• Percival Puggina
  • 28/03/2022
  • Compartilhe:

Roberto Jefferson e os “riscos” à ordem democrática

Percival Puggina

 

         O ex-deputado Roberto Jefferson está em prisão domiciliar, com tornozeleira, proibido de conceder entrevistas sem autorização judicial, de receber visitas de pessoas que não sejam familiares e de manter comunicação exterior, inclusive em redes sociais. É uma não pessoa.

Na opinião da PGR e dos ministros do STF que lhe recusam habeas corpus, o deputado, com vasto prontuário de problemas de saúde, é um tipo perigoso à democracia e às instituições. Em liberdade, supõem, fará por conta própria o que as Forças Armadas, por meio dos comandantes que falam por ela, há mais de seis anos reiteram que não farão.     

A seus carcereiros, deve ser vantajoso manter a hipótese de que Roberto Jefferson tenha esse poder e fantasiar sobre a eminência de tamanho risco. O poder a ele atribuído aumenta o poder de quem o mantém preso sem julgamento. A fantasia dá motivos aparentes para o STF inibir outros e para a deusa Themis exibir o fio de sua espada ante algo que deveria ser resolvido noutro foro e por outros meios.

Na minha perspectiva, é a sequência de atos de natureza similar que põe a democracia em risco e as instituições em descrédito. A criação de mártires é grave sintoma numa ordem institucional que se pretende democrática. As democracias não criam mártires e os nossos estão fazendo fila.

Percival Puggina (77), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.


DONIZETE DUARTE DA SILVA -   01/04/2022 21:02:16

É o que da povoar o STF com jagunços vestidos com toga. Entra-se para o mundo do direito por amor à justiça. Mantém-se nele aqueles que têm amor ao poder.

carlos edison domingues -   30/03/2022 10:19:47

PUGGINA. A minha decepção não é com os Ministros do S.T.E., que não foram escolhidos pelo povo, e fazem discursos, homenageando à artistas comprometidos com candidatos ladrões do dinheiro público, mas sinto-me desmoralizado e descrente com o Poder Legislativo, cuja covardia envergonha a Nação. Carlos Edison Domingues O.A.B. RS 3.626

José Schulte -   29/03/2022 19:32:00

Isto prova que o bem sempre sofre a perseguição do mal. Em tempos cinicos como os que vivemos, os que defendem o certo, são encarcerados. Os maus estão soltos. Já diziam os condenados pela corte Nazista de Hitler.

Delmindo Schreiber -   29/03/2022 11:51:41

Verdade dita, sobre a prisão de Roberto Jefferson, põe a democracia em risco, as instituições em descrédito, uma democracia em questão?

Rachel Vaccari Vassao -   29/03/2022 10:59:52

E ainda tem quem não acredite que estamos vivendo uma ditadura judicial (a pior), sem ter a quem recorrer, já que nosso Senado está oprimido pelo STF. Até onde vai essa situação?????

paulo roberto kherlakian -   29/03/2022 10:16:00

O Alexandre de Moraes sob a cumplicicidade de seus pares esta conseguindo transformar o STF numa instituição à margem da lei maculando a imagem do judiciario e de quebra, trazendo insegurança juridica que afeta diretamente os negócios e a credibilidade do país a investidores estrangeiros. Quando alguém acabará com esse festival de bizarriçes ilegais?

José Rui Sandim Benites -   29/03/2022 09:36:33

Sim, vivemos numa democracia planejada. Que nem um jogo de xadrez. Mas quem mexe as peças é um lado do tabuleiro. Vê se me entende. Mudam a competência do juízo da lava jato. De Curitiba para Brasília. Deixaram o juiz de Curitiba como incompetente para julgar processo. Se isto fosse o suficiente, disseram que o juiz era suspeito. E com isto fizeram que as provas coletas na primeira instância ficassem imprestáveis para novo julgamento. Assim, absolveram de todas as acusações o ex-presidente. E quem mantém a cartilha, tem a convicção que seria a maneira de derrotar o atual presidente. As peças do jogo de xadrez da política estão postas. E acreditam na popularidade do ex-presidente. E no processo eleitoral de outubro querem dar o xeque-mate. Nada pode duvidar do processo eleitoral. A democracia planejada nao admite. Se levantar a voz é pura fake new. Vamos ver os acontecimentos. Quiçá o tiro saia pela culatra.

José Pereira dos Santos -   29/03/2022 09:21:15

Eu considero um absurdo o que foi imposto ao Sr. Roberto Jefferson. Fere os direitos Constitucional do Cidadão supra- citado. Ninguém merece ser alvo de tamanha injustiça como essa !

Ronaldo Tenório -   29/03/2022 08:41:20

Com certeza Roberto Jefferson ressuscitará do mortos muito mais forte. Enquanto aguardamos visualizamos novos horizontes, Bolsonaro mais quatro anos.

Menelau Santos -   28/03/2022 22:56:22

Qual a diferença dessa situação para aquelas que vivemos num passado recente, sob a ditadura militar?

Cláudio Belau -   28/03/2022 18:07:53

Muito boa, uma clara mensagem de que o comunismo não vale a pena em nenhum momento da humanidade.

José Maria Rodrigues de Vilhena -   28/03/2022 17:31:31

Amigo Puggina, minha mãe , que era uma gaúcha da cepa, me dizia> " quanto mais tu te abaixas mais el cúlo se te aparece ". A nação brasileira se abaixa para qualquer um. Os heróis meu caro, os ~verdadeiros heróis são traidos e desaparecem tristemente, feridos de morte pela inveja emedo de quem os devia apoiar.

Andrade Junior -   28/03/2022 12:41:43

Lamentável que assistamos aos mandos e desmandos do Tirano Alexandre Moraes e seus asseclas de forma pacífica. Esse STF tem que ser mudado. Deixa impune os criminosos e persegue os inocentes.