• Percival Puggina
  • 14/06/2023
  • Compartilhe:

O PT e seu governo invadiram a CPMI da invasão.

 

Percival Puggina      

         O cãozinho caminhava alguns metros à minha frente. De repente, parou, deixou seu “souvenir” no passeio e, em movimentos rápidos, com as patinhas traseiras, supostamente encobriu com terra imaginária a sujeira real que ali havia deixado.

Inevitável a analogia entre o que eu assisti e o que vejo nestes tempos em que querem encobrir o passado com fundamentos tão inexistentes quanto terra bruta na calçada da minha rua. Não obstante, zelosamente, as patinhas traseiras se movem.

Há quem se preste para isso. Ontem, a CPMI sobre os acontecimentos do dia 8 de janeiro, que o governo se apressou em pedir e desapoiou tão logo a oposição passou a endossar, revelou algo realmente atávico na esquerda brasileira. Refiro-me ao hábito de invadir bens públicos e privados. Essa prática revolucionária iniciou na década de 50 com as Ligas Camponesas organizadas por Francisco Julião e teve continuidade com a criação do MST nos anos 80. Foi uma dissidência do MTST, liderada pelo Bruno Maranhão, um dos fundadores do PT, que invadiu e depredou a Câmara dos Deputados em 6 de junho de 2006 deixando 24 feridos, um dos quais em estado grave.

Nas jornadas de 2013, o Brasil conheceu os black blocs. Infiltrados nas manifestações sadias contra a corrupção, depredaram bancos, redes de lojas e viaturas policiais. Em 12 de fevereiro de 2014, cerca de 20 mil manifestantes do MST derrubaram as grades de proteção e invadiram o STF. Doze policiais foram feridos na contenção e expulsão dos invasores. Em abril de 2017, manifestantes contrários ao governo Temer, quebraram vidraças da Câmara dos Deputados, entraram no prédio e foram contidos pela Polícia Legislativa. No mês seguinte, manifestações convocadas pela CUT promoveram ataques aos ministérios da Agricultura, da Cultura e da Fazenda. Quarenta e nove pessoas ficaram feridas.

Então, enquanto o país assistia os atos de violência gratuita do dia 8 de janeiro, percebia-se em tudo aquilo um carimbo atávico, geneticamente reconhecível. Ele ficou ainda mais evidente quando, em meio a um total desinteresse em ouvir agentes do governo diretamente relacionados com a suposta prevenção dos fatos, aconteceu o “vazamento” de vídeos que estavam sob ... sigilo. E as cenas eram estarrecedoras!

Com a CPMI, tudo deveria se encaminhar para o necessário esclarecimento e responsabilização de cada ator daquele espetáculo deplorável, onde até “diretor de cena” foi flagrado em plena atuação. O que se tem, no entanto, é um pouco mais do mesmo mal atávico: o PT e seu governo invadiram a CPMI! Não sei o quanto de responsabilidade lhes corresponde nas invasões do dia 8 de janeiro. Mas que eles invadiram a CPMI para impedir a elucidação dos fatos, não fica a menor dúvida.

O ato é tão simbólico, a tomada de assalto tão contundente, que seus objetivos dispensam explicação. As patinhas traseiras falam por si. E você aí, leitor, andando por este Brasil saído das urnas de 2022, cuide onde pisa. Os donos do poder estão, digamos assim, obrando.

Percival Puggina (78), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 


Mirza Maria Maluf Pérez -   16/06/2023 16:54:16

A foto é emblemática! Quem não se lembra da CPI da covid 19, a esquerda dominando a narrativa e Randolfe saltitante e com viz de taquara racha ameaçando todos no paredão do STF, a direita deveria rever e Artur Maia ter ouvido bem o plano de trabalho da relatora, agora não adianta se lamentar e cuidado com o relatório final para não acabar em pizza.

Paulo Antônio Tïetê da Silva -   15/06/2023 19:04:12

"Tudo como dantes no quartel de Abrantes". Alguém tinha dúvidas do que isso acnteceria? A esquerda , sempre agiu assim e desta vez não seria diferente. O que lamento, é a contumaz incompetência, ou é a vergonhosa venalidade de seus opositores. A verdade verdadeira, é que ambos os lados, são autênticos. A esquerda quer o poder sem escrúpulos e de qualquer maneira; a direita quer ter vantagens, nem que para isso precise vender o poder. É tudo farinha carunchada do mesmo saco. Lamentável.

Gerson Hallam -   15/06/2023 15:02:44

A tragédia desta eleição não poderia ser maior. e temos a maioria representada por este desgoverno, não merecem melhor destino que o nosso, que pagaremos conscientes por esta aberração da inversão de valores, um ex condenado e detendo governando uma nação.

Rogerio Viana -   15/06/2023 14:09:40

Sensacional!

Mozart Carvalho dos Santos -   15/06/2023 13:06:16

Perfeito. Aeroporto aos que podem aos que ficarem aguentem que vai piorar.

Maria Teresa Camisao Moreira da Silva -   15/06/2023 11:28:25

Mestre, genial como sempre!!!👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

Neusa -   15/06/2023 10:15:54

Muito bem associado os atos do, agora, governo c cacas de cachorro.

Geraldo -   15/06/2023 10:11:28

Nunca acreditei nesta CPMI. Nenhum de seus integrantes está a fim de investigar nada. Mero circo de horrores, em que os palhaços somos nós.

Jose Luiz Monteiro -   15/06/2023 10:06:37

A esquerda brasileira ache confortavelmente se apropriando de tudo que é publico no Brasil. Não há si quer escrúpulo em se apoderar do erário público. Basta observar a conduta do atual desgoverno, parece que é "proprietário do país". Afinal é tudo pelo social, essa é a razão de manter a miséria, porque efetivamente não é conveniente acabar com a pobreza. Senão perde a razão da esquerda.

Eloy Severo -   15/06/2023 09:59:45

Lembro muito brm da Liga Campesina, que esses jovens não conhecem. O Brasil acabou, como acabou Cuba, Venezuela e tantos outros.

Menelau Santos -   15/06/2023 09:45:23

Outro dia, conversando com uma eleitora do PT, cuja cabeça serve apenas para separar as orelhas, ela se ria das prisões e multas aplicadas aos manifestantes de 08 de janeiro. Gostaria de ter esse relato tão bem colocado pelo professor das atrocidades do MST para lhe mostrar. Mas também acredito que seria inútil porque possuir a potência não significa exercê-la em ato. Ter cérebro e olhos não significa que você irá enxergar e pensar.

Jorge Fenerich -   15/06/2023 09:36:21

A direita paga caro por sua incompetência e devaneio, não conseguiram sequer manter o controle de uma cpmi que sabidamente nunca iria a lugar algum, alguém conhece uma cpi/cpmi que tenha dado resultado?

Luiz Carlos Wiltgen Tavares -   15/06/2023 09:21:43

Excelente texto! Aliás, como sempre!

Carlos JBLeite -   15/06/2023 08:41:02

Perfeito!

Larry de Camargo Vianna Nascimento -   15/06/2023 08:21:57

Brilhante. O governo atual é uma zona. Com as desculpas as prostitutas que travaljam