• Percival Puggina
  • 02/05/2022
  • Compartilhe:

O que esse jornalismo não viu?

 

Percival Puggina

 

         O ministro Alexandre de Moraes tem certeza de que as redes sociais estão infiltradas de máquinas de direita a que chamam robôs. Estes atuariam como se fossem seres humanos, influenciariam a comunicação nas redes sociais multiplicando mensagens. Observando tão alardeada perseguição, sugiro a Sua Excelência ligar o televisor. Verá ali robôs em abundância, dizendo o mesmo sobre as mesmas coisas. Uma chatice dos infernos. São raros os sinais de inteligência não artificial.

Isso deveria ser motivo de preocupação para quem tem zelo efetivo pela democracia. Em todo o país, inteligências não artificiais refletem sobre causas e consequências de tão lamentável situação. Nas edições de hoje, os robôs da mídia impressa criticam as manifestações de desagrado perante a atuação dos ministros do STF ocorridas nos atos populares deste 1º de Maio.

Por isso, pergunto aos robôs atuando na imprensa brasileira: o que vocês, jornalistas, não viram?

  1. Não viram o Inquérito do Fim do Mundo atraindo para si tudo que desagrade a Corte? Não o viram dar causa à censura, à prisão de jornalistas, fechamento de blogs, desmonetizações, intervenção nas plataformas?
  2. Não viram ali a morte do Estado de Direito e da Democracia, nem anteviram os subsequentes abusos de poder?
  3. Não viram o Regimento Interno do STF incluir todo o território nacional nas suas “dependências”, tratando como crime ocorrido dentro do Supremo qualquer fato ou ato, insulto ou ameaça contra os senhores ministros? Não viram tais ocorrências sendo, por isso, objeto de investigação e julgamento intramuros?
  4. Não viram um vídeo na nuvem do YouTube dar causa a “flagrante perpétuo”, com prisão do autor em seu domicílio, dentro de casa?
  5. Não viram os ministros vítimas acusarem o réu e o julgarem, numa sessão de fazer inveja a Danton e Robespierre? Não viram o despropósito de uma ação que, em “juízo normal”, se resolveria com um pito e cesta básica, redundar em mais de oito anos de prisão? Não viram a demissão sem justa causa do senso de proporção?
  6. Não viram a Constituição virando massa de moldar, voto de ministro em tom de discurso, a Casa se tornando confraria: “Mexeu com um, mexeu com todos!”? Isso nada lhes revelou?

Todos os cidadãos livres podem e devem ter opiniões e convicções, mas não brinquem com a profissão que escolheram. Não a façam instrumento de suas paixões. Se vão ser desumanos, sejam; mas não reservem a condição humana aos companheiros, negando aos adversários os direitos naturais e positivos que reclamam para si e para os seus.

A omissão do Senado em relação ao julgamento de ministros do STF e a do STF em relação aos senadores anulam importante instrumento institucional. Por outro lado, a omissão do jornalismo a esse respeito convalida danos irreparáveis. Perante verdades “estatizadas” e vontades “constitucionalizadas”, a nação passa a viver sob ameaça, insegura e com medo.

São os mesmos sintomas inerentes às tiranias. Por isso, tenho pensado muito em Torquemada, Robespierre e Latsis.

Percival Puggina (77), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.


felipe luiz ribeiro daiello -   09/05/2022 12:07:38

Vamos à luta?

ALCEBIADES DA SILVA SANTOS FEITAL -   03/05/2022 17:05:28

Tudo o que Senhor Puggina escreveu eu assino embaixo, é límpido e claro o seu pensamento a respeito do STF sobre a condenação de Daniel Silveira d a manifestação em defesa da liberdade. Parabéns Puggina.

Luiz R. Vilela -   03/05/2022 09:40:56

A lâmina nacional(guilhotina), era o argumento mais eficaz que os jacobinos tinham para angariar adeptos a sua causa. Mas recentemente, inventaram outros, como "paredon", campos de trabalhos forçados, expurgos e tantos mais métodos de convencimentos. Os próceres revolucionários, que tanto terror infligiram aos outros, um dia também pisaram no cadafalso. Os métodos de terrorismo, são usados quando se sente fortes o suficiente para não serem contestados, eliminando as discordâncias. Quando não tem o domínio da máquina política, usam o mais antigo método de persuasão conhecido, a corrupção. A gritaria de certos setores da vida nacional contra o atual presidente, é devido a "seca" em certas "mamatas", tão arraigadas entre os da "comunicação social", e a turma do "entretenimento", aqueles que dizem trazer cultura ao povo, mas cobram da "viúva", uma conta salgadíssima, muito mais pelo que não fazem, que o contrário. Já se dizia, " o freguês sempre tem razão", e quem paga, leva, e se não pagar, fica sem. Isto implica em jornalismo dirigido, e como se diz que advogado não tem compromisso com a justiça e sim com o cliente, o jornalismo parece que esta no mesmo patamar, divulga só que interessa. É bom lembrar também, que empresa jornalística é inserida no sistema capitalista, e para sobreviver, tem que dar lucro, e lutam com os meios que acham convenientes. Portanto, quem vende alguma coisa, as vezes passa a ter a credibilidade de um camelô, que vende produtos falsificados.

Francisco de Assis -   03/05/2022 07:30:41

Isso tudo terá um fim seja ele passivo ou trágico, mas terá.

Saulo Santos -   02/05/2022 22:29:44

Cirúrgico, como sempre! Debrida toda essa corja falaciosa do jornazismo brasileiro! Parabéns Mestre!

Wagner E Lehmann -   02/05/2022 21:49:26

Excelente texto, mas garanto que os jornalistas de hoje tenham alcançado a sua essência.

TIBIRICA MIRANDA RODRIGUES -   02/05/2022 18:17:34

Muito bom artigo, demonstra bem a que andam nossos representantes do congresso

Pinto Silva -   02/05/2022 15:56:45

Parabéns pelo seu texto. Concordo e apoio suas ideias.

sergio luiz dos santos delgado -   02/05/2022 15:43:25

Parabéns pelo texto,caro Percival. Como sempre conciso e verdadeiro. Resta nos a esperança de uma lufada trazendo bom senso aos nossos magnânimos ministros do STF.

Beatriz Cherubini -   02/05/2022 15:24:46

Parabéns pelo texto muito bem conceituado e perfeito na sua analogia.

sebastião de rezende -   02/05/2022 15:22:00

Ótimo comentário. Objetivo, claro, límpido e, sobremaneira, esclarecedor do momento atual por que passa o nosso país e passamos nós. Meu respeito e admiração!

Magela de Andrade -   02/05/2022 14:33:32

Excelente texto, gratidão por nos ajudar a entender a questões políticas do nosso país, gratidão ????????

RUBEM MACHADO -   02/05/2022 14:20:49

PARABÉNS!! EXCELENTE!!

Alfredo Furtado -   02/05/2022 14:19:30

Excelente! Perfeito! Preciso! No alvo!