• Percival Puggina
  • 18/03/2023
  • Compartilhe:

Por que sou conservador?

 

Percival Puggina

         Minha primeira resposta a essa pergunta, no Brasil destes dias, encontra perfeita explicação em palavras de Cirano de Bergerac:

O que queres que faça? Almoçar cada dia um sapo e não ter nojo? Trazer os joelhos encardidos? Exercitar a espinha em todos os sentidos? Gastar o próprio ventre a caminhar de bojo? Não, muito obrigado!

Não, muito obrigado, mesmo! Sou conservador porque não me presto para ser aquilo em que nos querem transformar. Sou conservador porque vejo erodidos valores que tenho como sólidos e cuja eficiência comprovei em longas décadas de vida. Não sou um inexperiente nessa coisa de viver.

Sou conservador porque condeno as utopias, independentemente de quem as enuncie e sou capaz de identificar distopias, mormente quando querem me impor uma delas.  Sou conservador porque aprendo com a História, quero corrigir o que está errado, manter o que a experiência passada me comprova ser bom e corrigir o que pode ser aprimorado.

Sou conservador porque vejo o mundo cultural, a academia, os partidos de esquerda e o próprio aparelho judicial militante ocupados em dar forma a um falso humanismo que não recusa a cessação das liberdades com vista aos fins enunciados. Ou, quando piores, implícitos.

Vem perdendo muito vigor, aquele conjunto de princípios que nós, conservadores e liberais, mantemos em comum, a saber, entre outros:

- Democracia política,

- Limitação dos poderes,

- Universalidade dos direitos humanos,

- Igualdade de todos perante a lei,

- Liberdade de expressar o pensamento, ir e vir, reunir, empreender,

- Liberdade de culto e o respeito às religiões.

Tais princípios cedem lugar a um autoritarismo que, no Brasil, ganha proporções alarmantes, contaminando os compartimentos do poder. É o que percebo rotinizado, por exemplo, nas presidências das duas Casas do Congresso e de suas comissões e no topo do Poder Judiciário, com natural aquiescência do CNJ e do CNMP.

Em seu livro Teorias Cínicas, os autores Helen Pluckrose e James Lindsay, chamam a atenção para um dos efeitos desse autoritarismo: a infiltração de tais ideias no mundo acadêmico. Ali, ele desencadeia uma intolerância que se sente moralmente autorizada a liberar sucessivas tropas de choque à revolução cultural – um reset mundial cujas consequências ocupam espaços na imprensa conivente, que finge não ver as causas.

Intolerância, ativismo, ignorância, espírito de corpo e interesses pessoais na gestão do que é público ou privado fazem com que:

- a democracia perca espaço;

- os poderes sejam exorbitados;

- os direitos humanos sejam distribuídos a grupos politicamente organizados como tira-gosto de coquetel;

- a igualdade de todos perante a lei morra em abomináveis desigualdades, ou em favor de um igualitarismo de encomenda, ou sob medida, como roupa de alfaiate;

- a liberdade de culto e o respeito às religiões atinjam todos os níveis possíveis de negação e vilipêndio.

Vistas as consequências, como não perceber aí a existência de uma força motriz a impulsionar o pensamento revolucionário? É precisamente ela que promove a atual reviravolta no conceito dos direitos humanos, fracionados em pautas que mobilizam interesses grupais, sectários, subitamente convertidos em exigências morais que, ao serem enunciadas, catapultam o reclamante ao mais elevado altiplano da nobreza moral (mas não “moralista”, obviamente). Opa! Que moral é essa?

De que moral, falamos, camarada? Pode ou deve, essa “moral”, influenciar o Direito? É razoável que a moral não influencie o Direito?

Sei que abro um espaço para divergência e não penso que essa divergência vá ser resolvida aqui ou em qualquer outro ambiente jurídico ou filosófico. Jamais formarei consenso, porém, com a ideia de uma moral de arreglo, de credores autoindicados e de devedores indigitados, ou a que se chegue por acordos sucessivos, com concessões e mediações... Isso para mim não faz sentido porque nos atira nas trevas do relativismo! Sete bilhões de cabeças, sete bilhões de sentenças, sete bilhões de interesses pessoais.

Alguém poderá alegar, que estou promovendo, aqui, a defesa de um Direito Natural e, por consequência, de uma moral universal. Pois é exatamente isso! Estou mirando algo muito relevante ao conservadorismo.

Sei que o Direito Natural absorve, querendo-se ou não, a ideia de um Deus, de uma sabedoria universal, ou algo assim. Entendo que muitos compreendam isso como não adequado a um Estado laico. O problema da objeção é que ela, com o sonoro tsic de uma faca Tramontina, corta a palavra de quem fala e passa com a boiada sobre uma biblioteca inteira, que não por acaso contém séculos de sabedoria humana. Funciona mais ou menos como o moderno ter ou não “lugar de fala”. 

Por outro lado, o que vejo é que, com base na recusa ao Direito Natural por deitar raízes na tradição religiosa judaico-cristã do Ocidente, se vai legislando, mundo afora, contra a vida, a liberdade, a propriedade, a boa justiça e se afaste do debate democrático qualquer argumento rotulável depreciativamente como religioso.

Esses novos direitos, a imposição de códigos e convenções através do politicamente correto e do recentíssimo movimento woke, estão criando em pleno século XXI um deus ex-machina, difuso e confuso, com superstições, cultos e infalibilidades, com Cortes e inquisições, a controlar pensamentos, palavras e obras. Ou não? Sem lei que as defina como crime, qualquer pessoa pode ter sua vida devastada, ser jogado à desgraça por palavra imprópria ou ideia considerada politicamente incorreta.

Toda a sadia e louvável busca de realização da dignidade humana, de pluralismo, de proteção das minorias, foi deformada e politicamente apropriada para se converter em escalada à montanha do poder. Isso se torna mais evidente quando se percebe que o integrante de qualquer das frações identitárias em que a sociedade está sendo dividida só merece proteção se companheiro na militância pelo poder político.

Por vezes me pergunto: como não ser conservador vendo o colapso da democracia, o fracasso das instituições, a asfixia da liberdade, a cultura da morte, a criminalidade, a tolerância para com as drogas, o fornecimento de bebidas alcoólicas a menores, o afrouxamento dos laços familiares, a abdicação ao papel pedagógico-moral das famílias, escolas e Igrejas, a perda da noção de limites, a manipulação ideológica do sistema de ensino? Hã?

Como não acontecer tal degradação quando se despreza o ensinamento da História e os conceitos morais se acomodam e relaxam no colchão d’água das consciências deformadas? 

Percival Puggina (78), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.


Menelau Santos -   21/03/2023 22:42:55

Professor, simplesmente magnifico. Mas parece que chega até ser proibido ser inteligente e prudente hoje em dia. Acho que foi Nelson Rodrigues que dizia, "ser de direita, somente dentro de um quarto com a porta trancada e com a luz apagada". É só trocar o "de direita" por "conservador".

ODILON ROCHA -   21/03/2023 08:45:43

Caro Professor O momento é crítico, no meu entender. Mas é um crítico que adredemente planejado. Não é esboço de um plano de moleques. Vem sendo costurado e alinhavado há muito. Parece que muita gente não se importou como deveria ou fez vista grossa. O seu menu de assertivas do porquê somos conservadores foi magistral e muito bem desfiada. Não abrimos mão, custe o que custar. Não mudaremos a nossa posição. Fico a imaginar, por curiosidade, congressistas, a maioria, senão todos, lendo este seu artigo. O que lhes passaria na mente? Gostariam, odiariam, estariam de acordo, se revoltariam, desejariam, no fundo, que o país assim fosse, já que muitos ali têm família, filhos, netos, parentes? Realmente, verdadeiramente, amam seu país? Ou será que grande parte já foi engolfada pelo sistema? Não se trata de desistência ou negativismo, mas creio que o que aí está, e está por vir, não há mais volta. Não tão cedo!

Fernanda Spelta -   20/03/2023 20:22:52

Excelente sua msg. Mente brilhante que me ajuda a melhor refletir sobre ns momento atual que me deixa atordoada e triste.

SAULO MARCIO -   20/03/2023 10:37:40

Que maestria e clareza para descrever um autêntico sentimento conservador! Faço minhas as suas palavras! Parabéns Puggina! Queremos nosso país de volta!

Mauricio -   20/03/2023 09:18:45

O Politicamente correto foi o Ovo da Serpente na ruína do Ocidente.

Haroldo Gré da Silva -   20/03/2023 08:30:21

Parabéns. Mas creio que teremos de chegar ao fundo do poço para recomeçar com o que sobrar.

Danilo Mielczarski -   20/03/2023 07:55:46

Concordo plenamente com tudo que puseste, sempre com lucidez e coerência, inclusive vou replicar. Um bom dia e bom pensar.

FERNANDO A O PRIETO -   19/03/2023 05:32:46

Ótimo ! Parabéns. Deus que o abençoe e conserve, e que esse conteúdo, tão verdadeiro e construtivo, chegue aos ouvidos certos...

Lucilene Malaguth Colares Girundi -   18/03/2023 22:12:56

Parabéns Sr Pervival Puggina pelas sábias palavras. Não podemos nos aquietar diante de todas as distorções catastróficas que vem acontecendo em nosso país.

Socorro Braga -   18/03/2023 16:17:34

Parabéns Prof.com este recado me convenço ainda mais de ser Conservadora e querer direcionar o que posso fazer.Execelente...

Aurea Cassettari Camara -   18/03/2023 12:36:00

Brilhante, como sempre!