• Percival Puggina
  • 03/04/2024
  • Compartilhe:

Qual o problema dessas pessoas?

 

Percival Puggina

           Quantas horas no sofá assistindo à Globo são necessárias para levar um ser humano a esse estado de atrofia emocional?

         Minha esperança no Brasil perdeu alguns palmos de amplitude quando li no site do Senado que o placar da pesquisa on line sobre o projeto de anistia do senador Mourão contava 540 mil votos a favor e 532 mil contra. Meu Deus! O que tantos filhos teus têm na mente ou no coração que são capazes de achar de boa justiça sentenças de 14 a 17 anos de prisão para os capturados nos arrastões dos dias 8 e 9 de janeiro de 2023? Passou-lhes pela cabeça que aquelas pessoas – cuja imensa maioria estava pacificamente na praça manifestando opinião num ato de presença – têm família e têm direitos? Que efeitos daninhos produzem nas mentes essa política desajuizada e essa justiça politizada, que tomam para si tanto dinheiro e proteção? E note-se: são os mesmos cidadãos que, de repente, surgem cheios de amor para defender o desencarceramento de bandidos condenados por juízes com a cabeça no lugar!

Esses mesmos que aplaudem com as mãos as condenações em massa, prisões preventivas sem fim, sigilos e espalhafatos do STF afirmam, com a lógica dos cotovelos, que “no Brasil se prende demais”, exceto se os presos forem adversários, bolsonaristas “da direita” ... Como consequência, o Brasil, hoje, tem mais presos políticos do que Cuba. Do que Cuba! Devem achar que os companheiros do regime cubano amoleceram; contudo, “hay que endurecerse”, como receitou seu bem amado Che Guevara.

Não lhes ocorre clamar por penas mais graves quando um estuprador de vulnerável é condenado a somente 10 anos de prisão, dos quais apenas uns poucos serão cumpridos em regime fechado.

Ideologia maligna essa que protege criminosos e os reintroduz nas cenas dos crimes enquanto criticam a polícia, se dedicam a assassinar a reputação de gente de bem e combatem tudo cujo Valor se escreva com “V” maiúsculo.

Quantas horas no sofá assistindo à CNN são necessárias para levar um ser humano a esse estado de atrofia emocional?

Mesmo que lhe tenham tomado a esperança, caro leitor, lembre-se de que muitos se expõem para mantê-la viva. Fazem isso por eles mesmos, claro, e por você. Os acontecimentos são meus grandes motivadores. Sempre aprendi deles e neles nutro meu ânimo, aconteça o que acontecer.

Percival Puggina (79) é arquiteto, empresário, escritor, titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+. Membro da Academia Rio-Grandense de Letras.

*      Sobre a pesquisa de opinião a respeito do projeto de anistia: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/160575


José Normando Gonçalves Meira -   09/04/2024 08:44:51

Parabéns pelos textos sempre relevantes, corajosos e coerentes! Sempre os compartilho...

Menelau Santos -   05/04/2024 13:50:02

Parabens, Professor, pelo teu texto. Estamos num tempo em que ficamos com nojo das práticas nazistas, mas as vezes sem saber, aprovamos coisas piores.

José Nedel -   04/04/2024 16:12:57

O stf está usurpando o poder da justiça de 1º grau de julgar pessoas sem foro privilegiado. Cadê a OAB nessa questão, silêncio sepulcral ?

Danubio Edon Franco -   04/04/2024 16:09:29

É difícil de acreditar no resultado da tal pesquisa. Neste ponto tens, como sempre, inteira razão. Mas eu pergunto, para que a pesquisa? Se terroristas e assassinos foram anistiados sem qualquer consulta à população brasileira; inclusive se organizaram politicamente e muitos deles, hoje, ditam regras e defendem a punição dos desordeiros, pois de uma desordem não passou o 8 de janeiro, como se golpe aquilo fosse. De qualquer forma essa pesquisa revela o lado cruel de uma boa parte do povo brasileiro, dirigido e dominado pela chamada grande imprensa, cujos órgãos desde a eleição de Bolsonaro passaram a conspirar pela sua queda e continuam a fazê-lo, agora, para que não sobreviva politicamente. A triste constatação é que o golpe foram eles que deram e continuam a aprimorá-lo dentro de uma aparente legalidade com interpretações estapafúrdias da Constituição Federal. A continuar assim eles escreverão uma nova realidade constitucional sem mudar uma linha da Constituição, sob o aplauso da Rede Globo de Televisão e jornais, que se encarregam de divulgá-la e legitimá-la tal como fez quando da Revolução de 31 de março de l964. Porém, não será surpresa que venha posteriormente, como já o fez, desculpar-se pelo mal que ajudou a criar e sustentar. Não podemos desistir e conto com tua pertinácia em defesa do estado de direito.

rogerio pocebon -   04/04/2024 13:53:55

muito estranho esse numero tem algo errado os mesmos manipulam tudo, tem gente demais apoiando ,naõ esta natural ,alguem manuseou os numeros e o faz em outros lugares,

JOSE FRANCISCO CANCADO BRAGA -   04/04/2024 08:46:58

Sugestão: Deixe o link da pesquisa do senado anexo para quem quiser se posicionar

Carlos -   04/04/2024 08:34:14

No início dos anos 70, eu não via a globo porque ela só mostrava (e ganhava muito com isso) um lado da moeda. Nos tempos atuais, faz a mesma coisa. Mantenho minha conduta.

FERNANDO A O PRIETO -   04/04/2024 06:37:47

Que Deus tire essas pessoas da lavagem cerebral a que foram submetidas. E nós, que tenhamos a humildade de reconhecer que NINGUÉM está a salvo desse processo mental perturbador, se não exercermos constante atenção ("Vigiai e Orai") ao que está acontecendo, sem desespero e desequilíbrio, confiando em Deus.

Luiz R. Vilela -   04/04/2024 00:21:39

Aqueles que são chamados de "formadores de opinião", ou seja, tem um microfone a sua disposição e um salário para fazer com que as pessoas que os ouvem acreditem no que dizem, na verdade são bocas alugadas, que na maioria das vezes, nem eles mesmos acreditam no que propagam. Hoje o tal "jornalismo engajado", tem sintomas de "catequese política", jogam em um dos lados políticos, quase sempre a soldo, sem ter a preocupação de estar prestando um desserviço ao pais. É tudo interesse material. Quem tem capacidade de raciocinar, logo vê que certos jornais e televisões, são "vendilhões do templo", vendem suas almas ao diabo, porque são incompetentes no enfrentamento diário com a concorrência, então é buscar um "padrinho" que tenha acesso a bolsa da viúva, de onde o dinheiro sai fácil. Uma lástima. Parece que o engajamento político virou "tábua de salvação" para muitos, que sem o dinheiro público,morrem. São os parasitas de sempre.