• Percival Puggina
  • 05/01/2023
  • Compartilhe:

Os filhos da estrela, semana 1

 

Percival Puggina

         Não sou eu quem diz; é Sigmund Freud quem aponta, em “Psicologia de massas e análise do eu”, a importância do Outro na vida dos indivíduos. Por isso, diz o autor, “a psicologia individual é também, desde o início, psicologia social...”.  

Lembrei-me disso ao observar a conduta exacerbada dos atores governamentais nesses alarmantes primeiros movimentos do governo. Aquela foto oficial do novo ministério, com seus 37 integrantes, propõe 37 vezes a mesma pergunta: “O que eu posso fazer para me destacar dessa multidão?”.

Os disparates que estamos a assistir já estavam engatilhados. Difícil fazer tanto estrago em tão pouco tempo. Seu ponto de partida é o maior de todos os disparates: o chefe Lula, "santo em vida", "injustiçado maior da República", “absolvido” em duas ou três instâncias da Globo e da ONU, se não me enganoclamando por vingança e extinção da direita. Cruz-credo! Os 37 querem mostrar serviço, ser mais bem ranqueados e isso representa, na prática, destruir o que vinha dando certo, principalmente se puder ser rastreado até Paulo Guedes e Bolsonaro.

Na mentalidade do petismo raiz, onde se albergam os filhos da estrela, é preciso recuar ao status quo de 2006. De preferência aos anos do comunismo consumista chinês, quando o dinheiro entrava aos borbotões, Obama achava que Lula era o cara e este se via como a reencarnação do rei Midas, transformando em ouro tudo que tocasse. Deu no que Dilma viu.

Agora, para aparecer bem na foto dos 37, é preciso calar a oposição, dar corda e apoio aos inquéritos comandados por Alexandre de Moraes, mandar o mercado se lixar, acionar desprivatizações, atacar o agronegócio, buscar indústrias verdes, desencardidas, e restituir o Brasil aos índios, tão limpinho e cheiroso quanto ficam os locais das manifestações petistas quando acabam a cerveja e o show.

Agora, finda a pantomima eleitoral, os filhos da estrela já podem retomar suas amizades com a turma do Foro de São Paulo, restaurar o programa Mais Médicos, usar o dinheiro do trabalhador para financiar a parceria da Pátria Grande e a ministra da Saúde está liberada para dizer que acabou toda atividade pró vida, ou antiabortista em seu ministério, coisa que todos sabiam, mas não se podia dizer porque na democracia, no estado de direito e na justiça petista as coisas são assim.

Agora tem que desreformar a previdência social, elevar impostos, acabar com o teto de gastos, voltar à ideologia de gênero, usar pronomes de gênero neutro, aumentar as inúteis despesas com publicidade, criar na AGU uma procuradoria para “defender a democracia” e outra para enfrentar “desinformação sobre os serviços públicos”.

E o que está rolando é apenas a primeira semana.

Percival Puggina (78), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.


Jose Rui Sandim Benites -   08/01/2023 09:09:19

Infelizmente, este pensamento que veremos nos próximos anos. Mestre Puggina. E pior que a imprensa tradicional aplaude. Vamos ter que conviver. O Brasil vai continuar sendo sempre um país do futuro. Administrado por um projeto desenvolvimentista, financiado pelo Estado endividado, sem teto de gasto. Em que uma parcela pequena ganha. A elite dos funcionários e os entes políticos. Estes com os privilégios, com luxo e riqueza. E a grande massa trabalhadora quem vai pagar a conta. Com aumento da carga tributária, indústria das multas e renovações. E aumento de contribuições especiais. Tudo para arrecadar. Com o aparelhamento da máquina pública. E mais burocracia para fiscalizar. O Estado que deveria ser um facilitador e para servir. Ao contrário cria dificuldades para o cidadão e quer ser servido. Com cada vez mais arrecadação. Um autorismo velado sob o manto de tributos e multas. Triste realidade. Nos continuamos na resistência.

Rita Cezarini de Oliveira -   07/01/2023 07:09:18

Seus textos me encantam! Sempre tão cirúrgicos e esclarecedores… toda manhã os procuro! Não deixe de nos presentear com eles. Grata!

José Paulo Moletta -   06/01/2023 00:27:47

Bom dia Mestre Puggina, uma dúvida me assalta, quantos pássaros precisam ser ¨eliminados¨para confecção dos enfeites ( cocacar) , dos indiginas apoiadores do descondenado?

Rubilar José Bernardes -   05/01/2023 19:54:11

Copiando aquele economista que é co-autor do Plano Real, "estou ficando com medo"

Maximino Tormen -   05/01/2023 17:01:07

Parabéns pelos artigos. Ajudou-me na compreensão de muitas dúvidas. Continuarei a ser seu eleitor. Abraço

Marilia -   05/01/2023 13:26:18

E o triste é pensar que o Brasil não escolheu isto ..