• Percival Puggina
  • 15/10/2021
  • Compartilhe:

PENSAR, ATIVIDADE PERIGOSA

 

Percival Puggina

 

         Pensar, opinar, escrever, falar, atributos inerentes à vida civilizada, se vão tornando atividades de risco, como escalar penhascos, fazer trilha em geleiras, descer cachoeiras, caçar cobras. Com estonteante rapidez, a sempre fugidia verdade foi sequestrada, estatizada, ganhou versões oficiais e foram cancelados os entendimentos divergentes. Criou-se um novo conceito de Ciência, em que algo que tenha recebido essa designação não pode ser discutido. Einstein era bem menos peremptório.

A título de exemplo, menciono a confiabilidade de urnas eletrônicas, engenhocas que não permitem a impressão e conferência do voto pelo eleitor. Ou, o que talvez seja mais grave, a presunção de que apontar evidentes desvios de conduta no STF e no Congresso Nacional é criar animosidade contra as instituições da democracia. A ser assim, há que se perguntar a razão pela qual apenas a instituição presidência da República está ao desabrigo dessas invejáveis prerrogativas. Que discurso fajuto é esse que serve apenas a dois dos três poderes de Estado?

Li na Gazeta do Povo de 25 do último mês de setembro: “No recém-lançado Programa de Combate à Desinformação (PCD), que será conduzido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para combater conteúdos que, na visão do Tribunal, possam ser enquadrados como "desinformação e narrativas odiosas" direcionadas à Corte, o Supremo informou que uma das medidas será a aproximação do Comitê Gestor às agências de checagem. De acordo com a Resolução 742, que institui o PCD, esses veículos são responsáveis por “buscar solucionar o problema da desinformação e dos discursos de ódio”.

Há algum motivo para que tais agências, postas a serviço da cúpula do Poder Judiciário nacional, não ampliem o garrote já aplicado à liberdade de opinião? Elas nasceram desacreditadas por seu estrabismo ideológico e político, perfeitamente identificável na bênção concedida a “narrativas”, chavões e rótulos que não passam de lixo retórico esquerdista.

Muito do que vejo acontecer me traz à mente a famosa Comissão da Verdade, espécie de oráculo polifônico, a sete vozes, criado pela ex-presidente Dilma para carimbar uma “narrativa” sobre mocinhos e bandidos nos governos militares. Muito me bati contra aquela iniciativa que atribuía tal tarefa a um pequeno colegiado, como se repete agora a propósito de temas polêmicos do momento.

A prova cabal de seu facciosismo se evidencia no fato de jamais haverem exposto a absurda fake news que responsabiliza o presidente da República pela morte de 600 mil pessoas... Para o STF, porém, estão credenciadas a uma parceria com o poder na nobre tarefa de rotular ciência, consagrar verdades e tornar sacrílego o ato de as contradizer.

Caramba! Este país cansa, mas amanhã é outro dia!

Percival Puggina (76), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 


Décio Antônio Damin -   18/10/2021 09:30:09

O retardo do início da vacinação não pode ser atribuído só ao Presidente...! Responsáveis são aqueles que o orientaram a desprezar a importância do Coronavírus e que lhe disseram tratar-se de uma virose qualquer e que que logo se resolveria espontaneamente...! Ele, obviamente, foi mal assessorado e a teimosia e a soberba o impediram de voltar atrás. A vacinação salva vidas... e quanto mais cedo tivesse começado, mais vidas teriam sido poupadas....! Uma coisa para mim é certa: "Estamos num mato sem ca

Derlei Braga do Carmo -   17/10/2021 19:01:48

Está acontecendo coisas inacreditáveis no Brasil. Estamos sendo censurados por defender o governo de plantão.

Nixon -   17/10/2021 11:29:03

Prezado sr, Puggina, bom-dia. É a primeira vez que acesso seu site e já gostei do que li! Fico muito feliz em saber que Olavo de Carvalho não está só em sua luta por um Brasil mais justo e igualitário. Fico triste quando vejo pessoas instruídas da sociedade brasileira não enxergarem ou se fazerem de cegas à verdade nua crua sobre o socialismo e/ou comunismo. Apenas com a leitura de "O livro Negro do Comunismo" eu já consegui me convencer desses sistemas de governo maligno que afetaram e afetam vários países do mundo, imagina se eu tivesse mais informações como muitos dos ditos intelectuais brasileiros já tiveram. Portanto, ou é falta de amor pela própria pátria ou são pilantras descarados que visam apenas seus benefícios particulares. Já coloquei o link de sua página em meus favoritos para continuar acompanhando seus artigos, Agora mesmo irei ler o artigo sobre Cuba. Parabéns por lutar por um Brasil melhor! Jamais devemos abandonar nosso País e nossa Pátria nas mãos daqueles que só querem seus próprios benefícios sem se preocupar com o bem da Nação. Um forte abraço e até mais. Respeitosamente, Nixon Carvalho.

Luiz R. Vilela -   17/10/2021 08:03:07

É! Pensar, dá no que pensar. Penso bastante, e quase nunca consigo chegar a uma conclusão. Por exemplo: A capa da revista ISTO É desta semana, esta simplesmente aterradora, chegando ao absurdo dos absurdos, a comparar o Presidente Jair Bolsonaro, ao genocida alemão Adolf Hitler. É, muitos dirão, "pegaram pesado" com o Bolsonaro, porém todos aqueles que tem a capacidade de raciocinar sobre as coisas, logo perceberão que foi muito mais do que isso. Atentaram contra a honra e a dignidade de ninguém menos que o presidente da república federativa do Brasil. Vai ficar por isso mesmo? O ministro das notícias falsas não vai mandar prender o autor desta injúria insultuosa? E se ao invés do presidente fosse a capa da revista, com o mesmo teor, dedicada ao próprio ministro? Dá no que pensar. Penso que por essa e por outras, a política brasileira e a irresponsável oposição, já estão a atravessar o Rubicão, o que ainda pode ocorrer é totalmente imprevisível. Até agora, caluniaram a vontade, mas isto um dia pode mudar, e depois, não venham dizer que "filho de pobre não tem sorte", porque quem vive da espada, pode morrer pela própria.

FERNANDO A.O. PRIETO -   16/10/2021 05:24:30

Ótimo artigo! Muito obrigado por nos presentear com palavras sensatas, num tempo em que se ouve tanto disparate! Seus artigos são uma dos poucos textos que ainda se podem ler com satisfação!

Menelau Santos -   15/10/2021 16:02:33

Prezado Professor, achei fantástica sua última frase. E pego carona. Caramba, esse STF cansa!

Alfredo Pinheiro -   15/10/2021 15:02:52

Maravilhosa, lúcida e salutar avaliação e análise dos fatos reais, que assolam nossa indigesta e desconectada da realidade lógica/atemporal!

MARCOS ANTONIO HALLIDAY PINHEIRO -   15/10/2021 14:10:28

Reforçando: tudo passa, tudo passará.....e não termos mais lembranças desses comissariados!!!

Mara Montezuma Assaf -   15/10/2021 14:04:17

Amanhã é outro dia mesmo! Não vamos entregar a rapadura jamais! Eu fui vítima de bulling por parte de ex amigos. Na verdade nunca foram amigos, pois amigo não chama o outro de Pateta por este pensar e decidir diferente. Eu confio que Bolsonaro está fazendo a diferença e ainda vai fazer muito mais!

Silvio -   15/10/2021 13:55:20

Sábias palavras, minha admiração....