• Percival Puggina
  • 26/03/2022
  • Compartilhe:

Sobre o assunto aquele

Percival Puggina

 

         O fato é que estamos sob censuras e ameaças. Existem questões importantíssimas a respeito das quais é perigoso falar. Quem criou isso – pasmem! – foi o ... . Esses temas, quando mencionados, acionam controles no território patrulhado das redes sociais e nas agências de checagem; ouve-se o bater de pregos no cadafalso do ... e alguns dos seus ... entram em surto.

É o caso do assunto que quero abordar, tomando as precauções necessárias, como percebem, porque não sou louco, não rasgo dinheiro e entendi os recados. Vêm daí essas lacunas que, prudentemente, estou deixando no texto, confiando em que o leitor, com o discernimento que tem, fará a sua parte. Peço que não me levem a mal pelo trabalho que lhes estou atribuindo, mas fazer o quê?

Refiro-me àquele dispositivo adicional que permite a ... dos votos. Isso está fora de questão para as próximas ... , mas nesse mundo de incertezas que se instalou no país, parece que o tema veio para ficar.

Beira as raias do inacreditável saber que o topo do poder ... até hoje não tenha percebido o efeito de sua rasgada interferência num tema de natureza legislativa e de tanto interesse para a legitimação do poder político em todas as suas dimensões. Inclusive, por tabela, para o próprio ... .

Como esquecer a substituição de quase duas dezenas de representantes partidários na CCJ da Câmara dos Deputados? Como esquecer que o fato ocorreu logo após a visita do presidente do ... ? Como esquecer que essa visita reverteu um quórum que até então era favorável à adoção das ... com o tal dispositivo adicional que permite a ... dos votos?

A extrema imprensa considerou aquilo expressão visível da independência e harmonia dos ... . Eu não. Na minha perspectiva foi um ato de invasão do espaço aéreo e terrestre de outro ... .

O que ouço no meu círculo de relações, expressa, também, o sentimento de que uma ... sem possibilidade de contagem dos ... tem significado a realização do sonho de consumo de quem organiza esses eventos. Usadas desde o longínquo ano de 1996, ano em que a GM lançou o Corsa e ano de lançamento do celular Motorola Startac de tampa e anteninha, as ... brasileiras são a segurança de ... sem possibilidade de encrenca, atraso e retrabalho. A menos que um ... resolva se instalar no meio dos computadores do ... .

Percival Puggina (77), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 


carlos edison domingues -   31/03/2022 09:12:06

PUGGINA ! Se vivemos em um Estado Democrático de Direito, onde está a Liberdade de Expressão ? Carlos Edison Domingues

Ronaldo Tenório -   29/03/2022 08:34:19

Excelente o artigo mesmo cheio de reticências, o bom leitor interpreta facilmente. Sinceramente, não acredito que eles irão interferir no processo de eleição 2022, o Exército estará presente e, "quem tem ... tem medo". Acho que precisa o Bolsonaro ganhar a eleição e tudo vai mudar, ele estará mais forte. Portanto meus amigos é Bolsonaro ou Venezuela.

ARTUS JAMES LAMPERT DRESSLER -   28/03/2022 11:33:13

A BORDO DO FRAGATA DE GUERRA DO STF JÁ ESTAMOS VENEZUELANDO

Edison Farah -   28/03/2022 09:41:39

Qualquer pessoa com 2 neurônios já entendeu que houve um golpe do STF em 01/0/2019, primeiro dia do governo Bolsonaro. A questão crucial é que, pelo visto, contam com o beneplácito das FFAA, pois permitiram este golpe. E assim sendo, caminhamos inexoravelmente para a venezuelização do Brasil, como aconteceu na desgraçada Venezuela, onde as FFAA foram cooptadas pelos crime transnacional que domina a esquerda latino americana. Oxalá Deus se apiede do Brasil.

Yracema Machado -   28/03/2022 08:17:06

Perfeito!

Menelau Santos -   27/03/2022 23:55:03

Professor, maravilhoso seu texto sobre...Temo que se o Presidente Bolsonaro perder as...correremos o risco de ler neste espaço apenas receitas de bolo!

Marcella Chneider Golovaty -   27/03/2022 08:11:37

Percival , “eles” estão com a faca e o queijo na mão. Vão programar os computadores de maneira a só contar votos para o Ladrão , nas porcentagens que as “pesquisas “ antecipam . Da mesma forma vão impedir a eleição de governadores , senadores e deputados federais alinhados com Bolsonaro. Estamos literalmente ferrados .

ary de almeida coelho -   26/03/2022 11:13:12

eestou de pleno acordo com o sr Pecival, até quando nossas instituições irão suportar esta ditadura!!!

Celso Ladislau Kassick -   26/03/2022 10:26:42

Para bons entendedores..... Mudaremos as maneiras mas lutaremos para que o Brasil e seu povão não sejam roubados , por quadrilheiros travestidos de mil e uma formas!