• Percival Puggina
  • 12/12/2021
  • Compartilhe:

QUANDO AINDA NÃO NOS HAVIAM ENLOUQUECIDO

 

Percival Puggina

Estrela brasileira, no céu azul, iluminando de norte a sul,

mensagens de amor e paz, nasceu Jesus, chegou o Natal,

Papai Noel voando a jato pelo céu,

Trazendo um Natal de felicidade, e um ano novo cheio de prosperidade.

Varig, Varig, Varig

         Não é preciso ter cabelos brancos para lembrar um dos mais notáveis jingles brasileiros, o famoso comercial com que a Varig marcava os fins de ano ao longo do século passado. Bastava entrar na telinha das TVs a frase cantada “Estrela brasileira” para adultos e crianças entrarem juntos na canção de Caetano Zamma.

Era um primor. Tão simples quanto marcante. Num tempo em que os comerciais terminam e a gente fica se perguntando – “Era de quem, mesmo, esse anúncio?”, o da Varig transcorria inteiro com todos sabendo de quem era, cantarolando junto e lá no final, vinha a assinatura em três notas musicais, cada uma repetida, rapidamente, três vezes: dó, ré, mi bemol. Por vezes, nem o nome da empresa era cantado. Não precisava.

Os mais idosos, que o assistiram ao longo das décadas, dificilmente deixarão de se emocionar ao recordá-lo. Aqui na minha volta, ao menos, não escapou ninguém. As lágrimas me rolaram mais intensas, porém, ao perceber que nesse meio tempo não perdemos apenas a Varig. Ficaram pelo caminho tantas virtudes e tão estimados bens de alma nacional de cuja perda essa canção dá testemunho e lamenta, com letra e música!

O jingle ia ao ar, era saudado pela leveza e beleza e lembrava que o Natal marcava universalmente o nascimento de Jesus. Durante o dia 25 de dezembro, paravam as fábricas; brilhavam mais as luzes e as ruas; na guerra, sustavam-se as batalhas, silenciavam-se os canhões e confraternizavam beligerantes trincheiras.

É assim por ser Natal! Não é por “Boas Festas”! E é Natal porque nasceu Jesus! Ou é isso ou é um dia qualquer!

O diabólico “politicamente correto” enlouqueceu o Ocidente. O formidável furto do Natal é um dos maiores golpes do século! De repente, fomos convencidos de que o presépio exposto ao público é uma ofensa aos olhos de quem tem outra cultura. Comprou-se por dois vinténs de suposto “avanço civilizacional” a ideia de não ser adequado festejar o Natal cristãmente numa sociedade multicultural. Para que acabemos sem cultura alguma e sem qualquer tradição, isso nos veio imposto, lenta e subliminarmente, contra a tradição e a cultura da imensa maioria da sociedade brasileira.

Enlouqueceram-nos! Em estado normal, a mente humana não aceita essa empulhação, não vai para o brete onde aquilo que realmente a humaniza é dilacerado, trinchado até que se torne irreconhecível.

Aos que, usando seus poderosos meios de comunicação e podendo resistir se omitem e submetem, uso a frase da garota Greta: “How dare you!” (Como vocês se atrevem!”).

Percival Puggina (76), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 


Félix Maier -   16/12/2021 23:30:14

Caro Puggina! Postei seu esclarecedor texto no Facebook com o comentário abaixo. Feliz Natal! Feliz aniversário, Menino Jesus! Natal é Jesus, não Papai Noel Félix Maier Saiba por que acabaram com o genuíno espirito do Natal, nesse esclarecedor texto de Percival Puggina, no link abaixo. Uma data que deveria comemorar o nascimento de Jesus, nosso Salvador, não prestar homenagem ao ridículo barrigudo Ho! Ho! Ho! Hora de dar um chute no "politicamente correto" do mimimi multicultural e no bumbum de Papai Noel, e festejar a data do aniversariante mais famoso de todos os tempos: o Menino Jesus. Leve seus filhos e netos para contemplar a beleza de um presépio, do menino na paupérrima manjedoura, velado por Maria, José, pastores, os três Reis Magos, tendo por aquecimento na noite fria o bafo de vacas e ovelhas, sob os cantos de anjos celestiais, "Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade". Não leve seus filhos e netos para sentar no colo de Papai Noel, um pirata colocado por pagãos e comerciantes sem escrúpulos no calendário natalino, para fazer esquecer que somos cristãos. Parabéns, Menino Jesus, por mais um aniversário!

Luiz R. Vilela -   15/12/2021 08:59:15

É, são realmente tempos de loucuras explícitas. Agora mesmo, fica-se sem entender o que acontece neste Brasil. Quando estava encarcerado, o ex presidente Luis Inácio Lula da Silva, foi solto graças a uma manobra feita no STF, que mudou o entendimento da prisão em segunda instância, para o transito em julgado do processo. Com a medida, foram soltas muitos criminosos que deveriam já estar cumprindo pena, acreditando-se que foi até um exagero o novo entendimento, porque logo em seguida este mesmo tribunal declarou a décima terceira vara de Curitiba incompetente para julgar o caso, e de lambuja, ainda declararam o ex juiz Sergio Moro, parcial. Foi um verdadeiro contorcionismo jurídico. Agora, vem o inacreditável. O presidente do STF, cassou o habeas corpus dado pelo tribunal de justiça do RS, e mandou prender os condenados no processo da boate Kiss, julgados em apenas primeira instância, e que estavam soltos, justamente obedecendo ao entendimento do próprio STF. Independente do mérito da questão, o que se imagina é a incoerência na aplicação do entendimento do STF, que por obrigação deveria seguir seus próprios critérios. É a isso que chamam de a igualdade de todos perante a lei? Ou o tribunal pode tomar decisões diferentes para os casos, porque entendimento não e lei, é vontade? Realmente estamos em época de loucuras.

EDISON BECKER FILHO -   14/12/2021 14:55:43

Feliz Natal! A mais de 2 mil anos Deus nos enviou seu filho para nos ensinar sobre seu Pai, sobre a vida e a morte. Esta data jamais deixará de ser comemorada. A fé em Deus é inabalável. Devemos sim lembrar e combater aqueles que zombam, que desmerecem os ensinamentos divinos. Devemos louvar a Deus por tudo que coloca em nosso caminho. Nossa fé combate qualquer tipo de obstáculo que podem colocar em nossa jornada de vida. Graças a Deus podemos escolher!

Flantenor -   14/12/2021 12:42:07

Muito bom recordarmos coisas boas como esta, parabéns ao escritor, a você que postou, a você que compartilhou. A todos, votos de um feliz Natal, que Jesus tenha um lugar especial em seu, no meu, nos nosso coraçãoes.

José Rui Sandim Benites -   14/12/2021 10:29:54

Agir e/ou falar o "politicamente correto" é fazer o caminho das ovelhas. Tiram nossas identidades e nossa liberdade de falar e agir. Temos que seguir a cartilha. O ministro indicado para o STF. Não seguiu a cartilha do "politicamente correto". Deveria indicar um ateu. E as pessoas falam no que acreditam. E usam uma terminologia do "terrivelmente evangélico". E pinçando o que lhe convém. Ora, o ministro indicado, era advogado concursado da AGU desde 2000. Tem doutorado em Ciências jurídicas, chefe da advocacia geral da União (AGU). Pelo que sabemos é brasileiro nato, tem mais de 35 anos e menos de 75 anos, tem notável saber juridico, tem reputacao ilibada e foi aprovado no Senado Federal e nomeado pelo Presidente da Republica. Consta um currículo invejável, mas o que lembram é do "terrivelmente evangélico". Por que o ministro estudou teologia e é pastor presbiteriana brasileiro. A inoportunidade é de quem vem no site de conservadores e liberais, defender o "politicamente correto".

Eustaquio Antunes Ferreira -   14/12/2021 05:03:16

Exatamente assim.....

Maria Cristina da Silva Fernandes -   14/12/2021 00:28:46

Mais do que a nostalgia, me vem um turbilhão de emoções, que fazem eu me sentir impotente, e me fazem pensar, para onde e para quê está se encaminhando a nossa sociedade, a sociedade mundial. Estamos perdendo a condição de humanos, estamos sendo transformados em "hominions", transgenicamente modificados, e pior de tudo, sem a marca timbrada de Deus. Na completa apostasia!

Carlos Joaquim Alves da Fontoura Rodrigues -   13/12/2021 19:21:46

Sensacional e amorosa lembrança. Parabéns Perecival...último cavaleiro da Távola...

Ana Lucia -   13/12/2021 17:29:26

Bateu uma saudade...

suely m pfeifer -   13/12/2021 16:47:16

que lindo ... temos que fazer estes resgates todos os dias ...

carlos edison domingues -   13/12/2021 16:22:04

A minha de LUA DE MEL continua, quando começou há 58 anos, num DC-3 da VARIG, voando de Santa Maria para Porto Alegre. Carlos Edison Domingues

Clauceni ParraguirPinto -   13/12/2021 15:20:26

É verdade tudo que o brilhante autor diz. Através desta infâmia do "politicamente correto" foram nos enfiando goela abaixo estas mediocridades. Cabe a nós na privacidade dos nossos lares mantermos a tradição cristão e deixar que eles se embruteçam no recôndito de suas almas pervertidas.

Norberto Jorge Negrini -   13/12/2021 15:04:51

Sempre prometi a minha esposa, filha e filho que um dia levaria eles em uma viagem de avião pois desde meu primeiro vôo fique apaixonado por andar de avião,eis que em 1990 Collor de Melo bloqueou minhas poupanças,como achei que nunca mais veria minhas reservas e uma agência de viagens aceitava cruzados bloqueados, realizei dois sonhos de uma vez só, nós 4 fomos para a Disney e minha esposa e meus filhos andar de avião e a surpresa fomos de VARIG no Jumbo 747 a viagem da minha vida.

Maria Carvalho -   13/12/2021 12:14:21

Excelente, como sempre, mestre Puggina!! Vergonhoso como nos asfixiam !! Estamos debaixo de um " feitiço", pois se não é feitiço, como explicar tamanha submissão????

Décio Antônio Damin -   13/12/2021 11:12:13

Todos, cristãos ou não, encontram no Natal motivos para se sentirem um pouco mais humanos e tolerantes...! É a confraternização da humanidade...Que bom,,,! Só isto já justifica a sua comemoração...

Heitor Rosa -   13/12/2021 10:46:54

A VARIG transformou-se em símbolo da nossa saudade por tempos mais racionais. Parabéns por sua lúcida e humana crônica.

Carmen Lucia da Rocha Xavier -   13/12/2021 10:03:33

Texto brilhante! Retrato da mediocridade que tornou-se a humanidade

Ivani Lima -   13/12/2021 09:45:51

Preencheu meu coração e meu olhos de beleza, mais uma vez!

Joao Filho -   13/12/2021 08:57:17

Parabéns, na medida do possivel sou seu leitor de carteirinha, palavras certas e conscientes que precisam urgentemente servir de modelo e lição para a imprensa marrom ou mercenária, parabéns e por favor continue.

Enio Sandler -   13/12/2021 08:23:35

Meu querido Puggina Como não ficar triste, muito triste, de trancar as lágrimas? A VARIG era tão nossa, voava dentro de nós.

Marcia Pavelosk -   12/12/2021 13:29:51

Como sempre suas palavras recheadas de conhecimento e sabedoria encontram eco no meu coração, e eu sinto que não estou sozinha. Desejo que a Luz do Menino Jesus te ilumine e abençoe! Feliz Natal

Ivam Carlos Torres da Luz -   12/12/2021 13:06:25

E depois de algum tempo acrescentariam ao comercial: cruzeiro, cruzeiro. Somente a viagem, nada mais, era o passeio. O destino e a estada, secundários. O retorno, ansiosamente, aguardado. Ah, uma aventura no ar!