• Percival Puggina
  • 11/02/2022
  • Compartilhe:

O SILÊNCIO NOS TROUXE ATÉ AQUI

 

Percival Puggina

 

No princípio era a Palavra, e Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. (João 1:1)

 

         Poucas coisas me incomodam tanto quanto ouvir que “palavras não adiantam nada, não resolvem o problema brasileiro”.

Acabei de ler algo assim. Olho para os livros que me envolvem cá onde trabalho. Milhões de palavras produzidas por pessoas que passaram suas vidas dedicadas a escrevê-las! Entre eles, alguns livros volumosos, encadernados, com obras primas da retórica universal. Palavras que impulsionaram ações que barraram o desastroso caudal por onde a civilização era arrastada. Obras que integram os anais do tempo em que foram escritas.

Diferentemente do que afirmam aqueles que recusam às palavras o devido valor, foi o silêncio que nos trouxe até aqui.

Foi o silêncio omisso dos que ficaram em casa, dos que permaneceram no sofá de sua cômoda omissão.

Foi o silêncio dos que poderiam ter falado, contestado, protestado, mas sequer tinham algo a dizer porque deixaram sua cidadania no canto mais inacessível da mais empoeirada prateleira.

Foi o silêncio dos que, nos parlamentos e nas cortes só falam quando as palavras fogem da verdade e tilintam como moedas.

Foi o silêncio daqueles cujas convicções se intimidam diante de pesquisas de opinião e aceitam o cabresto do consórcio das empresas de comunicação, organizado exatamente para isso.

Foi o silêncio, também, daqueles cuja ignorância é filha da miséria e simplesmente não entendem porque lhes foi tomado o direito de entender.

Pergunto: será destes últimos, destes desditosos irmãos nossos, que vamos cobrar quaisquer desastres que suas decisões de voto causem à vida nacional? Como ousaremos fazê-lo?

São os conectados, os modernos argonautas da Internet, que abandonam a missão no meio do caminho e nada levam adiante se isso exigir empenho ou contiver a simples ideia de renúncia ou sacrifício.

Querem que outros “resolvam”, que outros repreendam seus congressistas, que outros se exponham aos riscos de suscitar a incontida ira dos tiranos. Enquanto perseveram na mais amorfa das simpatias, esperam que outros, que todos os outros, conscientizem seus familiares, vizinhos e amigos.  Quando não, querem terceirizar aos demais as ações, os trabalhos e os riscos perante o presente e o futuro.

Martin Luther King, num de seus discursos, sentenciou: “No final, não nos lembraremos das palavras dos nossos inimigos, mas do silêncio dos nossos amigos.”

Percival Puggina (77), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 

 


José Rui Sandim Benites -   14/02/2022 09:17:58

A palavra tem importância como bem frisou o mestre Puggina. Ademais, com os meios disponíveis de comunicação e informação. Ficou fácil ensinar e apreender. Óbvio, dentro de uma prudência e humildade de que seremos sempre um eterno aprendiz.

Maria Silveira -   13/02/2022 16:03:38

Minha luta vem desde mais de 30 anos qdo ainda lecionava em uma Universidade. Aposentada ainda continuo

Mauro Machado -   13/02/2022 06:58:24

Sempre pensei assim. Nós falta engajamento. Parece que nossa vontade em si já brota derrotada. Depois só restará o choro e ranger de dentes.

Roberto do Rego Barros -   12/02/2022 21:57:36

Caro amigo Puggina: o teu texto e de rara beleza mas tambem de uma tristissima realidade! Parece que a humanidade passou a regredir e ruma celeremente para sua total destruicao! Abracos...!

Marilia Alves Cunha -   12/02/2022 19:23:01

Excelente. Tem hora para fazer silêncio,mas tem os momentos também onde palavras bem ditas valem ouro!

Carla Poeta Possap -   12/02/2022 13:25:51

Perfeito. Por isto sigo lutando.

Menelau Santos -   12/02/2022 07:51:07

Professor, tomo seu excelente texto como uma "presta atenção" para nós. Devemos sim nos expor para não sermos omissos. E, se for o caso, pagar o preço. Obrigado

Adelaide Sarmento Porto -   12/02/2022 00:54:30

Concluindo que , no final não nos lembraremos das palavras de nossos inimigos , mas do silêncio de nossos amigos . Foi o que aconteceu com o Povo durante ou desde 2003 até 2014 ...

DALMA SZALONTAY -   11/02/2022 18:17:38

Verdades profundas, mestre Puggina e, como todas as verdades, incomoda aos que estimam e exigem soluções para os seus problemas, mas não estimam a ação e os riscos da empreitada. Preferem quedar-se em silêncio, ruminando suas reclamações e revoltas. Agir é perigoso e pode ser MUITO perigoso mas é das ações que nascem as obras. Os que agiram em benefício da sociedade nunca foram compreendidos em seu tempo e foram execrados e até assassinados sob pretextos que hoje nos enchem de horror. Eu sou uma "ninguém" e já fui bloqueada algumas vezes pelo "album de retratos" apenas por dizer o que penso. E muito, MUITO pior que isso se reserva aos que dizem coisas que despertam consciências. Esses são tão heroicos quanto os soldados que vão à guerra defender os mais sagrados valores (Deus, Liberdade, Pátria e Família). Os bravos que com suas palavras tocam o "despertai!!" são tão dignos de respeito quanto os que dão a vida em defesa de outras vidas.

Gióia Bispo -   11/02/2022 10:00:38

Sábias palavras, nobre amigo, colega e professor. Deus o abençoe nessa lucidez que não se vê, muito, hoje em dia.

Olavo Arsênio Fank -   11/02/2022 09:56:43

Antiga frase já sintetizava isso: "- Quem sabe o que o calado quer?"