• Percival Puggina
  • 08/01/2023
  • Compartilhe:

Um erro descomunal (e o que deveríamos fazer)

 

Percival Puggina

         As invasões e depredações neste momento em curso na capital federal constituem um erro descomunal! Quem julgar que estou equivocado pense em Alexandre de Moraes  , em Lula, em Flávio Dino, em Rodrigo Pacheco, nos ministros indicados pelo PT aos tribunais superiores. Vocês acham que eles estão, neste momento, fazendo um exame de consciência? Avaliando suas condutas anteriores? Arrependidos? Decidindo mudar de vida? Entregando o poder aos invasores?

Bem ao contrário! Estes atos contribuirão para explicar o que esses atores da cena política faziam antes sem motivo. Agora, instigados pelo vandalismo que estamos assistindo pela TV, passarão a intensificar e ampliar suas ações! Outras garantias individuais vão para o saco e outros pagarão a conta.

Há tempos, milhões de brasileiros olham assustados para o futuro. Identificam um avanço totalitário incidindo sobre a liberdade e a privacidade dos cidadãos, sobre os direitos humanos e veem na lixeira princípios constitucionais e leis que os protegiam.

Jornalistas vítimas de assédio judicial. Seus espaços de comunicação tomados pelo Estado que, sempre insatisfeito, impõe multas, recolhe passaportes e inclui as vítimas em inquéritos que (como muito bem escreveu alguém) são as únicas coisas persistentemente sigilosas em nosso país.

Aos poucos, mas sem recuos, o país saiu dos trilhos do bom Direito e da boa Justiça. Há um terrorismo de Estado e um fedor distópico orwelliano impregna a atmosfera da vida social de inesperadas supressões de direitos. E há o silêncio com que a outrora grande mídia expressa seu descompromisso com bens essenciais à natureza humana.  Dezenas de milhões de cidadãos estão indignados, mas a indignação, hoje, se expressou de modo totalmente equivocado.

Não sei o que vai acontecer depois que eu encerrar este texto. Entretanto, preciso lembrar que dentro de três semanas assume um novo Congresso Nacional. Ele foi aclamado como expressiva vitória eleitoral dos conservadores e liberais ou, mais sinteticamente, dos não esquerdistas, ou não revolucionários, ou não petistas. Essa eleição a esquerda reconhece que perdeu.

Então me pergunto: por que, à parte da loucura de hoje, não aproveitamos esses dias para, nas bases, aí onde vivem centenas de parlamentares, conversar com eles, dizer-lhes o quanto precisamos deles para recuperar bens de altíssima relevância, como as liberdades de opinião e de expressão, para coibir abusos de que tantos são vítimas e para sustar o autoritarismo, venha de onde vier?

Esses congressistas – deputados e senadores da próxima legislatura – são nossa esperança. E Lula quer os votos deles! Cabe-nos, portanto, agir no sentido oposto, mostrando o quanto a democracia e as nossas liberdades dependem de que cumpram o compromisso assumido com quem lhes confiou a representação política e foi explicitado no ato de posse, quando disseram: "Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil".

Percival Puggina (78), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 


Rivaldo R. Ribeiro -   11/01/2023 15:59:46

O que houve em Brasília não tem justificativa, a polícia tem que descobrir os lideres e puni-los exemplarmente. Agora culpar a esquerda por ter ganho as eleições é ridículo. Ninguém ganhou do Bolsonaro, ele mesmo se autodestruiu com sua falta empatia e seu comportamento impróprio para um Presidente da República. Tanto é que a diferença de votos foi relativamente pequena, portanto com um pouquinho mais de sabedoria ele teria ganho as eleições . Eu sempre escrevia nos meus comentários no Twitter, se o Bolsonaro perder as eleições será culpa dos bolsonaristas tamanha foi a agressividade desse pessoal nas redes sociais atraindo para si antipatia generalizada. Simpatia já muito arranhada por causa da falta empatia, amor, comprometimento no auge da PANDEMIA da Covid-19 pelo Presidente e seus comandados. Finalizando se o Bolsonaro fosse um pouquinho mais humano naquela época. Sem dúvida ele teria ganho as eleições. Mas se julgou acima de tudo e de todos. Caindo na sua própria armadilha. Lembro que não sou petista e havia votado no Bolsonaro em 2018, mas tenho parentes que trabalha na saúde e o que eles relataram foi triste, muito triste... Não seria mais possível votar em alguém tão desumano...

Felipe Pereira -   11/01/2023 00:40:26

O caráter fanático e intelectualmente medíocre dos movimentos bolsonaristas é uma desgraça que tende a aumentar cada vez mais o poder estatal da esquerda marxista. Qualquer um com dois neurônios sabe que manifestos púbicos só funcionam com um plano estruturado e principalmente apoio de atores políticos, da mídia. As micaretas em Qgs não tinham nada disso. A acefalia deixada pelo mito covarde e fujão deu lugar aos infiltrados, alguns talvez há anos. Desencadeou-se o desastre, os imbecis e ignorante caíram na trampa, agora atos cada vez mais violentos da corte golpista serão exaltados e quaisquer vozes dissidentes perseguidas. Já é tempo de dissociar qualquer oposição do bolsonarismo, o qual é foi um fracasso tanto no campo econômico, com um dólar beirando 6 reais, populismo de bolsa-eleição, quanto a ineficiência no combate cultural, Bozo só fez aumentar o poder de seus inimigos latindo e latindo, mas sem fazer nada. Estava morto desde a noite de 7/9/2021. Cabe à direita e centro direita contestarem os abusos ditatoriais e recobrar a credibilidade aos poucos, distante de Bozo, hoje um cadáver político, um falastrão e fujão que usa protestos para negociar suas regalias pelas costas.

José Rui Sandim Benites -   10/01/2023 08:30:17

Vou continuar na resistência. Um projeto desenvolvimento, financiado por um Estado endividado. Sem teto de gasto. Que aumenta os tentáculos do Estado para amendrodar o cidadão. Com uma carga tributária cada vez mais alta, com indústria de multas e renovações. Criando Estatais para aparelhar mais o Estado. Um partido único no poder que irá engolir todos os outros como uma solitária (Tenia solliun) no aparelho digestivo de um hospedeiro definitovo o povo brasileiro. Estão organizados. Estes movimentos aparece os infiltrados. Não acredito que o povo trabalhador que queriam um Estado com menos corrupção tenham feito isto, ou seja, depredação de patrimônio público. Para minha opinião, foram vândalos infiltrados no movimento pela democracia que fizeram as depretacoes. Mas a narrativa deles que: "Os Bolsonaristas depredaram." As mídias tradicionais coptadas pela esquerda radical, irá ratificar. Podem pintar o Lula de ouro e colocar a coroa de rei da Terra. Para mim será sempre um simplório, recalcado, que utiliza a pobreza para ter uma vida de poder, luxo e riqueza. Mas o Criador foi sábio. Tudo nesta vida é finito. Nada dura para sempre. Ainda, vamos ver eles mesmo baterem cabeças por mais poder, luxo e riqueza.

Décio Antônio Damin -   09/01/2023 21:03:21

Político de todos os matizes ideológicos estão condenando esta atitude "trumpiana" dos inconformados com o resultado das eleições...! A discordância é própria da Democracia mas a sua destruição é condenada por todos e a não condenação da tentativa de golpe acaba por colocar a dita direita em posição esdrúxula, temerária e, mais e mais, isolada. Foi um brutal erro de avaliação de consequências...É lamentável que intelectuais renomados fechem os olhos ao óbvio!

Maurício -   09/01/2023 20:39:14

Percival Puggina como sempre descreve magistralmente o que pensamos

Edison Marcus Salles -   09/01/2023 13:45:06

Prezado compatriota, sou testemunha de 1964 e há anos acompanho o PT e sei das suas raízes bolchevistas, com foco na sabotagem em todos os sentidos. Eles finalmente conseguiram aparelhar o país, nas universidades e no governo (após uma década no poder) e agora assumem definitivamente, sem qualquer força de oposição. Gritos de ordem e mobilização já não deram resultado e agora só as forças das armas, com derramamento de sangue, poderá retomar o poder. Acreditar que um “novo Congresso” irá impedir a escalada da esquerda no poder, é ingenuidade de quem não conhece a história, pois onde ela se instalou perseguiu, prendeu, torturou e assassinou todos os seus adversários. Creio que a nossa dita “direita” está com seus dias contados no Brasil. Desculpem o meu pessimismo, mas não vejo outro cenário e lamento por meus filhos e netos.

VERA SOLETTI CANADÁ -   09/01/2023 12:56:53

Puggina, tenho muito respeito poe suas mensagens inteligentes, bem escritas, parabens, mas quanto a invasão do povo nos três poderes lhe digo, que não foi o povo da direita que fez a quebradeira, foram os esquerdistas comunistas, muitos foram presos, muitos se machucaram pedindo que eles não quebrasse nem incendiasse os setores do governo, mas quero lhe dizer que o povo tem que fazer isso, tem que tomar Brasilia o STF casa de bandidos conivente com canalhas travestidos de juizes, na camara federal só tem canalhas, bandidos disfarçados de deputados no senado tudo igual, você acha que o povo tem que aguentar todas os decretos feitos por bandidos, estamos perdendo nossa liberdade, quem é o lula? um ladrão psicopata, quem é a corja que esta no seu desgoverno, tudo ladrão psicopatas, espero que você tenha consiencia e pare de escrever mer....da contra o povo brasileiro que luta pela nossa, sua e de todos, a liberdade. AFIIIIII........

edgard alves feitosa -   09/01/2023 12:00:03

a DIREITA mostrou sua verdadeira FACE.... é tão RADICAL...tão TERRORISTA....tão ANTIDEMOCRATICA QUANTO QUALQUER EQUERDA......não há DIFERENÇA....

OCTAVIO AUGUSTO DA FONTOURA NETO -   09/01/2023 11:59:16

Parabéns Percival, tuas ideias me representam

João Francisco Costa -   09/01/2023 11:35:06

Apesar de aceitar e entender seu posicionamento, considero que isto era um fato que ocorreria de qualquer forma. Ainda bem que, até agora, não tivemos mortes. Temos idade suficiente para lembrarmos de 1960, 1964, 1968 e estamos vendo o mesmo filme, apenas que os atores agora são liberais-conservadores. Nossa sorte que evoluímos muito, como sociedade, em caso contrário estaríamos vendo a repetição das cenas que ocorreram em 1922. Obrigado pela lúcida análise.

Claudia Pinheiro -   09/01/2023 10:14:05

O senhor fez uma análise correta, mas infelizmente não acredito em uma oposição no congresso alinhada com a população que teve os seus votos fraudados. Quem fez o que fez não vai aceitar diálogo. Será/ está sendo ditadura mesmo. E o pior, este 70% da população não tem a quem recorrer. O sistema é violento.

Odilon Rocha -   09/01/2023 10:05:03

Caro Professor Assino embaixo.

Daniel José Caramori -   08/01/2023 22:20:19

Meu muito estimado Percival Puggina! Mais uma vez sua rápida avaliação foi certeira, concisa e concreta. Nosso povo ainda não está preparado para enfrentar sofrimento! Penso que podemos ter cometido um grande erro, mas não posso deixar de pensar numa grande arapuca preparada pela "Pós doutorada esquerda", que colocaria a inocente, conservadora e respeitosa direita na responsabilidade por tudo oque ocorreu de desrespeitoso, nos poderes da república neste fatídico 08/01/23. Que Deus nos ajude, e continue lhe dando sabedoria para lutares pelo bem. Grande abraço e nosso agradecimento.

Menelau Santos -   08/01/2023 20:20:11

Na mosca Professor, é tudo que a oposição não deveria fazer. O que faziam sem motivo, farão com motivo agora. Mas, como frisei no outro comentário, a esquerda conta com a perseguição STF/TSE em cima dos parlamentares eleitos: Carla Zambeli, Bia Kicis, Magno Malta, Nikolas Ferreira, Gustavo Gaye Já são todos considerados réus pelo juiz "do tapinha". Next step: cassação.

Manoel Luiz Candemil -   08/01/2023 19:12:05

A iniciativa de invasão não pode ter sido de infiltrados?