• Percival Puggina
  • 31/05/2023
  • Compartilhe:

Drible de caneta

 

Percival Puggina

         Gradualmente, a bruma se dissipa. A gente pisca os olhos como para limpar a visão e começa a ver um pouco além da grande confusão dos últimos meses. Já não se trata mais de buscar as razões do que aconteceu, porque elas nunca foram razões da razão; o que se percebe, com realismo, são os motivos e os objetivos. O impeachment de Dilma e a presidência de Michel Temer foram dois pontos fora da curva e a eleição de Bolsonaro marcou o terceiro surfando nas redes sociais apesar da imprensa tradicional e do “Ele não!”. Acabei de mencionar os motivos; os objetivos, obviamente, foram dois: derrotar Bolsonaro e, com Lula, trazer a esquerda de volta ao poder.

O fato mais expressivo da campanha eleitoral de 2022 foi a nítida sensação de que a reeleição do presidente era inaceitável para quem se habituou a comandar o jogo. Episódio eloquente ocorreu no dia 12 de dezembro do ano passado, na cerimônia de diplomação da chapa eleita: o auditório do TSE, repleto de autoridades e petistas engravatados, saudou a chegada do ministro Alexandre de Moraes à mesa dos trabalhos com estrondosa e prolongada salva de palmas. Uma alegria incontida que só não entendeu quem não quis. Os cotovelos de Lula devem ter ficado magoados porque sua recepção foi muito menos calorosa. Revela-se nesses detalhes o ânimo legionário que permite a locução de praxe: missão dada, missão cumprida.

Para usar uma expressão do futebol, a história levou um drible “de caneta”. Como no poema de Drummond: “E agora, José?”.

Durante décadas, eventuais conclusões sobre o futuro do Brasil nas mãos da esquerda eram rotuladas como teoria da conspiração. Agora, não dá mais, porque tudo que se dizia sobre as consequências de uma futura vitória de Lula, está em pleno curso, aberto, declarado, estampado. Parece que o presidente saído das urnas não se preocupou, nem mesmo, em cuidar da imagem de seus benfeitores.

Quer desestatizar, impedir privatizações, ampliar a máquina e o gasto público, distribuir empregos para seus militantes revogando a Lei das Estatais, aumentar impostos, reestatizar o Banco Central, desarmar a população, apoiar as ações do MST, desqualificar quem se dedica ao agronegócio, descartar a cláusula democrática para retomar o projeto da UNASUL, apoiar ditaduras de esquerda na América Latina, ampliar sua influência sobre o topo do Poder Judiciário e formalizar a censura das opiniões nas redes sociais, através do PL 2630. De novo, mesmo, apenas a ideia de financiar a Argentina através do Banco do BRICS, incluir Venezuela como membro daquela organização e criar moedas únicas com quem quer que o convide a dizer algo sobre economia.

Hoje, examinei as imagens da reunião dos presidentes dos países da América do Sul. Vi Lula em reuniões reservadas e renegociando dívidas com Nicolas Maduro. O ditador venezuelano, aqui recebido com pompa e circunstância, é um narco-terrorista que se chegar num país que pretenda proteger seus cidadãos, vai preso.

Nisso tudo, o que mais me espanta é conhecer tanta gente que simplesmente não se importa em perder sua liberdade (e, com ela, sua dignidade) e ferrar seu país.

Percival Puggina (78), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.


Décio Antônio Damin -   02/06/2023 13:31:13

Tens razão em quase tudo o que afirmas...mas, para mim, pecas ao emular uma direita que também pensou muito nos interesses de seus apoiadores e familiares, e até tentou se perpetuar no poder...! Pobres de nós pois, como diz o ditado:"Se correr o bicho pega e, se ficar o bicho come!"

Menelau Santos -   01/06/2023 23:13:39

Prezado Professor, a frase final é a cereja do bolo desse texto maravilhoso. Enfim, consegui definir um petista: alguém que não se importa em perder sua liberdade.

CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA MANSUR -   01/06/2023 16:30:47

Assertivo e Claro. Como sempre!

ARNALDO DUARTE DA CUNHA -   01/06/2023 12:48:08

Prezado Puggina, Bom dia!!! Andei sumido amigo, pois estou muito atarefado aqui em Belo Horizonte - MG. Vamos ao “Drible da Caneta”... Para começar, permite-me driblar a nossa língua portuguesa e, colocar os nomes das instituições estabelecidas na capital de “Pindorama de Norte a Sul”, que não merecem ser escritas com letras maiúsculas. Sem dúvidas o larápio de nove dedos, solto pelo “stf” e apoiado pelo “ste”, está descaradamente promovendo a total inversão de valores que o "brazil" nunca antes, na sua história, tinha visto algo semelhante. Um poder judiciário contendo um “stf” e “ste” de militante e partidário do PT, um congressinho “pindoramiquês” de oportunistas e corruptos e, um larápio e seus mais de quarenta mil asseclas, não fica difícil de entender o porquê da atual situação do “brazil” de aumentar os gastos com um grande número de ministérios, secretarias, etc. O povo que não saiu às ruas se livrou da prisão em massa em Brasília, mas porém, estará preso nas decisões de um estado altamente “Cleptocrático” e Corrupto. A Fome poderá ser num futuro próximo, a plataforma arcaica deste Desgoverno para se manter no poder. Nem vou falar da Miséria que este “lunático presidiário solto” e seus asseclas estão implantando no “brazil”. Lunático este que recebe ditadores narcotraficantes, amigos de tiranos de todas as espécies, incentivador de lideranças de movimentos sociais nada social e advogados de narcotraficantes. Eu duvido hoje mais dos resultados das eleições que em outubro último. Pois fica nítido a parcialidade dos poderes judiciários envolvidos até o último fio de cabelo, se é que um careca o tenha e, comprometido com interesses espúrios de quem ocupa os respectivos cargos. Mas, como em Pindorama do Sul a política advém desde a vida de D. João VI ao “brazil”, não podemos esperar de um povo, escravizado hoje por narrativas, dúvidas, ignorância e principalmente, a preguiça conformista, a se libertar de um verdadeiro Genocida e Vagabundo. Como mudar um país dantesco, não só em tamanho, mas também na tamanha falta de consciência política de nosso povo, que na sua história insiste em não rever ou aprender os seus ensinamentos. O “brazil” é uma mistura de povo que quer mudanças com aqueles que nem sabem o que estão falando. É triste Puggina participar de um eleição com pessoas que mais acreditam no Diabo do que em Deus. É o final dos tempos Puggina. Chego à conclusão que nem mesmo o meu sumiço não irá fazer falta a uma multidão de pessoas que ignoram a própria existência. Mas que um Puggina faz falta em qualquer nação, isto faz!!! Um Fraternal Abraço daqui de Minas Gerais!!! Arnaldo Duarte

marisa van de putte -   01/06/2023 12:22:05

Senhor Puggina, hoje vivemos a ipedemia dos idiotas, e se continuarem a desenvolver "inteligencia artificial" alcancaremos o topo, ou seja "idiotas inuteis."

Paulo Antônio Tïetê da Silva -   01/06/2023 11:35:16

Caso eu fosse Bolsonaro, teria mandado confeccionar uma cópia da chave do Palácio, feita em compensado e com um metro de comprimento. Chamaria a imprensa e, antes de viajar para Miami, a teria colocado na entrada do STF, com uma cartaz destinando-a ao ministro Alexrandre Moraes.

Leonco de Carvalho Bones -   01/06/2023 11:34:06

Mais uma vez perfeito mestre!! A sua ultima frase; foi o fechamento doído, porem verdadeiro e objetivo, realidade pura!!

Rosalia -   01/06/2023 11:24:46

Exatamente. O plano está sendo desenvolvido às claras. Só não vê quem não quer, porque enfiam a cabeça na terra como a avestruz. Ou os que sabem o que querem, e estão com os olhos bem abertos para, dia após dia, implantarem o comunismo no Brasil.

MARCO ANTONIO GEIB -   01/06/2023 11:19:57

Há tempos viemos comentando que "Lula é um marionete da esquerda" para resguardar a imagem que somos um país democrático. A realidade nos mostra que quem o Presidente do Brasil é o Ministro Alexandre Moraes que mexe os pauzinhos que movimentam os "marionetes do Congresso Nacional, Senadores, Deputados e Lula. Postergo a Constituição Federal para um segundo plano, Legisla ao seu bel prazer, prende e solta pessoas e bandidos de acordo com seus interesses. Foi "aprovado com ampla maioria o Marco Regulatório das terras indígenas pelo Congresso Nacional. Quarta feira que vem o "STS" vai derrubar esta Lei e "impor" suas vontades a respeito liderados pelo Ministro Moraes. Encerramos comentário com o final do que escreveu o Mestre Puggina ! "Nisso tudo, o que mais me espanta é conhecer tanta gente que simplesmente não se importa em perder sua liberdade (e, com ela, sua dignidade) e ferrar seu país.: " abs.

AFONSO PIRES FARIA -   01/06/2023 11:17:47

Sempre elogiável o seu poder de síntese. Consegues em uma página contar a história de uma década. Parabéns professor. És o meu mentor na técnica de "escrivinhador" que sou.

Pedro Amaro Ramos Machado -   01/06/2023 10:35:23

Bom dia, MESTRE. a cada dia que passa,, mais acredito no acerto de decisões tomadas por homens ilustre de nossa HISTÓRIA que fizeram a coisa certa na hora certa! Os nossos dias confirmam isso. Deus tenha piedade de nós e de nossos filhos e netos. Ele está conosco.

Ivan Cezar Bertuol -   01/06/2023 08:43:05

Parabéns Puggina! Lúcido e verdadeiro.

Rosa -   01/06/2023 08:13:30

A verdade nua e crua.

MARIA DA GLÓRIA FRITSCH NUNES -   01/06/2023 07:58:22

A turma que não se importa com dignidade de ninguém, nem com a sua,tem simples explicação:Síndrome de Estocolmo

João Jesuino Demilio -   31/05/2023 19:37:39

Quando é necessário um esforço imenso pra convencer uma sociedade que não pode e não deve votar num BANDIDO, significa que essa sociedade está seriamente doente MORALMENTE!... Que a guerra cultural atingiu seus mais nefastos objetivos... Que nosso futuro está seriamente comprometido por DÉCADAS!...Que se não nos levantarmos e irmos às ruas protestar e lutar, estaremos , muito em breve, na mesma situação CALAMITOSA da Venezuela!