• Alex Pipkin, PhD
  • 07/04/2024
  • Compartilhe:

A verdade é o melhor contraveneno.

 

Alex Pipkin, PhD
       Semana sim, outra semana sim, a população brasileira é brindada com uma surpresa desagradável, para ser econômico. Factualmente, com descalabros e outras decisões kafkianas. A bola da vez é a Petrobras. Surreal! À desfaçatez é tão ostensiva, que até mesmo parte do partido da situação, a ex-mídia, nem mais consegue “passar o pano”.

O resultado de políticas públicas populistas, que cabalmente já se mostraram desastrosas em um passado recente, e que agora foram “revitaminadas”, está mais uma vez conduzindo a nau tupiniquim ao desastre econômico e social. Parte dos brasileiros não duvida disso. Alguns afetados pelo “nojinho” ao ex-presidente, têm se dado conta da incompetência, da mentira contumaz e do projeto de poder vermelho do desgoverno atual. Não é por acaso que a popularidade do comedor de “s” tem se mostrado tal qual a situação econômica verde-amarela. Contudo, há dois seguimentos que são resistentes ao antibiótico da verdade frente a doença coletivista rubra.

Primeiro: dentro do povaréu incauto, existem os doentes sectários ideológicos. Aconteça o que acontecer, o viés de confirmação não os deixa enxergar um milímetro para além de suas crenças utópicas e destruidoras. Se isso não bastasse, há algo muito mais perigoso neste vergonhoso contexto de tirania global.

Segundo: uma (des)elite, dona de uma “verdade própria”, de uma “democracia” que impõe aquilo que deve ser feito e seguido pelos seus súditos, do tipo “é para o seu bem”, suportada por uma classe de “intelectuais” doentes e/ou interesseiros, persiste avidamente apoiando o projeto de poder encarnado. Claro, muitos desses “intelectuais” se sentem superiores aos reles mortais de Macunaíma. Eles se creem visionários, que por idealismo e/ou interesses, acabam por sucumbir ao transparente ilusionismo.

Na luta do bem contra o mal, toda essa turma se encobre sob o véu das “boas intenções” humanitárias e progressistas do pai dos pobres, na busca pela sonhada “justiça social”. Todos aqueles que ousam ir de encontro aos seus desejos vis e suas pseudoverdades de cunho social e econômico, são taxados de fascistas, autoritários, negacionistas; a lista é extensa.

Neste sentido, nada de novo no Reino podre da Bananalândia. Os “intelectuais” são cegos para as virtudes do sistema de economia de mercado. Aquele que, de forma voluntária e colaborativa, estabelece relacionamentos entre os indivíduos e os agentes econômicos. O sistema que respeita a autonomia individual do cidadão e, fundamentalmente, o genuíno Estado de Direito. Neste há, legitimamente, liberdade individual, econômica, cultural e religiosa.

Tais “intelectuais” são, por natureza, anti-capitalistas; para eles um sistema econômico do rolo compressor de criacinhas, jovens, adultos e idosos. Como idealistas e benevolentes, desprezam todos aqueles que têm como objetivo alcançar o lucro. Pouco importa se esse lucro é ou não utilizado para o aumento do bem comum. Manda a ideologia, eles obedecem. A “novidade” é a de que algumas pessoas aparentam se ter curado da síndrome de Estocolmo.

Porém, as armas do sistema tirânico são extremamente poderosas. Mesmo que haja a erosão da narrativa do ex-presidente autoritário, homofóbico, misógino, etc. e tal, penso que somente uma completa decadência econômica possa ser capaz de trazer alguma alteração no deplorável mecanismo vermelho coletivista.

Resta-nos o que fazer? Penso eu, enfaticamente, lutar pela verdade objetiva, pela fuga ao ilusionismo, pelo real pluralismo das ideias, e pelo respeito ao contraditório. É aquilo que estou fazendo.