• Percival Puggina
  • 31/07/2021
  • Compartilhe:

CEGOS, OMISSOS, NEGLIGENTES!

 

Percival Puggina

 

Cegos, omissos, negligentes! Será tão difícil entender? Bolsonaro só interessa a nossos adversários por ser o único que pode impedi-los de NOS derrotar.

Desde o início dos governos militares, os conservadores e liberais brasileiros nos demos por satisfeitos e fomos cuidar de nossas famílias, negócios e lazer. Quando teve início a Nova República, que em seus primeiros minutos envelheceu no colo de José Sarney, continuamos voluntariamente exonerados da política.

No outro lado da cena, durante todo o período dos generais presidentes, em momento algum a esquerda parou de trabalhar, seja pegando em armas, seja fazendo política, num persistente trabalho de base para a conquista do poder. 

Foram 21 anos de omissão até a “redemocratização” e mais 33 anos até 2018! Estou falando de mais de meio século sem que nada fosse feito para formar opinião, influenciar os meios culturais e educacionais, criar e robustecer movimentos políticos e partidos, participar dos temas fundamentais da Constituinte, cuidar do indispensável, enfim, para enfrentar a avalanche que estava por vir.

Tão negligentes fomos que, durante 24 anos, nos deixamos representar pelo PSDB.

Agora, que o poder lhes fugiu das mãos e perderam nossos votos, os tucanos voltam a se abraçar aos mesmos radicais com quem andaram durante a elaboração da Carta de 1988. Naquele sinistro período de nossa história legislativa, PSDB e PT puxaram o cordel constitucional tão para a esquerda quanto puderam.

Quero, com esta síntese, mostrar o quanto nossa omissão e nosso comodismo, delegando a política para os políticos, foi conivente com os muitos males causados à nação pelo falso progressismo da carroça esquerdista e suas bandeirinhas vermelhas.

Quando penso na eleição de 2018 sob esta perspectiva não tenho como afastar da mente a imagem do ceguinho que encontrou um vintém.

Foi um acontecimento, um fugidio clarão nas trevas, um rápido cair de escamas dos olhos. Num flash, vimos o devir e o dever, mas esmorecemos ante as primeiras contrariedades.

Enquanto retornávamos desgostosos, enojados da política real, ao lusco-fusco de nossos afazeres, clarões de usina eram acesos por nossos adversários.  O presidente eleito não tinha um minuto de sossego. Agiam contra ele todas as demais instituições da República, todos os grandes grupos de comunicação do país, todos os meios culturais, toda a burocracia nacional, todo o aparelho sindical, todo o mundo do crime dentro e fora dos poderes de Estado,

E nós, conservadores e liberais, sem perceber que somos as vítimas reais desses ataques! É a nós que ofendem. Somos o adversário a ser derrotado. Quanto mais derrotas nos impunham, menores ficavam as manifestações de rua... Ora, o Bolsonaro!

O que desejam derrotar e recolher ao último compartimento da vida privada, até que não haja mais vida privada, são nossos valores e princípios, nossa cultura e nossa fé.

Cegos, omissos, negligentes! Será tão difícil entender? Bolsonaro só interessa a nossos adversários por ser o único que pode impedi-los de nos derrotar.

Somos os únicos que podemos nos salvar. E não será esvaziando nossas manifestações, desestimulando seus denodados organizadores que haveremos de salvar nosso país. Vamos exonerar-nos, também, de nossa soberania nas ruas? Silenciaremos nossa voz, juntaremos os punhos para que mais facilmente algemem nossa liberdade? Pela ausência, pela abstenção, pelo silêncio, gritaremos ao mundo nossa indignidade como cidadãos?

Estarei mais uma vez no Parcão, amanhã, 1º de agosto, às 15 horas.

Percival Puggina (76), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.


Eduardo Barbosa da Cunha -   04/08/2021 14:55:07

Excelentes colocacoes. De parabéns pela sensatez e clareza de pensamento. Ainda há esperança de superação destes momentos que estamos passando, vergonhosos para toda a nação e os brasileiros. A ruptura final está a caminho, só não vê quem não quer ou é um jumento. Vamos torcer.

Assis Alves Ferreira -   03/08/2021 22:16:00

Excelente texto, um grande alerta, pena que a nossa cultura e baixíssima, e isso não chegará a 20% do nosso povo, piir, a maioria só quer saber de esmolas, ficando todos mal acostumados e preguiçosos. Parabéns, pelo seu conhecimento.

Vicente Lino -   03/08/2021 17:09:59

Excelente texto em ótima reflexão. Entendo que mesmo aqueles que não gostam de Bolsonaro, estão sem alternativa, dado que a alternativa seria a volta do maior ladrão ao poder. Não há terceira via. Assim, ou Bolsonaro ou o ladrão.

Nilton Fernando Rocha Hack -   02/08/2021 20:21:15

Boa noite Sr Percival Puggina! Li seu artigo e alguns comentários, todos concordando com sua posição. Eu também concordei com suas publicações durante sua luta contra os danosos governos do PT. Porém discordo atualmente de apoio ao atual presidente pois enxergo ele um desagregador, uma pessoa que escolheu um ótimo ministério e sei lá porque, encarregou-se de desfaze-lo, mostrando não ter o mínimo tato na condução dos problemas que se apresentaram. Pessoas de reconhecida capacidade como o gen. Santos Cruz, ou Dr Sérgio Moro, ou o Dr. Nelson Teich, descartados por razões espúrias. Pela forma de agir do Sr. Presidente o PT, que estava na lona, levantou-se e hoje aspira chegar novamente à presidência. Participo como posso da campanha por uma terceira via, da campanha por alguém que una o país, que dê ao ensino a importância que ele merece, que cuide da saúde e que tenha palavra. Para mim chega dessa guerra entre direita e esquerda, prefiro o bom senso.

Mariza Salatino Mello -   02/08/2021 17:18:11

Assino em baixo em tudo que li. Realmente somos omissos e cegos por 40 anos ou mais, muitas e muitas gerações. Obrigada pelos seus escritos.

DORIVAL B. MOCÓ -   02/08/2021 15:28:24

Lúcido e brilhante, como sempre. Devemos estar sempre atentos. É como orar e vigiar sempre, para não cairmos em tentações. Mais do que simplesmente o voto impresso, o mais importante é a CONTAGEM PÚBLICA DOS VOTOS. Não se iludam, ganha as eleições quem conta os votos. Portanto, além de exigirmos que o voto seja impresso, devemos exigir também que os mesmos sejam contados publicamente.

Zergui Pfleger -   02/08/2021 12:49:51

Fico feliz, me sinto orgulhoso e estou satisfeito. Feliz por perceber que eu agi corretamente. Orgulhoso por ter tido a coragem de me inserir nas hostes petistas, para conhecer seus propósitos e, a partir de então, desde o ano de 2000, me afastar dessa ESCÓRIA esquerdista, passando a combatê-los, sem trégua, sem esmorecer. Em sua maioria a nível municipal, foram mais de 200 denúncias contra os atos irregulares por mim identificados. Ministério Público Estadual, Federal e de Contas, Tribunal de Contas do Estado e da União, Procuradoria de Prefeitos, Controladoria Geral da União, Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, dentre outras instituições, foram provocados por meio de farta documentação, sempre protocolada com a minha identificação. Estou satisfeito por constatar que agora são MILHÕES de brasileiros que também enxergaram o engodo, a tapeação, as mentiras, reagindo contrariamente contra os canalhas que se apoderavam sorrateiramente de nosso Brasil. Temos ainda muito trabalho pela frente, para tentar desmanchar as armadilhas, as teias em que nos manietaram. Não podemos desistir; JAMAIS!

Rosilene -   02/08/2021 11:54:36

Impossível conter as lágrimas. Faço minhas as suas palavras. Hoje dia 2 de agosto. Tenho orgulho de dizer eu estive lá, Copacabana, Rio de Janeiro.

Sergio Tabajara -   02/08/2021 11:47:37

Meu caro amigo Puggina, Que teus comentários sempre lúcidos sobre a situação política-social do nosso Brasil, expandam a mente da nossa sociedade, principalmente dos "dememoriados" (erro proposital: dementes + sem memória), incautos, omissos e, principalmente, dessa juventude, tanto tempo negligenciada pelos conservadores, fácil presa das esquerdas! Que a luz se faça presente! Ou teremos as trevas! Sem volta... Grande abraço!

Geraldo Guzenski -   02/08/2021 11:21:59

Que texto, Puggina! Valeu!

Raul José Ferreira Dias -   02/08/2021 10:56:01

Meu preclaro guru, Muito embora não tenha estado em POA nesta oportunidade, acompanhei emocionado toda a mobilização ocorrida, tanto no RS quanto no resto do Brasil. Concordo, mais uma vez, em gênero, número e grau, foi a nossa omissão e o nosso descaso para com o futuro de filhos e netos que permitiram com que todo o aparelhamento comunosocialista viesse a se solidificar em todas as estratificações da sociedade brasileira. VAMOS LEVANTAR A BUNDA DA CADEIRA E GRITAR! O FUTURO QUE QUEREMOS PARA AS NOSSAS FAMÍLIAS TEM VALORES E PRINCÍPIOS JUDAICO-CRISTÃOS, TEM HONRA, TEM HONESTIDADE, TEM TUDO QUE A CORJA CORRUPTO-ESQUERDOPATA NÃO TEM! Um grande e fraterno abraço. Brigadeiro Dias

João Alberto Silva da Silva -   02/08/2021 10:47:10

Cumprimento- o pela clara visibilidade politica e ideológica! O momento é de enfrentamento

Frederfico Hagel -   02/08/2021 09:04:40

Nota 10 para o artigo, estamos esmorecendo. Bolsonaro hoje é nossa tábua de salvação. Vamos apoiá-lo cada vez com mais vigor, este é o nosso dever. Voto auditável logo. Ou a força subindo a rampa.

Rejane M. Lehugeur -   02/08/2021 08:57:53

Ainda estamos tímidos uns...acovardados outros...seguimos ainda nos equilibrando aos poucos, na tênue linha da liberdade de sermos autores da nossa historia...mantendo a convicção de que Bolsonaro é nossa resposta e o voto impresso é nossa escolha.

José Antônnio -   02/08/2021 07:20:28

Esclarece nossa omissão , texto lúcido , claro e estimula ao compromisso , excelente

carlos edison domingues -   02/08/2021 06:51:57

PUGGINA ! Foi um sucesso o desfile de automóveis e a recepção nas calçadas e apartamentos em Santa Maria. O MESSIAS merece. Carlos Edison Domingues

IGNÁCIO MAHFUZ -   02/08/2021 04:36:57

PUGGINA, GRANDE MESTRE! SAÚDE E PAZ! Concordo plenamente, NÃO PODEMOS NOS OMITIR, NOS ESCONDER, NOS ENCOLHER! Não podemos "dar cancha" para o time dos esquerdopatas. Fraternal abraço, Mahfuz

Maria Alice de Souza Parpinelli -   01/08/2021 12:03:02

Se o Brasil depender da minha vontade, jamais deixaremos voltar a dormir por tantos anos! Meu Deus! Onde estávamos? Grande Puggina me sinto mal só de pensar , porque não percebemos a manipulação imposta pela esquerda?

Maria Alice de Souza Parpinelli -   01/08/2021 12:03:00

Se o Brasil depender da minha vontade, jamais deixaremos voltar a dormir por tantos anos! Meu Deus! Onde estávamos? Grande Puggina me sinto mal só de pensar , porque não percebemos a manipulação imposta pela esquerda?

Luiz R. Vilela -   01/08/2021 09:31:05

Até hoje, continuo achando que a razão sempre esteve com o falecido sociólogo Florestan Fernandes, que dizia que os petistas jamais foram "socialistas", mas sim sindicalistas tentando melhorar de vida. Essa bandeira esquerdista que carregam, é como se dizia antigamente, "para inglês ver", porque no poder, tratam logo é de enriquecer, e sempre por meios escusos. Para que uma sociedade seja socialista/comunista, precisa ser pelo menos minimamente organizada, e como a mulher de Cezar, deverá não só ser honesta como parecer honesta, e sabemos muito bem que no Brasil nunca será nem uma coisa nem outra, e que também a mentalidade por cá, é de que a coisa pública não tem dono, é de quem chegar primeiro. O perigo é termos uma ditadura sindicalista, com os ladrões se eternizando no poder.

FERNANDO A O PRIETO -   01/08/2021 05:39:35

Ótimo texto! Participemos TODOS, na manifestação e em todas as ocasiões e de todas as maneiras que pudermos, para mostrar nossa desaprovação ao que vem acontecendo e exigindo que os que escohemos para nos representar REALMENTE nos representem...Se não concordam com isso, tenham vergonha na cara, peçam demissão e deixem de receber os polpudos salários!

PAULO CEZAR ALVES MONTEIRO -   01/08/2021 01:16:56

Fantástico artigo Percival Puggina

Alba Meire Veras -   31/07/2021 17:29:20

Muito bom seu texto , amanhã iremos as ruas pelo um Brasil melhor.

Cristina Hilgert -   31/07/2021 16:42:18

Perfeito!

Alexandre Scherer -   31/07/2021 14:16:12

Texto perfeito estou divulgando por todos meios