• Percival Puggina
  • 08/06/2021
  • Compartilhe:

O BRASIL, COM TODO O GÁS.

 

Percival Puggina

 

São boas as informações que chegam sobre a situação da economia nacional. E isso acontece malgrado a ação de tantos que puxam o país para baixo, pois, para se dar bem, precisam que as coisas vão de mal a pior.

Sabemos todos que, em Economia, as expectativas orientam os investimentos sem os quais não há desenvolvimento. Nesse setor, expectativas favoráveis, promissoras, podem parecer início de namoro, mas não são. Elas envolvem algo que todo investidor leva muito a sério: dinheiro.

O Brasil está a todo o gás? O Wall Street Journal diz que a retomada da economia brasileira surpreende. Chamou a matéria para a capa. De fato, a expectativa de o PIB crescer 5% neste ano reverte o pessimismo e é um número que impressiona em nossa série histórica. Mas a matéria informa, também, que temos problemas e cita a dívida interna.  Estão aí as duas faces da moeda: o setor privado é ágil, dinâmico, criativo; o setor público lento, reacionário a mudanças, a reformas, a privatizações. Um pisa no acelerador; o outro, no freio. A base parlamentar do governo é parte desse freio e sinal do divórcio entre o Congresso Nacional e a nação.  Não deixa de ser um bom indicativo constatar que o agronegócio, contra o qual tanto agiu e se manifestou a esquerda brasileira, seja a poderosa alavanca de nossa economia.

O Brasil, dizia eu há pouco num vídeo que gravei, é um balão, cheio de gás, querendo alçar voo e realizar nossos sonhos, mas está preso ao chão por amarras que o impedem de se erguer. É um modelo institucional todo errado, um sistema eleitoral errado, uma errada relação entre a sociedade e o Estado, e uma visão também errada sobre o que seja a democracia. Uma usina de sucessivas crises. Tudo isso teria tido solução no processo constituinte de 1988, se houvesse lá uma consciência sobre a transitoriedade dos preceitos numa sociedade em transformação. Nossos constituintes, notadamente os que atuavam pelo lado esquerdo, liderados por Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, estavam decididos a constitucionalizar sua visão de Estado e de sociedade.

Eles são parte das amarras que prendem ao chão esse imenso balão, pronto para voar. Eles andaram juntos nos anos 80, trabalharam juntos na Assembleia Nacional Constituinte, empurraram a Constituição para a esquerda, encenaram um falso antagonismo que durante um quarto de século enganou e removeu da disputa política nacional todo o lado direito do arco ideológico. Eles, agora, resolveram sair do namoro por baixo dos panos e “juntar os trapinhos”.

Aproxima-se a hora, portanto, de receberem das urnas a resposta da sociedade brasileira.

Percival Puggina (76), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.


Jorge Fenerich -   14/06/2021 10:28:45

Tenho 68 anos e durante este tempo todo venho esperando por mudanças reais e um futuro melhor, bem, meu futuro já chegou e esta indo embora e nada de mudanças ou melhorias, este tempo é pouco pra tanta esperança? Pois acho que o portão de embarque é a solução!

Carlos Edison Fernandes Domingues -   12/06/2021 18:20:52

PUGINA. Como já escrevi, de minha parte Fernando Henrique Cardoso recebeu meu protesto: cancelei minha filiação ao P.S.D.B. Hoje colei um adesivo grande no vidro traseiro da minha condução: EU QUERO O MEU VOTO IMPRESSO e mandei fazer mais 50 unidades menores para distribuir. Carlos Edison Domingues

Zergui Pfleger -   10/06/2021 06:58:21

Eis uma análise simples mas verdadeira, da realidade brasileira. Está com os eleitores a responsabilidade de indicar os rumos que o Brasil irá seguir, a partir de sua escolha, em outubro de 2022; continua aprimorando a vida do povo brasileiro, votando no PR Bolsonaro e ampliando a sua base no Legislativo, ou volta ao governo das TREVAS, escolhendo os esquerdistas, que tanto ATRASO e CORRUPÇÃO impingiram ao País.

Sebastião José da Silva -   09/06/2021 16:48:46

Como dói ver essa corja de corruptos mamando nas tetas da Nação e debochando daqueles que, pelos números das urnas bolivarianas, os elegeram. A equipe de Paulo Guedes tem provado que o Brasil poderia decolar como economia de primeira ordem não fossem esses indivíduos causadores de putrefação nas entranhas dessa pobre pátria. Às vezes me pego a pensar como seria se um Haddad estivesse na cadeira presidencial: os devaneios são horripilantes. Sigamos em apoio a este governo probo e técnico, e, em 2022, que possamos realmente dar uma boa resposta nas urnas (com voto auditável, claro!).

Carlos Martins da Cunha -   09/06/2021 15:13:05

Inteiramente de acordo seu texto Percival. Sempre a maldita esquerda entravando a evolução de nações e de ser humanos.

Cleda -   09/06/2021 12:36:58

Verdade . Obrigado por estar lutando com nós ,pois queremos um País justo para nossos filhos e netos, e pessoas como o Senhor com sua credibilidade faz toda a diferença abraço

Luiz R. Vilela -   09/06/2021 11:29:20

Já dizia o saudoso Ibrahim Sued, " os cães ladram, e a caravana passa". Apesar de toda a onda proporcionada pela esquerda e seus satélites, a economia continua dando sinais de crescimento. Tentam de tudo para desestabilizar o Bolsonaro, mesmo tendo que prejudicar o pais nas atitudes que tomam, mas mesmo assim, o pais avança. A turma do atraso e da "boquinha" não se conforma com a situação do pais, que mesmo estando no olho da pandemia, com o governo tendo que bancar o tal "auxilio emergencial", a economia da sinais de que não vai afundar, porque tem brasileiros que não perdem tempo em fazer proselitismo político, e continuam a trabalhar, mesmo que muitos governadores sejam contra. No campo, não há aglomerações, há trabalho, e nossos agricultores já de bastante tempo, tem correspondido a expectativa do pais, é um povo que não tem tempo para discutir bobagens, arregaçam as mangas e vão a luta. O atraso ainda sonha com agricultura familiar do tempo da junta de boi e da enxada. Não perceberam que o tempo passou e ficaram a esperar por um salvador da pátria tipo Fidel Castro ou Mao Tse Tung, que nunca virá. Agora é só mandar o vírus chinês de volta a sua origem, e o pais voltar a normalidade. A CPI da cloroquina, será declarada como uma micareta política, ou seja um carnaval fora de época.

Elano José Rocha de Medeiros -   09/06/2021 08:30:28

Fico imaginando se o Congresso e STF estivessem trabalhando em favor do Brasil... Já seriamos um país de primeiro mundo com certeza

Maria Inês Medeiros -   09/06/2021 01:28:19

Verdade, Puggina, a resposta virá nas urnas. O Brasil não é essa CPI do bota pra baixo, temvtrabalho e crescimento. E viva, Bolsonaro!

Luiz Aguiar -   08/06/2021 21:21:14

Eu quero meu país de volta...

aparecida Cabral dos Santos -   08/06/2021 19:44:29

Puggina, suas matérias são excelentes! Muito bom ler e também aprender com você.

Edyr Batista Pereira -   08/06/2021 18:36:53

Confesso que há 30 anos vejo nosso país patinar Sem, contudo, Dar confiança a seu povo e ao mercado, o famoso vôo de galinha. Hoje vemos um outro horizonte, de confiança e Esperança!!!

Renato Eraclides Pulz Pulz -   08/06/2021 18:20:41

Do alto dos meus setenta e seis anos, desde quando comecei a me importar com meu país, tenho sofrido muitas decepções com as pessoas que cuidam deste gigante chama do Brasil. Agora, uma nova aurora desponta no horizonte. E, o gigante boceja dando sinais de que vai acordar e levantar. Lástima, pelos parasitas que infestam seu intestino.

Marilia Cunha -   08/06/2021 17:51:22

Gosto muito das suas crônicas. Sérias, lúcidas, bem escritas! Parabéns!

antonio carlos -   08/06/2021 16:38:13

Data vênia caro Percival, mas você bem sabe que muitos de nós temos aquele político de estimação, o cara nunca fez nada mas insistimos nele, quem sabe um dia tem uma boa ideia. Exemplos de políticos de estimação temos aos montes, um deles com certeza é o atual presidente, de prático nos quatro mandatos como deputado federal fez o quê de bom para o Brasil? É tanta coisa que nem dá para elencar, é piada e você sabe disto. Felizmente não tenho político de estimação.

Elvio Rabenschlag -   08/06/2021 15:16:06

Parabéns pelo seu comentário. É isso mesmo. A malfadada constituição de 1988 criou um monstro ao qual hoje estamos amarrados. Mas FHC e Lula não vão levar dessa vez.