• Percival Puggina
  • 03/11/2021
  • Compartilhe:

A FAMÍLIA E SEUS INIMIGOS

 

Percival Puggina

 

         É provável que só com ler o título deste artigo alguém já me esteja alertando mentalmente: "Olha que o Estado é laico!". Como se eu não soubesse! Tal advertência, tantas vezes lida e ouvida, tem por finalidade silenciar quem se manifeste a favor de algo que seja motivo de apreço para os cristãos. Isso leva ao seguinte disparate: do agnóstico ao bolchevista, do iletrado ao acadêmico, do maria-vai-com-as-outras ao ministro do STF, todos podem falar sobre quaisquer assuntos, especialmente sobre moral e valores. Admitem-se, com reverências, posições das mais diferentes culturas, da txucarramãe à budista. Calem-se, contudo, os que pretendam dizer algo que guarde relação com a cultura judaico-cristã, fundadora, com a filosofia grega e o direito romano, da civilização ocidental.

O tema "família" sempre foi conteúdo importante nas posições filosóficas e ideológicas. Os principais adversários do comunismo não são o capitalismo e a vida real, mas Deus e a família. Quando imposto pela força, o totalitarismo não tolerou que persistisse na sociedade algo que a influenciasse mais do que o Estado. Quando imposto pelo domínio da cultura, centra suas baterias na instituição familiar e em Deus.  É a esteira aberta por Marx e por Engels.

Num sentido estritamente prático, sociológico, é impossível desconhecer que Deus e a família servem à sociedade, pelo amor, a ordem e a moral. Desconsiderados, restam apenas a lei, a força e o braço pesado de algum inimigo real da humanidade.

***

         Contudo, não apenas os coletivismos e os totalitarismos investem contra a instituição familiar e contra a influência de uma cultura religiosa na vida social. Também a atacam, embora por outra frente, os defensores do individualismo exacerbado, anarco-individualistas.  Afirmam que a família, por se constituir em um "coletivo" a influenciar fortemente os indivíduos, acaba opondo obstáculos à liberdade de cada um. “Culpa” que muitos atribuem também a Deus. Portanto, em benefício da liberdade de todos, é preciso reduzir a força desses vínculos.

Não é difícil perceber o que vai acontecer com a família à medida que os ataques forem prosperando e sendo adelgaçados, por vários modos e motivos, os vínculos entre seus membros. Combater a instituição familiar é atentar contra a humanidade e a liberdade. A família é essência do espaço privado, grupo humano em relação ao qual o Estado só deve agir para proteger e onde não deve entrar sem expressa e muito bem justificada determinação judicial. Ela é o porto seguro, escola do amor afetivo e efetivo, do serviço mútuo, do sacrifício pelo bem do outro, do martírio e do êxtase. Onde mais se haverá de prover tudo isso, geração após geração?

Alguém dirá que o parágrafo acima é ficcional. Que não se pode tomar a exceção por regra. Admitamos. Admitamos que o descrito é exceção e que a regra, agora, é outra. Tem-se, então, um diagnóstico sobre a quantas anda nossa marcha involuntária para alguma forma de totalitarismo.

Percival Puggina (76), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 

 


Vitorio Perozzo -   08/11/2021 12:17:43

Bom dia AMIGO PUGGINA.Comungo em gênero e número,não só com o teu comentário,mas também com os demais que comungam com esse pensamento.Para mim a FAMÍLIA E DEUS são os sustentáculos da sociedade,a coluna mestre de tudo. Só com uma família unida na FÉ E EM DEUS é que existe harmonia na sociedade. OBRIGADO

Euclides Conradim -   07/11/2021 16:53:51

Excelente análise sobre Deus e a família, e os objetivos do Comunismo. Infelizmente os militantes da esquerda estão em todos os setores e querem impor suas ideologias materialistas ditatoriais. Importante alertar e abrir os olhos da sociedade de Bem. Conte conosco. Forte abraço! Euclides Conradim

José Rui Sandim Benites -   06/11/2021 09:17:29

Excelente texto. A família sempre existirá. Embora, atacada por pessoas que provavelmente tiveram experiências ruins no seu núcleo familiar. Mas são exceções. Pois a família deve ser sempre fonte de amor, paz e bem. E na família que deve se desenvolver o indivíduo, fruto do exemplo dos pais, avós, irmãos e tios. A humanidade caminha sua direção tendo como fonte a família. É a regra. Mas nem todos tem família que deveria ter seus valores o bem estar de seus membros. Então alguns atacam a família, mais pelas suas experiências negativas. Este é meu humilde ponto de vista. E criam teorias conspiratórias para terminar a família. Como entregar os filhos ao Estado. Algo absurdo, sem nenhum fundamento. Como o Estado tivesse amor.

Nixon Carvalho -   04/11/2021 12:42:07

Seus textos são excelentes! Faço questão de lê-los e compartilhá-los todos os dias. Fico triste de ver tantas pessoas esquecendo os verdadeiros valores da Instituição Família. A família é a base e célula máter da sociedade. Sem ela nossos princípios morais, éticos e filosóficos deixarão de existir. Fico feliz em saber que ainda existem pessoas como o senhor e como eu que não desistiram de cultuar e lutar por uma Instituição que foi instituída por Deus e registrada nas Escrituras Sagradas; ou seja: a Bíblia Sagrada.

Lenice Arruda -   04/11/2021 11:13:54

A Família ainda é o alicerce , abrigo e refúgio nesses tempos incertos . e pode ser o impecilho da submissão ao coletivo insano das teorias "socialistas" . Por isso , precisa ser demonizada , mesmo que essa turma não creia em deuses ou demônios : Quanto mais jovens as mentes dominadas , maior é o poder da lavagem cerebral !

Rosângela Gatti -   04/11/2021 06:26:29

Texto maravilhoso! O senhor nos lava a alma nesses tempos tão tumultuados! Deus o guarde e abençoe! Rose