• Percival Puggina
  • 25/10/2023
  • Compartilhe:

Hamas e paz: como o câncer está para a saúde.

 

 

Percival Puggina

 

         Tenho visto pessoas generosas, dotadas de virtuosa rejeição à violência e à guerra, clamar por paz ante o atual conflito entre Israel e o Hamas, ou entre Israel e as organizações terroristas de seu entorno, sem dizer de onde viria essa paz.

Ora, senhores! Hamas, Jihad Islâmica, Al-Fatah, Estado Islâmico, Hezbollah, etc., estão para a paz no mundo assim como o câncer está para a saúde. A pessoa com câncer pode acusar a doença de seus males, mas só terá saúde quanto for curada a fonte desse padecimento. Portanto, não há como clamar por pacificação no Oriente Médio enquanto o terrorismo, lado agressor do conflito, não for eliminado como forma de ação política. É impressionante como as principais obviedades desse conflito parecem escapar à compreensão de muitas pessoas movidas pelas melhores intenções!

De todas as nações da terra, certamente Israel é a que mais precisa de paz. Precisa de paz para existir. O pequeno Israel sabe que sua existência causa desconforto religioso naquela região do mundo onde é um enclave e que jamais submeterá o imenso mundo islâmico em seu entorno. Pode até vencê-lo numa guerra, como já aconteceu, mas jamais submeterá vizinhos como Iraque, Síria, Jordânia, Egito, Líbia, Arábia Saudita, etc.

Sua segurança, portanto, depende de uma política de pacificação e boa vizinhança, como a que vinha sendo costurada com o Egito, claro. Mas depende de que reaja com vigor às agressões sofridas. Não se trata de mera retaliação, ou seja, na forma da Lei de Talião. Essa é a lei do empate; olho por olho, dente por dente. Seria, então, estupro por estupro, monstruosidade por monstruosidade?

Ou seja, para sobreviver, Israel precisa, quando agredido, reagir com todas as cautelas relativas às populações civis e em conformidade com as Leis da Guerra (jus in bello). Contudo, a proporcionalidade entre ataque e resposta ao ataque seria um estímulo à continuidade das ações do Hamas. Exposto a reiteradas agressões, Israel precisa conter definitivamente o terrorismo. 

Percival Puggina (78) é arquiteto, empresário, escritor, titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país.. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+. Membro da Academia Rio-Grandense de Letras.


Paulo Antônio Tïetê da Silva -   27/10/2023 19:10:41

Caso seja verdade que no Alcorão consta que "todo infiel deve ser passad no fio da espada", não há solução possível. Também, quem morrer pregando ou defendendo sua fé, "sentará ao lado de Alá". Então, como dizem os espenhóis, eles vão "à la muerte". Os que ficam aleijados, sentem-se imerecedores do Paraíso.

MARCO ANTONIO GEIB -   26/10/2023 23:02:38

Mestre, ISRAEL, metaforicamente, é o "bisturi que deverá extirpar o câncer e suas metástases que afligem seu País e o Oriente Médio !!! No período dos acordos de "Camp David" quando sob tutela dos EUA, ANWAR AL SADAT(Egito) e MENAGEN BEGIN (Israel) assinaram tratados de Paz entre os dois Países...nós trabalhávamos naquela região. Nós tínhamos como "Twin", um Coronel Aviador Egípcio, Herói de Guerra na luta contra Israel. Perguntei-lhe, agora a Paz vai estender pelo Oriente Médio ??? Sua resposta imediata, a Paz virá em três opções. Continuei a pergunta... quais são ??? Suas respostas: 1º Quando matarem todos os Judeus (impossível); 2º Quando matarem todos os Árabes (impossível também) ou quando 3ª Opção, matarem todos os Árabes e Judeus Judeus juntos (uma aberração)... sem uma destas três nunca haverá paz no Oriente Médio. Uma Visão de um guerreiro experiente...idos de 1979/81. Por estas razões que ISRAEL pode oferecer o princípio da cura....começar acabando com o HAMAS seus seguidores.

Danubio Edon Franco -   26/10/2023 16:56:16

Pode-se dizer resumidamente, como alguém pode esperar paz de quem quer eliminá-lo da face da terra, por não aceitar sua existência. Dias atrás, um israelense, que já participou de duas ou três dessas guerras, ponderou que Israel, mesmo sabedor do perigo que seu vizinho e inimigo representa, ainda assim ele quer paz por ser uma necessidade de sobrevivência para ambos. Disse com muita propriedade que só se faz acordo de paz com inimigo e por isso Israel tem consciência que mais dia menos dia essa paz virá, o que já está ou estava (não sei) alinhavada com outros países árabes e esse atos terroristas vieram para impedi-la. Agora, o que não se pode tolerar é a narrativa que a esquerda nazista faz a respeito desse conflito. Basta ver as últimas manifestações de Lula, acompanhado de sua escudeira Janja, a respeito do conflito em sua "live." Mas ele continua se achando o tal...nem fica corado quando diz essas barbaridades, mas esbraveja indignado como se herói fosse.

José Fausto G. Ferreira -   26/10/2023 15:03:21

Israel, não tem que pedir licença para defender seu território e seu povo. Tem que responder à altura. Peça ao povo de bem ir para o norte e, aproveita para eliminar o sul e depois inverte, peça o povo para o sul e elimina os restantes. Dura lex sed lex

Afonso Pires Faria -   26/10/2023 12:31:46

Não custa repetir: Não se pode esperar coerência e/ou lógica no que esta gente faz e pensa.

marisa van de putte -   26/10/2023 11:18:32

Os cientistas politicos, esquerdistas, que habitam a midia, aproveitam-se da oportunidade para fazer campanha contra Benjamin Netanyahu. Para eles e pela democracia, Natanyahu devia ser afastado do poder. A situacao que se criou no Israel e caotica. www.nytimes.com Opinion/ Netanyahu Must Go

Elton Antônio y -   26/10/2023 10:07:58

Não é a toa que Israel tem o e exército mais bem treinado do planeta e mais fiel. A luta por paz é cotidiana em seu território e fronteiras. Cercado por todos os lados daqueles que querem extermina-los da face da terra. Portanto nada mais justo seu direito indiscutível de se defender.

Eloy Severo -   26/10/2023 09:52:08

Em 1948, quando o Osvaldo Aranha assinou a criação de Israel, eu tinha 12 anos e vi conterrâneos indo p/sua Terra. Não dá p/entender, brasileiros apoiando o Hamaz.

FERNANDO A O PRIETO -   26/10/2023 05:05:28

Mais um ótimo texto! Obrigado e que Deus o abençoe! Israel tem que se defender; se mostrar fraqueza, deixará de existir; seus agressores, se perderem na luta, simplesmente se refugiarão no extremismo de suas doutrinas políticas e religiosas. o Islã é, também uma ideologia -- nada há nele, semelhante, por exemplo, ao que disse Jesus: "O meu reino não é deste mundo".

ary de almeida coelho -   25/10/2023 11:20:32

É preciso eliminar o terrorismo! Como negociar com quem quer sua morte?!!!