• Percival Puggina
  • 02/07/2021
  • Compartilhe:

COMO O DIABO GOSTA

 

Percival Puggina

 

E como gosta!

Aprecio o senso de humor daqueles que, em meio aos tapetes e estofados do poder, afirmam estarem as instituições funcionando normalmente. Às vezes eu os imagino reclinados num triclinum (sofá romano), erguendo um cacho de uvas sobre a cabeça e trazendo-as à boca diretamente do cacho. Na verdade, uma sátira do que fazem com o Brasil.

As instituições funcionam como o diabo gosta. O diabo ama a corrupção, os corruptos estão por toda parte e o Supremo leva jeito para lidar com eles. O diabo acolhe no seu reino a bandidagem, cuida de sua formação, sopra-lhe nos ouvidos todas as tentações. E o Congresso, caiam-lhe em cima os xingamentos e os e-mails, chorem viúvas e órfãos, não vota a prisão após condenação em segunda instância. O diabo odeia a polícia, o promotor, o juiz. E as instituições fazem tudo para neutralizar seus trabalhos. O diabo foge da cruz e as instituições riem de quem a menciona. O diabo cultiva a preguiça e as instituições fogem do trabalho adicional. O diabo e as instituições confiam com fé cega nas urnas eletrônicas que, de modo prudente e zeloso, desmaterializam nossos votos.

Nas condenações de Lula, o povo viu as provas, tanto quanto vovô viu a uva, mas o STF deu Mandrake nelas e as anulou, todas, de uma vez só. Agora, para crime velho, só vale prova novíssima. O povo quer que o governo cumpra seu programa e disponha de mais recursos para o atendimento da sociedade, mas as instituições cuidam de si mesmas, dos partidos, de seu custeio e de suas campanhas eleitorais. O diabo, claro, ri à toa.

Sinceramente, eu podia passar a noite alinhando nossas contrariedades ante o mau funcionamento das instituições que nada ou quase nada fazem daquilo que a maioria da população quer, e em favor do quê se manifestou nas urnas e nas ruas.

Retoma-se no Brasil a temporada de crises, encrencas e injusta repartição dos prejuízos gerais. Pergunto, nossas crises são causadas:

  1. pelos agentes econômicos?
  2. pelo povo trabalhador?
  3. por alguma potência estrangeira?
  4. por fenômenos naturais?
  5. por fenômenos sobrenaturais?
  6. por falta de sorte, ou por acaso?

Ou são ocasionadas pela política segundo nos foi imposta por uma Constituição cujo caráter democrático se resume em conferir ao povo o direito de votar e se resignar por quatro anos?

Expressar indignação?  Bem, posso entender errado o que ando lendo e vendo, mas parece que a crítica a políticos, em especial ao presidente, está liberada. Já o STF só aceita a crítica reverente, com data vênia e de acordo com a verdade segundo a veem seus ministros. Quem chegou ao poder sem voto se vê como a cereja da torta da democracia.  

Percival Puggina (76), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

          


José Luiz Brogian -   05/07/2021 11:06:40

Esperar o que de um país onde a sua Constituição reza que a investidura em cargo público será feita por concurso público mas, tem uma suprema corte formada, em boa parte por medíocres advogados, indicados por afinidade político-partidária, que se colocam à serviço da destruição dos trabalhos de outros membros da justiça, nomeados após provarem sua competência, capacidade técnica e conhecimento, em provas de títulos e de conhecimento?

Vanderlei Zanetti -   04/07/2021 17:28:33

A realidade nua e crua é que no Brasil existe um grande “SISTEMA”, e este sistema, além de propiciar e incentivar a corrupção, faz com que a maneira de combater a corrupção seja cheia de artifícios jurídicos, onde nunca, verdadeiramente, os corruptos são presos e devolvem o valor roubado. Portanto, entra ano e sai ano este “SISTEMA” vem destruindo o Brasil há um longo e tenebroso tempo. E para completar não enxergamos nenhuma saída deste “Sinistro Sistema”, pois o Brasil tem dono e são exatamente os corruptos que são os donos. Mandam e desmandam com a ajuda da justiça.

Marcio Gouvea -   03/07/2021 17:23:41

Mais uma vez obrigado Percival Puggina por brilhante crônica. Eu me pergunto em muitos momentos, o que fazer para barrar os desmandos do STF. Povo nas ruas? Como mobilizar tanta gente? Pressão no Congresso? Emails para os deputados e senadores resolve? A política foi corrompida ao extremo no país nos últimos 30 anos. Os mecanismos estão instalados em todas os cantos. Agora reagem furiosamente sem qualquer pudor ou vergonha. O Presidente e os seus escudeiros estão nas cordas, e nós sem um número de vozes contundentes que nos represente no Congresso. Os CANALHAS voltarão ao poder total com o apoio incondicional dos ditadores togados? Isso me apavora......pois se os CANLHAS do Foro de São Paulo (hoje Grupo de Puebla) voltarem ao controle total........nosso futuro como nação estará extremamente ameaçado. Eles não cometerão os mesmos erros. Destruirão qualquer possibilidade de perderem o poder novamente.

Luiz R. Vilela -   03/07/2021 09:10:04

Dizem que a política, é a atividade humana mais refratária a ética, vergonha, pudor e honestidade. É um salve-se quem puder, a luta política pelo poder, comporta as mais estranhas situações, como a de um indivíduo que foi condenado por mais de dez juízes,e teve as suas penas anuladas por juízes que ele próprio nomeou, que de "lambuja" ainda condenam o primeiro juiz do caso, mas nada dizem dos outros nove juízes que lhes seguiram no entendimento da questão. Só ai já não estaria caracterizada a má fé e perseguição ao "atrevido" juiz que ousou condenar tão poderosa figura, que teve o poder de nomear a maioria dos que o livraram do processo? Tempos estranhos, o sujeito ganha eleição com maioria consagradora de votos, mas não pode governar, os minoritários não deixam e ainda o ameaçam com a perda do mandato, e a isto chamam de democracia, só porque o povo pode escolher aquele que será tutelado pelas minorias, que se unem só para atrapalhar. Agora mesmo esta CPI que "rola" lá no senado, mostra como são as coisas por cá, o pântano que é a política brasileira.

FERNANDO A O PRIETO -   03/07/2021 05:34:10

Este é o pensamento de muitas pessoas, entre as quais me incluo. Uma das grandes diferenças entre os tempos passados (em que também havia muitas coisas erradas, não vamos romantizá-los), e os que estamos vivendo, é que NÃO HAVIA grupos ORGANIZADOS defendendo os bandidos (como, hoje, os auto-proclamados defensores dos direitos humanos). Também havia ignorantes, e muitos, mas nenhuma figura pública se ORGULHAVA de sua ignorância, como o Lula parece fazê-lo... Não há vergonha em ignorar algo, se não temos condições ou motivaçõo para conhecer esse algo, mas nem nesses casos esta ignorância, compreensível, é motivo de orgulho... O STF é um exemplo perfeito de apoio aos bandidos! Em meus 75 anos,não me lembro de ter visto algo assim.

JORGE OLAVO T. PEREIRA -   02/07/2021 19:33:24

PARABÉNS, COMO SEMPRE, INFELIZMENTE ESSE VÍRUS DA POLITICA SE INFESTOU NA POPULAÇÃO E PRINCIPALMENTE Á INSTITUIÇÕES EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO QUE FORAM TRANSFORMADAS EM " PODER ". COMO PODERIA O EXECUTIVO SER TRANSFORMADO EM TRIBUNAL DE DEFESA PÚBLICA E FISCAL ? ANTES QUE O MAL ACONTEÇA...

Valterlucio -   02/07/2021 18:49:00

Perfeito. A questão é que o diabo se excede e aí vai ser o diabo

Ester Vitorino -   02/07/2021 14:36:08

Somos gratos pela sua existência, Puggina!