• Percival Puggina
  • 15/01/2022
  • Compartilhe:

TIRANIAS NÃO BATEM À PORTA.

 

Percival Puggina

 

O que queres que faça? Almoçar cada dia um sapo e não ter nojo? Trazer os joelhos encardidos? Exercitar a espinha em todos os sentidos? Gastar o próprio ventre a caminhar de bojo? Não, muito obrigado! (Edmond Rostand, em Cyrano de Bergerac).

         Eis o que nos está sendo cotidianamente pedido. A isso também digo – Não, muito obrigado!

Se alguém imagina que os perigos que rondam a nação chegarão batendo à porta e pedindo licença, está muito enganado. Tal expectativa é de alto risco.

Tenho lido frases escritas por cidadãos brasileiros nas redes sociais defendendo censura e prisão para quem não vacinar filhos na faixa etária de 5 a 14 anos! Tenho visto cidadãos brasileiros falando como alguns ministros do STF falam; e isso é péssimo!  Tenho visto cidadãos brasileiros entregarem espontaneamente seu discernimento, sua liberdade de pensamento e expressão e aceitarem que a verdade possa ser estatizada! Tenho ouvido aplausos à prisão de brasileiros por atos que não constituem crimes e à soltura de bandidos condenados para retorno expedito às urnas e à vida pública! A tudo assisto em uma nação que, certo dia, acreditou serem para pessoas com ficha limpa as disputas eleitorais!

Em respeito a todos os leitores, não diria o que afirmarei agora se não estivesse tão evidente que parcela significativa da sociedade entregou a liberdade e perdeu a autonomia, e essa perda já é o próprio perigo tomando posições, ou seja, desorientando corações e mentes.

Do exterior, vem a pergunta insistente: “O que acontece com o Brasil? O povo quer confiar-se a corruptos condenados?”

A resposta sai sofrida porque exige falar de um país onde as formas de autoridade – seja moral, intelectual, ou espiritual – entraram em colapso. Em muitos casos, restou apenas o poder, sem autoridade. Onde essa autoridade (auctoritas de que falavam os romanos) definha, vai-se a moral das gentes. Por erosão constante, ela definha nas famílias, nas escolas, na política, nos meios intelectuais e nos religiosos, nas cortes.

Esse não é o meu Brasil! Esse Brasil é obra de mãos maliciosas e gananciosas pelo poder. Ele, o poder, é sempre o tema, como Celso Daniel veio a saber pelo pior modo possível.

Este Brasil forma cidadãos proporcionando uma educação militante e deficiente junto com uma ruptura dos vínculos com as fontes de verdadeira autoridade intelectual e moral. Mas isso está acontecendo em todo o Ocidente, não é mesmo? E a tirania entra sem bater à porta.

Felizmente, alguns, ainda, dizem –  “Não, muito obrigado!”. 

Percival Puggina (77), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 

 


Frederico Hagel -   20/01/2022 15:40:20

Mensagem muito contundente ao povo brasileiro que está, pouco a pouco, deixando-se guiar por pessoas sem moral, sem ética, sem vergonha na cara. Gente corrupta ocupando cargos no congresso e judiciário. Parabéns pela clareza como isto foi colocado e como ocorre de fato no Brasil.

carlos edison domingues -   19/01/2022 11:28:58

PUGGINA ! Do texto que escrevestes, eu só não digo "muito obrigado" Carlos Edison Domingues

Lori Weiss -   18/01/2022 08:37:09

Quanta verdade nesse artigo! Vejo brasileiros de "olhos vendados" por diversas situações! É a censura conseguindo seus objetivos! Falando em vacinas, o povo ficou louco por elas, acharam que tudo voltaria ao normal ao se vacinarem, mas não, estamos cada vez mais sendo enganados, enclausurados, perdendo liberdade a olhos vistos, claro, de quem ainda consegue "ver"!

Décio Antônio Damin -   17/01/2022 18:26:05

O povo brasileiro, ao contrário do que quer parecer àqueles que entendem a situação, avaliando-a à luz dos acontecimentos políticos, pouco sabe dos meandros que criaram, e criam, o status quo! Ele sente na carne o que está acontecendo como o desemprego, a fome, a desesperança e a falta de perspectiva para mudar isto! Anseia por ajuda paternal do estado e deixa-se levar por falsas promessas de um futuro melhor e acha que é dono da Petrobrás, dos bancos estatais e etc...e que tais propriedades o tornam participante de uma comunidade imaginária, tal qual um torcedor de um time qualquer...! Continuará sendo enganado, lembrado nas campanhas políticas... e, depois, esquecido! Os corruptos, que deveriam estar presos, condenados que foram, aparecem nas pesquisas como favoritos mas, se forem verdadeiros os índices de rejeição, não passarão!!! É difícil mas oxalá apareça "alguém" para fazer alguma coisa elogiável, pois "ninguém" está no comando. Não podemos nos dobrar à corrupção, ao protecionismo odioso e considerar que "todos somos iguais,perante à lei" como um dos mais, senão o mais, importante princípio de nossa constituição democrática.

EDISON BECKER FILHO -   17/01/2022 18:17:59

Tenho acompanhado a tempo a dita evolução da submissão de um povo. A tempo observo que ensinaram a reivindicar, mas este ato não trás conquista pois não passa de uma falsa ilusão de que se tem direitos. Muitos acreditam que estão ganhando. Se isto fosse verdade não seriamos um país pobre com uma nobreza tão rica. A pobreza mostra o contrário. Em uma manchete do Correio Brasiliense o nosso safado ex-presidente disse que teremos que aceitar sua vitória. Fico pensando como isto está ocorrendo. Primeiro libertam o meliante. Não sei como, mas parece que a dita legislação eleitoral será esquecida para que concorra. Os ditos institutos de pesquisa começam a apontar ele como vencedor. Eu não aceito e não acredito. Mas ao mesmo tempo lembro quem é o ministro de nosso STE (Barroso). Como com um sistema tão seguro não querem comprovar o voto através de sua impressão permitindo assim seu escrutínio se necessário. Se não ficarmos atento ele voltará não pelo voto mas através da contravenção. Isto acontecendo não sei como vou reagir!

Maria Carvalho -   17/01/2022 13:05:46

As pessoas se acovardaram ....o medo da morte imposto pela Covid, arrefeceu os ânimos. O pavor de " não sobreviver" ao mal, desmotivou a luta! E tudo se tornou mais fácil para esses bandidos disfarçados de " amigos do povo". Esse será um ano de muito confronto! Nós conservadores e amantes da Pátria seremos extremamente exigidos na batalha que já está em curso. Não podemos esmorecer!!

André Godoy -   17/01/2022 09:54:21

Bom dia Professor! Para, ao mesmo tempo, parabenizá-lo pela posição assumida e pela forma de externá-la tenho que expor todo o meu temor quanto ao futuro imediato da nossa Nação. Aos quase setenta anos, não poderia de forma alguma, em tempo algum, supor possibilidade de futuro tão assustador. O exemplo e o chamamento são perfeitos: " não solto a ponta dessa corda". De jeito nenhum! Parabéns e obrigado.

Sidney -   17/01/2022 09:13:23

Quem está ; está devendo sim !!! ????

MARELICE VOLPATO SIMOES -   16/01/2022 20:33:36

Sinto uma imensa tristeza ao concordar com o Professsor. Peço imensamente à Deus que a maioria não esteja assim e que possamos, mais uma vez, eleger um político honesto, que possa continuar a limpeza em nosso país...

Valério de Castro Ferraz -   16/01/2022 16:59:25

Puggina, excelente como sempre. Precisamos de h omens como você nesta Nação!

Thadeu Martins -   16/01/2022 16:03:34

Excelente, Mestre Puggina! ????

Luiz R. Vilela -   16/01/2022 08:20:20

Se você não confia na polícia, quando lhe acontecer alguma coisa, o que faz? Chama o ladrão? Seria mais ou menos isso que estaria ocorrendo com o povo brasileiro? Ou tem mais alguma coisa por traz da moita? O Condenado e livrado da cadeia José Dirceu, disse certa vez: " o poder não se ganha, se conquista". Não estaria ai a resposta para tudo que vem acontecendo estranhamente no Brasil? Não estariam certos "políticos" empenhados em se aboletar do poder, sem a participação do povo, ou talvez apoiados apenas por uma minoria fanatizada? O aparelhamento petista feito em 13 anos de poder, agora mostra o seu resultado, foi avassalador, suprimiram a autoridade do atual presidente, sem tira-lo do cargo. foi a tempestade perfeita. Agora passam a alardear que o autor de tudo isto que esta ai, ou quem sabe apenas executor de uma obra arquitetada por outros, é o favorito para vencer as próximas eleições. Estariam os brasileiros sofrendo da síndrome de Estocolmo, ou o caráter do brasileiro anda tão distorcido, que agir contra a determinação da lei, já se tornou a normalidade? Pelo que se esta vendo, o Brasil é o único pais do mundo, onde o crime compensa.

José Rui Sandim Benites -   15/01/2022 16:15:07

Como sempre correta a abordagem pelo Professor Puggina. E, querem um salvador da Pátria. Querem que o Estado dirigia suas vidas. Querem viver sem trabalhar. Não a vida não é conto de fadas. Querem ter capital, primeiro terá que vir o trabalho. E, vou sempre defender a LIBERDADE, a PROPRIEDADE e a FAMÍLIA.

Cléa Maria Granadeiro Corrêa -   15/01/2022 13:23:12

Percival, o assunto vacinação é emblemático: pessoas vacinadas desejando que não vacinadas morram!!! Manchete de jornal dizia que 80% de internados em determinado hospital era de não vacinados, mas não vi nenhuma dizendo que inúmeras pessoas vacinadas uma, duas ou até três vezes, foram contaminadas, muitas, internadas e algumas, mortas. Esta seria uma manchete e tanto!!

CARLOS BONASSER -   15/01/2022 13:01:28

É O RETRATO DA DESGRAÇA DO MAL QUE POR ONDE PASSOU DEIXOU RASTROS DE MORTE E DESALENTO, POR MUITOS ANOS...O COMUNISMO ASSASSINO E IMPIEDOSO...E TUDO ISSO À REVELIA DOS NACIONAIS E DO DIRIGENTE DA NAÇÃO...SOB A BATUDA DOS INCONSEQUENTES E DESQUALIFICADOS PSEUDOS JUÍZES QUE HABITAM O MORFÉTICO, IMUNDO E LÚGUBRE LUPANAR SUPREMO...ELES OS PRINCIPAIS INIMIGOS INTERNOS DO PAÍS DE HA MUITO, COMO PRESCREVE DISPOSITIVO DO QUE SERIA A CONSTITUÇÃO...

Ary de Almeida Coelho -   15/01/2022 12:54:20

Meu amigo acho que chegou a hora de nossas Forças Armadas colocarem de novo as coisas no lugar, porque as eleições serão roubadas! Abs