• Percival Puggina
  • 21/06/2023
  • Compartilhe:

Prestígio, reputação, caráter

 

Percival Puggina

         É dispendioso o esforço que Lula faz para se tornar figura carimbada da cena internacional e é exaustiva a dedicação de seus apoiadores em exaltar o que seria um retorno do Brasil às grandes partidas da diplomacia mundial. A ideia central da empreitada consiste em mostrar que Lula tem prestígio no circuito das grandes capitais da Eurásia.

Então, Lula viaja e Janja, que diz “sofrer todos os dias” em sua missão, descobre aquilo que os navegadores do século XV já haviam percebido: viagens intercontinentais são um saco, quer numa caravela, quer em voo lotado de turistas, quer, ainda, em avião presidencial carregado de puxa-sacos. “Compra um avião novo, meu bem, o Brasil merece”, presumo que tenha dito. Merece sim, senhora. Puxa se merece!

O casal não descobriu ainda, e seus apoiadores jamais perceberão, a enorme diferença existente entre comparecer a eventos internacionais fazendo a coisa certa e ali estar arrotando desinformações e autolouvações, apoiando a quem não deve, falando mal do antecessor e do próprio país, costurando pactos com malfeitores, agradando ao imperialismo russo invasor da Ucrânia, protegendo criminosos como Daniel Ortega e Nicolas Maduro.

Hoje, enquanto escrevo, chegou a vez do Papa servir de palco para Lula. Como ambos falam demais, deve ser uma conversa fatigante. Ontem, Lula teve proveitoso reencontro de alto nível cultural com o italiano Domenico de Masi. Como o sociólogo é famoso pela criação do conceito de ócio criativo, imagino que tenha ajudado na formatação da agenda de futuras viagens do peregrino casal brasileiro. Amanhã, Paris e os abraços de Emmanuel Macron que, como ele, vê o Brasil e o agronegócio nacional com muito maus olhos.

Há, contudo, três surpresas no fim dessa estrada. Elas se revelam ao descobrir que:

1 – Prestígio costuma ser atributo de quem é visitado; não do visitante. Na política, é mais comum que dependa do cargo do que da pessoa. Quando Lula deixar de ser procurado por pedintes e criminosos e abandonar as más companhias de sempre, essa improvável transição poderá contribuir para atenuar seus problemas em relação, também, a outro conceito fundamental:

2 – Reputação, boa ou má, ela nos acompanha ao longo da vida como luz ou sombra e depende do que os outros pensam sobre nós;

3 – Caráter, diferentemente de reputação, depende exclusivamente de cada um. Ou se tem ou não se tem.

Percival Puggina (78), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.


Antonio Fallavena -   23/06/2023 12:52:58

Bom dia, prezadíssimo Puggina. Leio, entendo e acolho os méritos dos textos e de seus conteúdos. Em cada um, encontro verdades! Agora, quero chamar a atenção que, é fácil encontrarmos erros e desvios nos adversários. Para mudarmos os rumos e destinos do país e de nós próprios, não basta identificar, qualificar e expor os erros deles! É preciso que, do nosso lado, as coisas melhores, se qualifiquem. Mais de 85% dos nossos “ditos cidadãos” sabem pouco, são pouco responsáveis e, quase sempre, esperam por ações e puxões dos demais. É preciso trabalharmos e colocarmos nossas energias em melhorar a qualidade daqueles que queremos ter ao nosso lado. Sem qualidade, resultados pífios ocorrerão! Tenho trabalhado para melhorar meu conhecimento e dos que me cercam e comigo andam. Assim, entendemos que poderemos alcançar mudanças. Andar ao lado da VERDADE e buscando construir e mudar o que está errado, considero nossas missões! Abraço. Antonio Fallavena

Sergio Augusto kerber Jardim -   22/06/2023 17:10:08

Olá mestre. Essa corja mundial da esquerda só pensa neles próprios. Então esse miserável do Lula. Sonha em ser LÍDER MUNDIAL. Porém suas credenciais não permitem. Embora isso prejudique muito a imagem do país. Agora esse encontro com o papa, é para inglês ver. Conversa é com a MINISTRA Itália. Aí sim veríamos o resultado. De resto ratoazem viajando sempre. Governar. NAO SABE. Jamais. Gastar sempre. Um forte abraço mestre.

rogerio pocebon -   22/06/2023 14:41:43

parece epoca igual com sinal troado dos anos 80 em diante com a constituiçao promulgada e sarnei dizendo que o brasil se tornaria iingovernavel ,e ulisses falando a favor ,ate seu helicoptero cair e nem os ossos dele acharam,

Oscar Medeiros Ramos -   22/06/2023 13:48:56

Caro Professor, permita discoradar da sua colocação de que "A ideia central da empreitada consiste em mostrar que Lula tem prestígio no circuito das grandes capitais da Eurásia." Pelo que vejo a idéia central é deixar o Lula passeando para não atrapalhar ainda mais a vida da sociedade brasileira. Mantê-lo longe deve estar beneficando outros interesses. No mais, parabéns pelas colocações... Grande abraço

MARCO ANTONIO GEIB -   22/06/2023 12:30:24

"Prestígio, Reputação Caráter" são elementos formadores da personalidade de qualquer ser humano, são forjadas através da educação familiar, da educação formal e do trabalho sério e honesto durante a vida de cada um. O Brasil, por motivos óbvios caiu nas mãos de um ser abjeto, nojento, que além de não possuir nenhum dos três predicativos em questão... não tem os mínimos resquícios de escrúpulos. Nosso País ainda "surfa" nos lucros financeiros do Governo Bolsonaro que este indivíduo vem gastando as "as tripas forras Urbi et Orbi" !!! Estamos desgovernados, sem Planos de Desenvolvimento ou Crescimentos sociais, econômicos ou financeiros. Talvez entre hoje ou amanhã ou no máximo ao fim do mês tornarão Bolsonaro inelegível e condenado a prisão. O julgamento dele, hoje, no STE - Superior Tribunal Eleitoral não se restringirá a Reunião com os Embaixadores pois a intenção da Corte é de analisar o "conjunto da obra" !!! abs.

Nelson -   22/06/2023 12:04:03

BOM DIA . EXCELENTE COMENTÁRIO ! CIRÚRGICO, COMO SEMPRE.

marisa van de putte -   22/06/2023 11:41:11

A fotografia que acompanha o artigo e como um RX da realidade brasileira. O vice abanando e provavelmente pensando" vai que os outros ja foram."

Acioly Mendes Pinheiro -   22/06/2023 10:44:43

Texto maravilhoso, adoro ler seus textos, aprendo muito com eles. Parabéns e obrigada.

Luiz Carlos Wiltgen Tavares -   22/06/2023 09:46:26

Texto muito bom, aliás, como sempre! Parabéns pela perfeita retratação!

Regina Guimarães -   22/06/2023 09:27:20

Professor, esse texto merece uma moldura e uma pasta no arquivo "Como escrever bem". Parabéns, professor. Sei que é preciso estudar muito, observar a realidade com honestidade, à luz da moralidade, e claro, do espírito cristão e é o que o senhor, exemplarmente, faz.

Eloy Severo -   22/06/2023 09:13:50

Muito bom.

Sueli Supplizi Abate -   22/06/2023 08:38:37

Infelizmente temos um descondenado, analfabeto, ladrão, corrupto, incompetente, bandido na presidência gastando a rodo o imposto pago a duras penas do contribuinte. Está difícil encontrar uma saída para a catástrofe que vem por aí.

José Rui Sandim Benites -   22/06/2023 08:22:21

Na vida não somos aquilo que pensamos e verbalização ser. Mas sim, a visão que as pessoas onde convivemos, possuem nós. A questão do caráter: de ser honesto, ser responsável, ser agregador , querer o bem de todos, ter empatia, ser humanitário, estes adjetivos bons quem vai dizer é a comunidade onde pertencemos. Não adianta forçar a barra. Não podemos dar uma no cravo e outra na ferradura. Com a questão da informação o discurso que damos para os democratas e dar outro para os autocratas. E achar que está tudo bem? A verdade com o tempo irá aparecer. Aliás, já está aparecendo. Muitos já começaram a se dar de conta. Que o endividamento do Estado é que gera todo o mal. Aumenta a inflação, aumenta os juros. E a classe mais vulnerável é a primeira a sofrer. Mas quem está no poder, sempre terá um bode expiatório. Atualmente, é o Banco Central. Que pela política do BC, que estamos com a inflação baixa, o dólar estabilizado. Assim caminha a humanidade. Mas o Criador é sábio. Tudo é finito para humanidade. E ora da paciência e resiliência, o futuro irá nos dizer com quem está a verdade.

Geraldo Barros -   22/06/2023 08:19:32

Garrafa que leva querosene não perde o cheiro. Lula é larápio e jamais deixará de sê-lo.

Marcos Lacel Camargos -   21/06/2023 16:00:56

Ladrão é e será sempre ladrão. Uns dependem da oportunidade. Outros apenas do caráter;

Menelau Santos -   21/06/2023 15:43:50

A conversa entre Sr Lula e o Sr de Masi deve ter sido uma troca de teorias. Um fala do "ócio criativo" e o outro fala do "porre criativo".