• Percival Puggina
  • 09/01/2022
  • Compartilhe:

AQUI HÁ RESISTÊNCIA!

 

Percival Puggina

 

         Qual foi o principal problema enfrentado por Bolsonaro no exercício da presidência da República? Sobre a resposta a essa pergunta eu não tenho dúvida: o combate sem trégua a Bolsonaro se deve a ter ele sido eleito pela parcela conservadora da sociedade. Omisso e silencioso, esse eleitorado ganhou, com ele, súbita expressão política. E isso foi visto como ato de guerra pelos “progressistas” de todos os matizes (e de todos os países).

Fosse Bolsonaro um “progressista”, sua vida seria mais tranquila. Até então, a guerra cultural estava em curso e era vencida pela esquerda com facilidades análogas às encontradas pela máquina de guerra nazista ao invadir a Europa Ocidental.

Na vitória de Bolsonaro, porém, o Brasil disse ao mundo que, aqui, haveria resistência.

Você não enfrenta máquinas de guerra poderosas e vencedoras sem determinar reações em contrário. E elas foram severíssimas nos ambientes culturais propriamente ditos, no mundo acadêmico, nas poderosas e endinheiradas fundações da Nova Ordem Mundial, nos meios de comunicação, no aparelho burocrático do Estado e nos poderes de estado, notadamente nos Tribunais Superiores.

Bolsonaro poderia ser exatamente como é, mas se não tivesse despertado e mobilizado o eleitorado conservador – favas contatadas nas disputas entre duas esquerdas durante um quarto de século – o governo teria tido outro curso e enfrentado dificuldades bem menores.

Examine o leque dos candidatos presidenciais. Exceto Bolsonaro (PL) com 30%, todos os demais são esquerdistas e isso dá boa ideia sobre para onde aponta o ano eleitoral cuja folhinha já está rolando. Depois, olhe detidamente os nomes e conviva com a realidade: eles são tudo que os partidos políticos têm a apresentar após quatro anos fazendo fumaça e barulho, impedindo o governo de governar, atacando-o por tudo  e por nada, criando despesa para um orçamento já estourado, fazendo negócios, batendo à porta do STF para fazer “política”. Nada revela tão bem o quanto são inaproveitáveis nossas legendas partidárias do que os nomes que apresentam ao eleitorado!

Lula (PT), com 40%. É um candidato zumbi, que surfa pesquisa, mas não aparece em público e deve fugir de espelho. Seu pior inimigo é sua biografia.

O governador João Dória (PSDB), dito Bolsodória na campanha de 2018, passou quatro anos criando problemas ao presidente e conseguiu apenas 3% de intenções de voto na última pesquisa que li. 

Sérgio Moro (Podemos) está longe de ser um conservador, ou um liberal, como Bolsonaro descobriu tarde demais. Seu papel de hoje não é aquele com que o atraíram; é o que a história já lhe reservou: tirar votos de Bolsonaro para ajudar a eleição do ex-presidiário. Diante de apenas 11% de intenções de voto, seus próximos já o aconselham a disputar cadeira de senador para não ficar desocupado.

Ciro Gomes (PDT) contabiliza 7% e se vê em meio a uma calmaria, com o velame caído, sem receber uma lufada de ar que lhe permita esperar terra à vista em algum ponto de seu monótono horizonte.

A senadora Simone Tebet (do outrora grande MDB), picada pela mosca azul, fez o possível para se pôr em evidência, sempre infernizando a vida do presidente e descobre, agora, que conseguiu atrair a atenção de apenas um em cada cem eleitores brasileiros.

O senador Rodrigo Pacheco (PSD), o omisso “Pachecão”, fez muito mau uso de seu poder no Senado, ajoelhou-se perante o STF, virou as costas ao clamor popular, precisou fechar suas redes sociais, e ainda quer (?) ser presidente. Com 0,6% perde até para a colega Simone Tebet. 

Não me tiram a esperança de ter meu país de volta. Aqui resistiremos.

Percival Puggina (77), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 


Ivani Lima -   13/01/2022 15:50:14

Excelente e acalentador artigo, como sempre. Parabéns.

Lori Weiss -   12/01/2022 17:56:41

Excelente artigo, Parabéns!

carlos edison domingues -   11/01/2022 14:42:43

PUGGINA. O candidato a Presidente da República Sergio Moro deixa o Poder Judiciário, onde sempre militou, desmoralizado; deveria ser o maior defensor das sentenças prolatadas e confirmadas nas instâncias superiores. Calou-se e caiu no descrédito; não tem apoio no Judiciário. No Poder Legislativo ele só sabe que existe um Senado e uma Câmara de Deputados; talvez nunca tenha assistido um dia de debates entre os parlamentares. É de se imaginar a incapacidade dele para compor um quadro de Ministros, dentro de 20 partidos políticos. Este aventureiro é pior do que ladrão de nove dedos. A capacidade e experiência de Jânio Quadros e a trajetória política de Fernando Collor de Mello não resistiram a um Congresso minado de corruptos. Será que Sergio Moro não tem consciência desta realidade ? Carlos Edison Domingues O.A.B. RS 3.626

Constatação -   10/01/2022 22:59:25

Talvez os conservadores devessem colocar na balança a seu favor o que traria os liberais honestos: a tamanho do estado. Sim, porque aí l, em tese, só sobrariam os esquerdistas e os preguiçosos,.

globalvoter -   10/01/2022 21:45:39

O esquerdismo não e moda, muito pelo contrario. Ele já fui detectado e derrotado em muitos países, incl. fraquassou na antiga União Soviética, nem falar de Cuba, Venezuela e hoje da Argentina. Igor Schafarewitsch descreu o Socialismo melhor. Um livre que qualquer citadao deve ler! O Socialismo, resumindo, sempre acaba em Ditadura. O sistema politico que mais matou gente do próprio povo. Beira 200x milhões! (Stalin, Lenin, Mao, Tito, Honneker, PolPot, Chaves, Castro e muitos outros!) Isto, por acaso é uma historia de sucesso!? Como falou certo a Margaret Thatcher: "O maior problema do Socialismo é quanto acaba o dinheiro dos outros, que eles adoram gastar!" O Socialismo, não se engana, quer tirar o Individualismo, a Família, a Religião, a Democracia, e a Liberdade (Imprensa livre)! Ouçam os discursos de Lula no "Forum de Sao Paulo". Vejam os que fez/fizeram os Castros em Cuba e Chaves/Maduro na Venezuela E a "vaca" da Kirchner na Argentina! Voce queiram ser os idiotas dos Dominantes, Donos do Dinheiro (FED/BIZ) Então seguem as seduções baratas deles e vão coletivamente ao inferno! Os endinheirados TOP são os protagonistas do Socialismo, do Comunismo e da "farce" da Democracia! Eles que queiram a "Nova Ordem Mundial" a Ditadura Virtual! Porque gente !? O Sistema dos Bancos Centrais, na mão dele (banqueiros privados !) virou um Monopolio! qualquer monopolio "adora" a Ditadura Total, com aquela da China! Isto é o jogo. Por isto o Lula e/ou a tal Esquerda Fajuta nao pode tomar o Brasil! Pais, que fui mantido na pobreza, apesar que é um dos países MAIS RICOs do planeta. Uma camada de parasitas da ESQUERDA E (!!!) DA DIREITA mantem o Povo Brasileiro de refém! Tomara, que um dia isto seja compreendido! AMEN !

Solange Maria Fidelis -   10/01/2022 17:52:19

Queremos contagem pública dos votos.

Vania Gomes Pereira -   10/01/2022 17:41:15

BOLSONARO REELEITO SEM DÚVIDAS!!

Maria izolina -   10/01/2022 11:20:32

Acredito que Bolsonaro, com sua forma sincera de ser, me conquistou, seu jeito tosco e sincero, prefiro a verdade que mil palavras falsas, falsa piedade sem sua verdadeira eficácia.

eloina pereira -   10/01/2022 10:52:42

Bolsonaro só não ganha no primeiro turno se houver uma fraude escancarada ... que é o querem fazer, aliás. Nós, que não queremos que o país que amamos vire uma venezuela/cuba/china e afins, estaremos no pé dessa esquerda asquerosa.

Alfredo Furtado -   10/01/2022 10:42:10

Excelente! De acordo!

João Luiz -   10/01/2022 07:58:52

Puggina, Precisamos unir as forças dos conservadores, que de tão conservadores, permanecem calados; e aí está o grande mal! A esquerda e as minorias querem impor mudanças à maioria, que não não se manifesta. E tem que acordar, antes que seja tarde. Suas publicações são muito realistas! Um belo trabalho!

PERCIVAL PUGGINA -   09/01/2022 23:12:19

Respondendo a Rogério Costa: pesquisa Poder Data, 25/12/2021, segundo Gazeta do Povo.

Sérgio Sassaki -   09/01/2022 20:37:34

O Lula tem 40% das intenções de voto se fizer a pesquisa .boca de fumo e no presídio. Um cara que nem pode sair na rua que é vaiado não pode ter tudo isso de eleitores. É impossível..

Marconi -   09/01/2022 19:12:57

Te acompanho, ótimo trabalho com textos realistas, inteligentes e que contribuem para um país melhor, forte abraço.

Rogerio Costa -   09/01/2022 18:19:29

Que pesquisa foi essa que atribui 30% a Bolsonaro e 40% a Lula?

rogerio pocebon -   09/01/2022 15:04:46

o texto relata exatamente a realidade nossa ,parabens

Francisco de Assis Ferreira de Moraes -   09/01/2022 12:25:54

Desses candidatos apresentados até agora, não tenho como deixar o votar em BOLSONARO !!!