• Percival Puggina
  • 25/09/2023
  • Compartilhe:

Aborto, questão de saúde. Sexo também.

 

Percival Puggina

         Outro dia, a empresa de energia fez uma poda nas árvores de minha rua para liberar os fios de sua rede de distribuição. Enquanto apreciava o trabalho desde o terraço na frente de minha casa, percebi que eles cuidadosamente contornavam determinado galho que, se fosse seccionado, facilitaria o acesso aos galhos circunvizinhos. Ao final, ficou visível o motivo: havia um pequeno ninho ali escondido entre as folhas e os operadores dos serrotes e motopodadores com cabo telescópico cuidaram de preservá-lo, com seus ovinhos, na execução do turbulento serviço. Assim que se faz.       

O que indiscutivelmente vale para um pequeno passarinho invisível, mas cuja presença é sabida dentro de um ovo, parece não valer para um ser humano no útero em que foi gerado. Ali, ele é coisificado e disponibilizado para abate. Não existe qualquer bem imaterial que seja de meu apreço e não seja combatido pela artilharia esquerdista mundo afora e no nosso mundinho brasileiro adentro. O respeitoso e zeloso apreço à vida humana é um deles. Por isso, o mesmo sistema de saúde que desejam acionar para execução de abortos em proporções industriais, deveria ser acionado para evitá-los e atender as mães grávidas em suas necessidades.

As vozes abortistas afirmam, com razão, que aborto é uma questão de saúde pública. É uma pena que voltem sua atenção ao ato abortivo enquanto silenciam sobre o modo irresponsável como a sexualidade humana é tratada em ambientes formadores de opinião e influentes sobre os costumes:  comunicação social, cultura e educação.

As consequências são terríveis na propagação de doenças sexualmente transmissíveis, na gravidez precoce, na perplexidade com que adolescentes e jovens olham para seu teste positivo de gravidez como se não soubessem que “aquilo” poderia realmente acontecer. Elas também são percebidas na instabilidade dos casamentos e das estruturas familiares. Elas gritam no silêncio sobre as responsabilidades inerentes à sexualidade humana enquanto a meninada recebe aulas sobre anatomia e fisiologia do ato sexual.

Mais cedo ou mais tarde, todos aprendem que a irresponsabilidade, assim como a imprudência, em qualquer de suas infinitas manifestações, tem seu preço. E pagam esse preço. É moralmente insustentável que ele seja pago por seres inocentes com o não solicitado sacrifício das próprias vidas.  

Percival Puggina (78) é arquiteto, empresário, escritor, titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país.. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+. Membro da Academia Rio-Grandense de Letras.

 


Maria Helena Wallau -   27/09/2023 17:36:53

Parabéns meu amigo Puggina!!! Gostei de tudo que colocaste. Assino embaixo.

Paulo Antônio Tïetê da Silva -   27/09/2023 14:18:31

O Governo fornece preservativo, pílula anticomcepcional, pílula do dis seguinte e etc., tudo de gaça. O poblema é que tem muitas mulherres que querem engravidar na tentativa de segurar o seu "ome". A maioria deles, desaparece quando fica sabendo da gravidêz. A incoerência é que o Governo só autoriza a colocação de diu ou ligadura de trompas, depois de uma penca de filhos e vários abortos. Mas quer autorizar aborto, caso seja vontade da mulher.

felipe luiz ribeiro daiello -   27/09/2023 13:46:01

Guerrreiro não sai da luta , para apenas para descansar e renovar as energias para a próxima batalha.

Ronaldo Tenório -   26/09/2023 14:07:37

Valioso o puxão de orelhas para os abortistas, aí incluídos os "deuses" do STF, na inversão de valores no trato do aborto. A visão do Puggina é perfeita, quando preservamos um ninho de passarinho e não queremos preservar uma criança no ventre da mãe. Precisamos entender que não fosse a Lei, mães irresponsáveis que procuram o prazer no ato sexual para depois extirpar a criança no seu ventre, ficarão soltas para a prática indecente.

Elton Antônio Klein -   26/09/2023 13:08:02

Estes comportamentos da nossa "máxima" corte, somente contribuem para a degradação, a caminho, da nossa sociedade brasileira. Uma verdadeira vergonha.

Eduardo O. Bertolucci -   26/09/2023 11:40:47

Parabéns Dr. Puggina seu texto irretocável, oportuno e verdadeiro 👏👏

Rosa Maria Santos dos Santos -   26/09/2023 09:56:32

Vi em plena avenida Paulista pessoas assinando um manifesto contra comer ovos de pássaros raros, mas nenhuma quis assinar contra o aborto de bebes.

Eloy Severo -   26/09/2023 09:51:33

Muito oportuno.

MARCO ANTONIO GEIB -   26/09/2023 09:24:05

Prezado Mestre, fazer sexo é prazeiroso, faz bem a saúde e é busca constante de homens e mulheres, tanto que Deus quando criou os seres humanos determinou "crescei e multiplicai-vos" !!! Mas esta prática salutar passou a permear a sociedade com o "sexo seguro" ??? Quando o sexo seguro ultrapassa todas as barreiras químicas...vem a "gravidez irresponsável" gera um ser humano que viverá, , muitos não terão pai mãe.... e agora "ameaçado pelos abortistas" !!! O assunto complexo nos levou a encontrar um casal de jovens (não mais de 13 anos)fazendo sexo em banheiro para cadeirantes em Shopping ??? Solução do aborto é como se passar "borracha" em texto escrito a lápis, mas a vida é "escrita a tinta indelével. Aborto uma prática hedionda !!!

MARIA DA GLÓRIA FRITSCH NUNES -   26/09/2023 08:07:47

Caro Puggina Bom dia Acredito que a turma abortiva é completamente desprovida de amor próprio, tenho certeza que depois que matam seus bebês,isto deve piorar muito. Acostumaram-se com o sofrimento, se alimentam da tristeza Abraços

Menelau Santos -   25/09/2023 23:44:13

Muito bem colocado, Professor. Procuro ler suas colunas como quem saboreia uma iguaria, pois o Flávio Dino vem aí pra acabar com a festa da liberdade de expressão. Os ovos de tartaruga são infinitamente mais importantes que um óvulo humano, pelo menos na opinião da ministra. Será que de um ovo de tartaruga pode nascer um Beethoven?