• Percival Puggina
  • 28/06/2023
  • Compartilhe:

O que está acontecendo com a direita?

 

Percival Puggina

         Não tenho algo mais fácil para indagar a mim mesmo e aos leitores? Pois é. Essa pergunta tem surgido em minha mente com uma insistência que já beira à impertinência, fazendo-me lembrar de certo professor de Matemática que confeccionava provas tão difíceis que nem ele, depois, sabia resolver.

Então, eis-me nesta condição, buscando uma resposta que não aumente minha indignação diante do que vejo acontecer com aquela consistente “maioria conservadora” (já vai assim, entre aspas) que teria saído das urnas na eleição de 2022.

Pergunto: como foi que essa “maioria” concedeu, com ampla margem, as presidências do Senado e da Câmara dos Deputados, respectivamente ao omisso (para dizer o mínimo) senador Rodrigo Pacheco e ao Chief Executive Officer do Centrão, deputado Arthur Lira? Foi na condição de CEO desse velho e encardido bloco que Lira transmitiu a Lula o recado de que os deputados vinham impondo derrotas ao governo porque estavam “insatisfeitos”. Insaciáveis, não seria a palavra mais correta? Com os parlamentares satisfeitos, a composição da CPMI das armações fez a própria armação: 60% de seus membros são governistas que não queriam a CPMI.

A aprovação do nome de Cristiano Zanin, advogado de Lula e do PT, para integrar a confraria governista no STF é a mais recente evidência das duas afirmações que faço, ou seja, a confraria existe e se reforça, e ampla parcela da “direita” mudou-se para o aconchego de Arthur Lira e para o mundo dos negócios.

Essa sequência de desastres cívicos tem seus motivos para acontecer. Primeiro, porque fundos partidários, fundão eleitoral e emendas parlamentares viabilizam reeleições mesmo para quem manda seu eleitor catar no asfalto seus princípios e coquinhos ideológicos ou filosóficos; segundo, porque as exceções a tão triste padrão moral – e elas existem e são valiosas, embora poucas – reúnem virtudes cada vez mais incomuns: consistência intelectual e coragem moral.

Sem a primeira, o sujeito cai na conversa de qualquer líder picareta, até tornar-se igual a ele; sem a segunda, o congressista se acovarda quando o outro lado da rua rosna e mostra os dentes.

Personagem da autora inglesa Jane Austen, em Orgulho e Preconceito (1813), afirma que sua coragem sempre se ergue quando sob intimidação. Para Napoleão Bonaparte, coragem não era ter a força de ir em frente, mas ir em frente não tendo a força.

Mesmo num ambiente político de desconforto e indignação, alegra-me ver intimidados mostrar coragem numa coalisão de covardes e arrostar a força bruta com o vigor de seu caráter.

Percival Puggina (78), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 


paulo bongiovanni -   01/07/2023 16:06:03

Caro Amigo inocente. Não se trata de Direita ou Esquerda. Trata -se de uma traição nacional de Nossos Defensores Maiores da nossa Carta Magna. As Forças Armadas, nossos Defensores. Do Povo acovardaram e permitiram que as Forças Populares livres daLiberdade Democrática fossem sequestradas em plena rua, aterrorizando e calando o Povo Brasileiro da oposição aos Comunistas que temiam a expulsão dos Tribunais já instituídos no Pais. Somente uma Reação das Forças Armadas poderiam evitar um Golpe iminente que seria dado de qualquer maneira por qualquer lado. Mas em vez disso o Exército lavou as mãos, acovardou se por que foi envolvido por ambos os lados... Agora somente uma tragédia nacional, um impeachment ou uma Revolta Militar poderá produzir uma Revolta nacional com eleições limpas. Mas acredito que a Nova Corte de Justiça manterá a presidência atual, se o Povo continuar acovardado e aterrorizando. E aí. Teremos um novo Maduro...

Ademar Pazzini -   29/06/2023 19:54:15

Por ter trabalhado em missão institucional na PR por três anos, onde vi o ouvi coisas inacreditáveis, entendo o desalento do Prof. Puggina. Sim, o que parece ruim pode piorar muito por uma razão simples, os políticos profissionais instrumentalizaram as instituições de Estado, sendo que hoje os cidadãos brasileiros estão a mercê de uma máfia poderosíssima, protegida por leis que eles mesmos aprovaram e, claro, o STF e STJ são puxadinhos desses "donos do Poder", cuja função maior é fazer o serviço sujo que eles por terem sido eleitos, não assumem. Por outro lado, não acredito nessa história de esquerda/direita, isso é outra vigarice inventada pelos donos do poder no Sec XIX para manter a sociedade tensionada e dividida e assim fazer guerras e revoluções quando conveniente. Essa gente continua fazendo experiências de controle das massas via engenharia social, vide última pandemia quando o mundo colapsou. Um país como o Brasil, para lograr uma mudança real precisaria mudar a forma de pensamento do seu povo via ensino de qualidade, não há atalho.

Danubio -   29/06/2023 19:16:26

Penso que o que está acontecendo nada mais é do que a reafirmação da falta de caráter de uma grande maioria de nossos parlamentares. Estavam com Bolsonaro porque isso atendia seus "ideais de vantagens". Tão logo mudaram os ventos, trataram de reposicionar as velas para que o barco continuasse navegando no rumo de seus interesses. É triste, mas é verdade! Apesar disso, não podemos desistir.

Márcia -   29/06/2023 17:52:06

Estamos sendo massacrados dia a dia, pensamos ter eleitos a direita,mas hoje só existe pessoas pensando só no seu umbigo e não no coletivo infelizmente.

Afonso Pires Faria -   29/06/2023 14:25:36

Pois é; perdemos de todo, o compromisso com a verdade. A distopia "1984" é hoje. Nossos representantes não tem mais nenhum compromisso com o que disseram. Tudo o que negavam afirmam hoje e nada lhes acontece. O "gado" segue acreditando neles. As instituições estão todas corrompidas. Um não importuna o outro e este deixa que a coisa aconteça impunemente.

Paulo Antônio Tïetê da Silva -   29/06/2023 13:55:09

Em um shopping na Austrália, vi no piso do corredor que vai aos sanitários, vários celulares e alguns brinquedos eletrônicos, tendo suas baterias carregadas, enquanto seus donos faziam compras. A casa de um dos meus sobrinhos, no Vale do Silício, EU, não tem muro na frente. Várias vezes, seus filhos esquecem bolas, bicicletas e outros brinquedos na área frontal. Uma brasileira, mulher do meu sobrinho, desceu do carro para fazer compras. Quando foi pagar viu que tinha deixado sua bolsa sobre o banco do veículo, que estava com os vidros abertos. Apavorada, voltou correndo e a bolsa continuava lá. Há alguns anos, foi noticiado no Brasil, como uma grande ofensa, que uma loja de grife famosa em Paris, anunciava, pelos seus alto-falantes, que seus clientes tivessem cuidados com seus pertences, porque estava chegando uma excursão de brasileiros. Por tudo isso, chego a conclusão que o maior mérito dos eleitores brasileiros, é serem coerentes com sua honestidade, ao elegerem seus políticos; com raríssimas, honrosas e até criticadas exceções.

Beatriz Cherubini Alves -   29/06/2023 11:12:26

Decepcionante tudo isto que estamos vendo neste país. Mais uma vez concordo com tua fala e observações. Obrigada

Carlos Soares de Moraes -   29/06/2023 11:07:34

A propósito da anedota do professor de matemática, sempre me lembro do episodio da copa de 74. Zagalo era o técnico. Perguntado porque a seleção não estava jogando tão bem como em 70 ele respondeu que estava "escondendo o jogo". Depois que o Brasil foi eliminado, surgiu a piada que o Zagalo havia escondido tão bem o jogo que depois não achou mais.

MARCO ANTONIO GEIB -   29/06/2023 11:03:54

"Coalisão de covardes, e acrescentamos: de corruptos", salvas algumas exceções. Mas o que mais nos tem assustado é que temos, a Direita, com forte maioria no Congresso Nacional. Somos milhões de brasileiros e brasileiras, de onde deveria Emanar o Poder,.... estamos apáticos, prostrados, inativos e amedrontados perante os absurdos que estão ocorrendo Brasil a fora. Como diz a música "estamos vendo a Banda Passar". Ontem comentei em uma roda de amigos.... quase todos os valores que aprendi em uma vida inteira.... de nada mais me valem...triste isto. abs.

JOSÉ CHIRIVINO ÁLVARES -   29/06/2023 10:33:22

La réponse est simple : l’argent, mon cher ami Puggina... toujours l’argent!

Menelau Santos -   29/06/2023 10:10:27

Professor, é interessante como o Sr. consegue caracterizar as situações de uma forma bem humorada e perspicaz. Lembro-me de uma piada que aparecia sempre numa série antiga chamada "Agente 86" que satirizava a guerra fria. Criação do Mel Brooks. --- Não me diga que os parlamentares de direita viraram a casaca? --- Sim, viraram. --- Eu pedi para você não me dizer isso!

Eloy Severo -   29/06/2023 09:11:03

Caro Pugina, não está só nesse ítem, são milhões de brasileiros, totalmente descrentes. A Direita sempre foi omissa.

José Paulo Moletta -   29/06/2023 01:08:08

Parabéns, professor, excelente escrito.

João Jesuino Demilio -   28/06/2023 17:44:33

Esse desastre político-eleitoreiro só irá se resolver com VOTO DISTRITAL PURO COM RECALL...o voto distrital puro corrige a representatividade...o recall expulsa o vagabundos da política! Afinal vc só REALMENTE trabalha para quem pode te DESPEDIR!!! E chega das besteira de SENADO! Senado só é justificável numa FEDERAÇÃO...coisa que NUNCA FOMOS!!

Manoel Luiz Candemil -   28/06/2023 12:40:53

A Constituição Federal foi quase toda rasgada! Mas jamais seria rasgado o título constitucional que trata do Sistema Tributário Nacional! E reforma tributária está a caminho! Estranho, não?