• Percival Puggina
  • 21/08/2021
  • Compartilhe:

O EXTRAORDINÁRIO PODER DOS OMISSOS

 

Percival Puggina

 

A frase de Shannon Adler vale por uma sirene de alerta. Diz ele: “Frequentemente, aquilo que as pessoas não dizem, ou deixam de lado, conta a verdadeira história”.

E eu acrescento: Quantos de nossos males seriam evitados se não comprássemos por dois vinténs de sossego os dissabores de amanhã!

A omissão dos conservadores e liberais favoreceu, nas últimas décadas, a condução do Brasil por maus caminhos, em más companhias. Se é verdade que fizemos nossa autodescoberta em 2018, não é menos verdade que quando acordamos da euforia inerente àquela vitória, a soberania popular jazia entre quatro velas no artigo primeiro da nossa Constituição. Voltamos a ser a galinha dos ovos de ouro no poleiro daqueles que decidem nosso destino e regem nossas liberdades. O mudo consentimento dos omissos permite a migração do poder real da República para mãos impróprias.

Atente, pois. Se alguém lhe jogar por cima etiquetas ofensivas e frases feitas; se disser que “um outro mundo é possível”, que o problema de Cuba é o “terrível bloqueio ianque”, que a ideologia de gênero é uma imposição da vida moderna e uma necessidade das crianças, que as drogas devem ser liberadas, que “interrupção da gravidez” é direito da mulher, que os cristãos devem ficar de boca fechada para que só eles falem porque o Estado é laico, que a pobreza é causada pela riqueza, que a polarização faz mal à política, saiba: aí está alguém animado por mentalidade revolucionária. Alguém que fará qualquer coisa pelo poder e que, no poder, agirá por dentro e por fora da ordem para destruí-la, pondo em curso o projeto revolucionário. Saiba mais: essa pessoa não quer melhorar o mundo, como eu e você queremos. Ela quer destruir a civilização e os valores que buscamos preservar. O Brasil, para elas, é apenas um dos espaços geográficos dessa disputa. Por isso, rejeitam o patriotismo, a bandeira e o Sete de Setembro.

Nossos valores, nossos apreço à liberdade, nossa rejeição à tirania e aos totalitarismos os contraria. Nós, de fato, preferimos a ordem à desordem e à anarquia. Respeitamos a justiça e o devido processo, o Estado de Direito e a Democracia. Rejeitamos revoluções e abusos de autoridade. Sabemos que a prisão dos criminosos liberta os cidadãos. Não investimos contra os bens alheios e exigimos que a propriedade privada seja respeitada. Consideramos que o Estado existe para a pessoa humana e não a pessoa humana para o Estado. Sabemos que a instituição familiar é importante, deve ser preservada e constituir objeto de atenção. Queremos um Estado eficiente nas tarefas que lhe correspondem, não intrometido na vida privada. Entre nós, mesmo os ateus reconhecem o valor da moral judaico-cristã, apreciam os fundamentos da civilização Ocidental e estão longe de considerar o Cristianismo como um mal que deva ser extirpado dos corações e das mentes.

As forças que exercem de modo efetivo o poder nacional, em proporção a cada dia mais evidente, rejeitam esse inteiro pacote, sem acordo possível. Querem a posse integral dos meios para dirigi-los a fins opostos. Abandonam os cidadãos à sanha dos bandidos porque lhes convêm o aumento da criminalidade e a insegurança. Põem em curso as agendas identitárias, não porque se interessem pelas pessoas concretas, mas porque toda trincheira e toda fratura aberta na sociedade serve ao projeto. Defendem a liberação das drogas, não porque considerem isso melhor do que a proibição, mas porque a drogadição abala os valores das comunidades. Hasteiam a bandeira dos Direitos Humanos de cabeça para baixo porque as únicas agressões a direitos humanos que os mobilizam são as que, de algum modo, atingem militantes do seu projeto.

Não tenho a menor condição de compor um cenário nacional para os próximos sessenta dias. Só sei que ele, muito provavelmente, será como os omissos permitirem que seja, antes de porem a culpa em alguém.

Percival Puggina (76), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 


Luiz Pereira Lima -   26/08/2021 10:43:11

Como se possível fosse, cada texto é melhor que o outro. Já o devorei várias vezes. Mesmo sem tua autorização enviei para diversas pessoas, especialmente os dissidentes...

Daniela -   23/08/2021 23:57:07

Bonito texto. Idealista. O ideal. Mas com o que temos aí, isso não será possível. Nem um nem outro. E nem com a possibilidade de outra via criada. O domínio é total e não temos opções decentes, somente aquelas praticamente impostas. Isso não é ser omisso, é não ter uma opção minimamente honesta e decente com possibilidade de ser elegível. Foram desnudados e sua face foi exposta. Isso eles não admitem e prometeram vingança. Difícil.

Mara Rejane -   23/08/2021 23:09:50

Minha singela impressão sobre os omissos é a seguinte: - são esquerdistas mas não querem se expor; ou - são alienados; ou - se consideram superiores e por isso desprezam tudo o mais. -

Paulo Antônio Tïetê da Silva -   23/08/2021 19:05:30

O problema é que um lado ataca com um canhão, e o outro contra ataca, com um revolver calibre 22, quando mais não seja, com uma funda ou bodoque. O revide, deve ser duas paulada, por cada cacetada...

Antonio Fallavena -   23/08/2021 14:13:31

"As forças que exercem de modo efetivo o poder nacional, em proporção a cada dia mais evidente, rejeitam esse inteiro pacote, sem acordo possível." Quais forças estão exercendo, atualmente, o "efetivo poder nacional"? Nitidamente, hoje existem cinco forças em nosso País! Quais? Situação; oposições esquerdistas,; parcela que não aceita situação/oposição atual; os omissos e os que não sabem nada!" Um dia, muitos entenderão que nossos problemas iniciam na sociedade e não nos poderes acima! Democracia nasce, se consolida e tem qualidade no voto do eleitor. E é deste ponto que temos de iniciar nossa construção. Tudo que é diluído, para manter a qualidade, tem de receber quantidades sem mudar os percentuais. Título distribuído desde os 16 anos, sem a necessidade de conhecer nada sobre estado, política e tudo que envolva a decisão sobre a vida de todos, só pode dar no que está ocorrendo. E não dá para defender, com argumento, que seria elitização! Reformar a democracia é preciso!

Jorge Fenerich -   23/08/2021 11:54:30

Alerta aos Omissos, não há salvador da pátria e somos um povo incapaz de produzir tal homem, assim sendo prefiro um regime militar a um corrupto qualquer destruindo o pais portanto, somente através da força teremos paz e então tentaremos novamente a democracia.

Décio Antônio Damin -   23/08/2021 11:48:51

Assistimos, atônitos, o desenrolar de uma tragicomédia na qual "eles", digo todos eles(!), dançam ao embalo da mesma música! Vivemos, e logo viveremos decisões fundamentais tendo que escolher o menos pior...no cardápio que nos será apresentado. Tem razão, devemos participar ativamente e não, simplesmente, assistir boquiabertos as barbaridades que são cometidas em discursos vazios e ações egoístas...!

EDISON FARAH -   23/08/2021 11:39:30

A sempre verdadeira assertiva de que o nosso destino está em nossas mãos nunca foi tão bem ilustrada como neste trágico tempo que vivemos no Brasil. Será assim o nosso destino: aceitamos o horror total, ou damos agora o BASTA ao ativismo deletério desses seres que nos traem, traem nossos valores, nossa história, e nos levarão à escravidão.

Adão Silva Oliveira -   23/08/2021 11:30:34

É triste. Diante do quadro posto, não adianta ser pragmático. O pragmatismo só vai postergar o problema. Vou ser obrigado a concordar com a linha do comentário de Francisco Teixeira, nem Lula (habilidoso - para seus propósitos, mas inegavelmente corrupto) nem Bolsonaro (de tudo só um pouco: imita ter autoridade - sem a ter; defende o desarmamento - mas nas três vezes que foi instado a utilizá-lo, padeceu pela inércia diante dos bandidos; pinta como honesto, mas transita com tranquilidade por rachadinhas e coisitas mais) são a solução. Ou seja, objetivamente eles são iguais. É como Grêmio e Inter aqui no Rio Grande do Sul: dois grandes times, vencedores no futebol. A diferença entre eles se restringe a subjetividade de seus torcedores. O mesmo - só que aí justificadamente, já que se trata de questão seria - se aplica a Lulistas e Bolsonaristas. Gente! Nossa vida é bem maior do que a mera paixão clubística. Não há lugar para um presidente que faz campanha por 4 anos... Este governo é bem inoperante. Tente acionar qualquer serviço que dependa exclusivamente da esfera federal. Não vale saúde e educação, atividade tripartites... Ainda bem que são tripartites. Este governo até agora só escalou para as duas áreas pessoas inabilidosas ou folclóricas...

Diana Sorgato -   23/08/2021 08:52:34

Texto perfeito, lembrou-me a frase de Benjamin Disraeli: “Uma sociedade só tem chance quando os homens de bem tem a mesma audácia que os corruptos”.

DAGOBERTO LIMA GODOY -   23/08/2021 08:10:50

Teu texto é tão eloquente quanto o exemplo de cidadão!

Francisco Teixeira -   22/08/2021 13:22:58

De fato não é momento para omissão. De um lado temos um confesso candidato a ditadura militar (como se a última que tivemos não senha sido desastrosa levando uma década para se remediar), e do outro lado, 12 anos de corrupção endêmica. Considerando ainda que o pretenso ditador igualmente é corrupto, só não tão qualificado). Minha esperança é que apareça outro candidato que "salve" o Brasil. Omissão não é a saida.

ARIEL -   22/08/2021 11:12:29

PUGGINA; há muito acompanho seus comentários e , até sigo algumas de suas sugestões de leituras; SOMOS O POVO; ELES, A TIRANIA!......fogo neles!!!!

Luiz R. Vilela -   22/08/2021 08:59:06

Lendo este seu artigo, fez-me lembrar do filósofo alemão e pensador Bertold Brecht, com o seu ANALFABETO POLÍTICO. Realmente a omissão também é criminosa, pois deixa livre e a vontade todos aqueles que de algum modo, sonham em subjugar seus semelhantes, impondo-lhes regimes de força. Estamos agora mesmo vendo no Brasil, uma disputa suicida, onde dois poderes da república, tentam dominar pela força o poder principal da administração pública, por que seu titular não é da corrente política, que domina estes poderes. E nós que o elegemos, não temos a obrigação de estar junto nesta disputa? Ou devemos deixa-lo ser jogado aos leões e que se vire sozinho? Tive um professor, que sempre dizia, vamos pecar pelo excesso, nunca pela omissão. Pois acho que no caso presente não devemos pecar, apenas devemos ser justos e defender aquilo que achamos que seria melhor para o pais, e o momento e esse.

Rubens Mazzini -   22/08/2021 01:02:08

O mais preocupante de tudo é essa cegueira dos que não querem ver, dos que enxergam mas não veem, dos que veem mas minimizam o que veem e não acreditam que o mal não apenas existe mas está nos rondar e envolver. Quando acordarem poderá ser tarde demais, como aconteceu com os venezuelanos e está acontecendo na Argentina.

Maria Alice de Souza Parpinelli -   21/08/2021 22:52:07

Obrigada por ser minha voz nesse turbilhão que nos está sufocando!

Maria Consuelo Correia de Mello -   21/08/2021 22:19:30

Sensacional. Parabéns!

FERNANDO CASTRO VIACAVA -   21/08/2021 19:44:19

Frase que bem representa a ideia: "Os ausentes nunca têm razão". Desconheço a autoria, mas considero a frase como primorosa.

carlos edison domingues -   21/08/2021 16:43:05

PUGGINA Informo que dia 25 de agosto e na Semana da Pátria sairei. pelas ruas de Santa Maria, com a Bandeira do Brasil desfraldada em um suporte fixo no meu Corcel 80 com placa I J A 7164 Carlos Edison Domingues

Oscar Antonio Lorenzini -   21/08/2021 15:53:43

Mais claro que isto, impossivel. Parabens . O problema maior que não se vê a Luz no fim do tunel?

Devanei val -   21/08/2021 15:20:10

Este Senhor me representa! Obrigado pelas palavras sempre sábias! Sobre o tema, queria dizer , que mesmo tarde, mas ainda há tempo para termos o nosso país de volta... Assim como vc, eu e muitos brasileiros sonham com um país melhor, só não podemos desistir, retroceder agora seria o fim meu amigo, se assim posso lhe chamar. Sou teu fã, te admiro muito! Não desista de nós, continue sendo nossa voz... Obrigado.

Sarita da Silva Santos -   21/08/2021 15:11:12

Parabéns pelo excelente texto. Os omissos de hoje serão os arrependidos de amanhã. Como dizia a minha mãe, quem fica em cima do muro, leva tiros dos dois lados.

Miguel Angelo Alvim Peracchi Barcellos -   21/08/2021 14:25:52

Maravilhoso e verdadeiro análise do amigo e irmão Puggina, que os omissos acordem e lutem pelo nosso Brasil. Gostaria muito meu irmão de te ver no Senado da República como nosso Senador. Deus te abençoe. Abraços Véio Peracchi

Helga Meyer -   21/08/2021 13:42:41

Tenho visto jovens rebeldes (inteligentes) destruindo valores e odiando pessoas mais velhas( acho que enxergam seus pais opressores em cada pessoa mais velha) que criam seus núcleos esquerdistas e agridem conservadores com uma arrogância que mete medo. Muitos pais dormiram também quando não prestaram atenção nos nossos filhos, não debateram em casa sobre valores, etc. Parabéns pelo teu texto

Celso -   21/08/2021 12:09:56

É de admirar como você consegue ser relevante e contundente, sem perder a linha. Você teria meu voto, qualquer que fosse a disputa.

Vilhena -   21/08/2021 11:58:47

Pagamos hoje o preço da nossa omissão histórica. No Brasil, sempre quem ousou pensar e agir foi tomado por lunático e chato. Certa vez , quando do conflito entre Argentina e Grã-Bretanha, pela posse das ilhas Malvinas, conversava eu com um amigo sobre o referido conflito, quando ele me disse : Vilhena, fosse Fernando de Noronha, os brasileiros diriam -Deixa pra lá , é só uma ilha. A omissão do povo brasileiro se reduz numa frase: "Dane-se o mundo que eu não me chamo Raimundp". E , é desta forma que acabaremos todos ferrados..

José Ferreira -   21/08/2021 11:50:54

Prezado Puggina, ler seus escritos deve ser como ir ao psiquiatra onde ouvimos que nosso problema é igual ao de milhares iguais a nós! Agradeça a Deus pela clareza de suas palavras. Abraço.

Marco Antonio Pastorelli -   21/08/2021 11:36:27

mente clara como a luz do sol

Rogerio pocebon -   21/08/2021 11:12:29

Retrato exato do brasil neste momento

Menelau Santos -   21/08/2021 11:00:46

Belo texto Professor! Obrigado.

Laercio Tesore -   21/08/2021 10:46:44

Belíssima matéria. Parabéns

PAULO CEZAR ALVES MONTEIRO -   21/08/2021 10:36:16

PERFEITO

José Fernandes dos Santos -   21/08/2021 10:31:41

Você disse tudo que gostario e fê-lo muito bem. So me resta agradecer. Um abraço.

Harley melo -   21/08/2021 09:52:58

Nossa tá complicado mas não vamos nos entregar brasil.