados, mudanças  na  ortografia, mas a pressão no sentido de acabar com os gêneros gramaticais comuns a todas as línguas latinas é dos atos mais prepotentes que já pude observar. Tal percepção decorre de saber que esse empenho é apenas outra cunha lançada para empurrar, contra a vontade nacional, a ideologia de gênero para dentro de nossas escolas.

Também nisso não é iniciativa de gente daqui. Nasceu e se mantém na base do copia, passa no Google Translator, e cola.

  1. Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

 

Percival Puggina (76), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.


Suely -   28/07/2021 19:08:36

Excelentes colocações. Se eles copiam e colam, nos cabe deletar toda essa torpeza, a fim de impedir sua entrada nas escolas. São muitos os militantes a serviço dessa agenda ávidos pelo poder. Um exemplo, a recente é a ocorrência envolvendo o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo.

Aureo Ramos de Souza -   27/07/2021 18:10:15

Percival foi de muita relevância eu ler este seu artigo não sei se estou certo. Nesta pandemia não e se usa FECHA TODO O COMERCIO se usa Lock Daw e quando vai de carro tomar a vacina, vai de DRYV TRU. Parque tem que ser em inglês e não sei se o que eu escrevi em inglês esteja certo mais dá para entender. Continuarei lendo o que escreves.

Haremhab -   27/07/2021 08:58:34

Não é a toa que esta deturpação foi proibida na França...

Jose Luiz Monteiro -   26/07/2021 09:13:26

Considero George Orwell um profeta, quando li 1984, muitas anos antes de 1984, não podia imaginar o grau de acertividade. A “novilingua” é exatamente essa transformação que presenciamos na língua portuguesa nos dias atuais. Não como evolução natural, mas como mais um instrumento de dominação silencioso. É preciso ficar atento, nas verdadeiras intenções.

FERNANDO A O PRIETO -   24/07/2021 05:28:11

Ótimo comentário, como de costume. A deturpação da linguagem prende-se a vários fatores - além do componente ideológico, temos a aversão à leitura de bons livros, a preguiça intelectual, a ânsia de seguir ¨modelos" totalmente desqualificados,... TUdo isto favorece a dominação das massas, infelizmente. "Quem, não lê - mal fala, mal ouve, mal vê".

Luiz R. Vilela -   23/07/2021 08:30:44

Ah! A última flor do Lácio, inculta e bela. É sem dúvida alguma a língua portuguesa a mais bela entre todas as línguas. Hoje, pela modernidade e colonialismo cultural, passou a ser considerado um idioma periférico, falado apenas por povos subdesenvolvidos, ou seja, os pobres do mundo. No Brasil, a língua portuguesa é agredida e prostituída pelo "anglicismo" colonialista, que por conta das riquezas materiais, deturpam o nosso idioma. Quem quiser se encontrar com o verdadeiro idioma português, tem que ir a Portugal, como fiz, e fiquei maravilhado com o português falado em certas partes da "terrinha", que me transportou a minha infância em Florianópolis, que se falava o português com sotaque açoriano, hoje classificado pelos nativos da região, como "o Manezês", Infelizmente a língua é dinâmica e vive sempre em estado de mudança, ficando apenas a saudade,

Naura -   23/07/2021 03:18:17

Parabéns! É sempre com prazer que leio seus textos. Bom saber que ainda temos alguns na trincheira lutando contra esse absurdo, assim como contra essa esquerda que quer derrubar todos nossos valores.

José Henrique sobrinho -   22/07/2021 19:28:20

P A R A B É N SAUDADES