• Percival Puggina
  • 10/09/2021
  • Compartilhe:

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

 

Percival Puggina

 

         Quando li que o presidente retrocedera em seus arroubos, olhei ao redor e as pessoas estavam com cara de ponto de interrogação. Era como se uma explicação precisasse cair do céu, arremessada por algum anjo nacional bem informado sobre os desígnios do Altíssimo. O anjo não apareceu.

Primeiras impressões são as que se tem de uma namorada, como condição para iniciar o namoro. Em quase tudo mais, são insuficientes para formar opinião. Por isso, não invejo o trabalho dos palpiteiros da comunicação social que saem a opinar e a emitir juízo tão logo uma notícia bate à porta. Prefiro esperar que o cenário se complete.

Sobre o transcorrido na cena brasileira nos meses contados desde a eleição de 2018 eu tenho minha opinião perfeitamente consolidada: a vitória de Bolsonaro causou animosidades e inconformidades cósmicas. Raios e trovões passaram a desabar por obra das correntes políticas que habitualmente assassinam reputações, tentam derrubar quem senta em cadeiras que pretenderam ocupar, abusam do poder quando o têm em mãos, tentam silenciar a divergência e amordaçar a mídia (isto para ficar com apenas alguns aspectos mais relevantes dessas práticas tão antigas quanto atuais).

Em desfavor de Bolsonaro pesam complicadores sérios. Ele foi eleito com discurso que atraiu conservadores e liberais. Esta ampla corrente de opinião atravessou décadas na condição de omissa e ausente da política nacional, segregada no ambiente intelectual, relegada às redes sociais e cotidianamente fustigada pelo viés “progressista” que domina a mídia, a cultura e a educação em nosso país. De repente, por iniciativa pessoal de um deputado que resolveu enfrentar sozinho a eleição, conservadores e liberais colheram (devo dizer colhemos, porque me incluo entre estes) uma vitória que não foi plantada. Não há entre nós nenhum trabalho político consistente para difusão de princípios e valores de que o Brasil tanto necessita. Nossa representação parlamentar é casual e minguada. Em compensação, no viés oposto, somam-se décadas de ação persistente, de aparelhamento da máquina pública, controle da maior parte da mídia formal e a firme atividade política desempenhada pelo STF, onde sete dos onze ministros foram indicados pelo PT.

A sequência do filme é bem conhecida. A corda esticou em gravíssimo conflito institucional graças aos dois exóticos inquéritos instaurados no Supremo. O documento do presidente foi ou não um ato de grandeza? Por enquanto só sei o que eu faria se fosse ele, ante a evidência de que os outros dois poderes lixaram-se para a voz das ruas. Cuidaria do povo, em seu abandono por instituições que só pensam em si mesmas. E confiaria minha esperança ao Senhor da História, a quem dirijo minhas orações nesta noite de 9 de setembro.

Percival Puggina (76), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 


Ivani Lima -   15/09/2021 09:42:32

Minha confiança no PR ainda continua firme. Precisamos nos unir, e, continuar de olho nos passos desses políticos que não querem que o Brasil dê certo.

Vanderlino Horizonte Ramage -   14/09/2021 11:18:53

A questão central, e que poucos veem, é que a "crise " brasileira é eterna. As mesmas forças que levaram Getúlio ao suicídio em 1954, Jânio à renúncia, Jango à deposição etc, continuam vivas. Eventualmente mudam de roupagem, conforme às circunstâncias do momento. A Guerra Fria, esquerda X direita etc, terrorismo, ambientalismo e todos os ismos. O Fulcro da questão é o verdadeiro "inimigo". Estamos sempre focando no inimigo errado, tanto a esquerda como a direita. Para o poder hegemônico mundial interessa o Brasil como mero fornecedor de matérias primas ou commodoty. Quem não entender isso, não entenderá, que nesta etapa do processo civilizatório, é o que o poder hegemônico mundial "destinou" pra nós!!!

José Alvares -   12/09/2021 01:57:51

SÃO TRÊS OS GRUPOS QUE POSTAM SUAS INCONFORMIDADES COM O COMPORTAMENTO DO BOLSONARO: - OS DESINFORMADOS SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS QUE PODEM ADVIR DE ATITUDES INCONSTITUCIONAIS DELE. OS ADVERSÁRIOS ESTÃO FAZENDO TODAS AS PROVOCAÇÕES POSSÍVEIS PARA QUE ISSO ACONTEÇA; - OS ADVERSÁRIOS INFILTRADOS PARA AGITAR E INCITAR OS PATRIOTAS A TAMBÉM AGIREM DESSA MANEIRA; E, - OS QUE NÃO ENTENDEM O QUE ESTÁ ACONTECENDO, E SE DEIXAM LEVAR POR ESSAS "PROVOCAÇÕES". VAMOS TER CALMA E PERMITIR QUE AS COISAS ACONTEÇAM NO TEMPO E NOS LIMITES DA LEGALIDADE. ILEGALIDADE É TUDO QUE OS ADVERSÁRIOS QUEREM. LEMBREM QUE A “RAZÃO E A VERDADE”, POR MAIS DEMORADO QUE SEJA, SEMPRE ACABAM PREVALECENDO.

José Alvares -   12/09/2021 01:54:27

SÓ OS QUEM NÃO SABEM QUE A POLÍTICA É A ARTE DO POSSÍVEL, E QUE PARA MANTER A DEMOCRACIA O MELHOR REMÉDIO É A TOLERÂNCIA, PODEM HOJE ESTAR DESCONTENTES COM OS AVANÇOS DO 7 DE SETEMBRO. OUTROS AVANÇOS, COM CERTEZA, VIRÃO. PACIÊNCIA E PERSEVERANÇA É O QUE RECOMENDAMOS

Marco Gianelli -   11/09/2021 20:36:40

De pronto fiquei bloqueado querendo entender, não formei ideia e nem ação alguma, deixei passar o tempo para poder pensar melhor. Fiquei correndo atras de informações mais sólidas possíveis para formar uma opinião e com certeza tive uma que guardo para mim até encerrar tudo. Só digo que continuo apoiando e confiando e muito no Presidente Jair Messias Bolsonaro Me desculpem os que acham que estou errado.

Claudinei Teixeira -   11/09/2021 19:05:12

Sempre preciso e surpreendente... Mais uma leitura que valeu a pena. Grande abraço.

Angélica -   11/09/2021 18:37:21

Parabéns ao povo brasileiro que foi às ruas; a vibração de toda essa movimentação foi benéfica e gerou bons resultados . Parabéns ao nosso presidente; aqueles que ficaram decepcionados com ele somente uma mensagem “-Sejam bem vindos ao mundo adulto de fato “(??????????).Qualquer país tem chances de ser um país de “primeiro mundo” ????, desde que a maioria dos seus cidadãos tomem a responsabilidade para si tornem-se de adultos de “fato” e comecem à arregaçar as mangas participando frequentemente e com resistência liderando as Associações de moradores , de Pais e Mestres da escola, dos sindicatos do seu trabalho , do comércio , da indústria, dos advogados , de médicos ,servidores públicos, juízes , sirva o seu país na vida pública, tornando -se vereadores , deputados , senadores e até presidente… mas nunca se esqueçam de que tudo, absolutamente TUDO que o ser humano cria ou sistematiza há custos, e mesmo aqueles que são pequenos contribuintes como eu e a grande maioria da população, não estamos sendo contribuintes de “fato” que ditam as “regras “ do país e muito mais … pois até o “ar” já foi taxado ….

Willian -   10/09/2021 21:43:46

Então ficamos assim: eles fazem um acordo na surdina, por baixo dos panos, há 3 semanas atrás, com termos supostamente pedidos pelo governo que beiram o ridículo, lixando-se para a vontade do povo ao deixar as pautas que são caras ao povo de fora, enquanto insuflam protestos, fazendo milhares de pessoas viajarem a São Paulo e Brasília com dinheiro do próprio bolso para serem literalmente feitas de trouxas e massa de manobra. E todo mundo achando lindo, super estratégico... bem, só o tempo dirá.

David Barroso -   10/09/2021 21:01:07

Olá Sr Puggina! Eu tenho um grupo de estudos chamado Ayn Rand, gostaria de republicar parte desse texto, sobre os acontecimentos recentes do 7/09, texto do dia 09/09, eu publicarei no Instagram e apenas um trecho, indicando também livros que o Sr escreveu como o "a tomada do Brasil pelos maus brasileiros", que eu li e amo de coração. Espero retorno do contato. Me chamo David e sou seu grande admirador.

Leda Lima -   10/09/2021 15:55:43

Bom dia senhor carismático. Nunca me manifesto sem antes lê sua análise. Att: Leda Lima.

Cicero -   10/09/2021 15:40:16

Pelo.que.eu.percebi.Pugina.eu.tb.tomaria.a.medida.a.qual.ele.foi.na.Paulists.com.o.proposito De.agir.conforme.a.voz.do.povo...se.tealmente.o.Temer.teve.boa.intenção..que.nao.acredito.pois.se.assim.quizesse.tinha.conversado.com.o.Ministro.antes.que.chegasse.ao.ponto.que.chegou....e.outra.Sr.viu.o.pronunciamento.do.Barroso....bom.esperar.pra.ver...na.verdade..depois.dessa.nao.avera.a.segunda.manifestacao.do.jeito.que.foipra.provar.que.resolveu....espero.qur.o.Ministro..aja.corretamente..acabe.com.inquerito....solte.o.Jornalista..Jeferson..e.Ze.Trovao..ai.eu.acredito...e.os.11.Ministro.volte.a.julgar.processos..que.lhes.é.devido...e.nao.continue.a.serem.um.partido.politico.a.serviço..dos.partidos.da.esquerda.....desculpa.o.desanafo...confesso.que.nao.gostei...mas.é.minja.opinião

Rosemary Sordi -   10/09/2021 15:22:38

Os comentaristas políticos, não raro, deixam suas impressões figadais, aquelas que saem no calor da hora, desprovidas da necessária reflexão, bem como da imperativa visão periférica sobre o tema. Quem toma decisões sob impulso geralmente põe tudo a perder. Por oportuno, lembro aqui: "O general que avança sem desejar fama e recua sem temer o descrédito, cujo único pensamento é proteger seu país e prestar um bom serviço ao soberano, é a joia do reino." Sun Tzu #JuntoComBolsonaroAté2026

Elias, cantor -   10/09/2021 15:14:23

Sou muito seu fã agradeço a Deus, por uma palavra tão sabia da sua parte bela mensagem Deus,o abençoe imensamente amo meu Brasil, e não largo a ponta da corda..

Marlise Bittencourt -   10/09/2021 15:07:48

Maravilhoso texto meu amigo, continue a nos iluminar com suas reflexões

Mauro Nadruz -   10/09/2021 14:30:46

Eu interpreto a nota não como um recuo e sim como uma afirmação (ou devo dizer uma confirmação) de suas intenções em “enquadrar” os poderes para que estes atuem dentro da constituição e a favor do povo e não em interesses próprios. Está foi a minha leitura da nota na íntegra.

Gilzani de souza Moraes Gonçalves -   10/09/2021 14:18:45

Sou a favor do diálogo na política. Mas o que vimos foi a subjugação de Bolsonaro ao autoritarismo déspota do Alexandre de Moraes. A iniciativa para o diálogo teria que vir de quem está ERRADO, que é o ministro do STF. Bolsonaro não cometeu crime, sempre agiu respeitando a Constituição Federal. Bolsonaro DISSE que não iria cumprir ordem judicial ilegal. Alexandre de Moraes FEZ ordem judicial ilegal. Bolsonaro usou de humildade, pensando no bem do país, se submetendo a uma humilhação injusta. Humildade que falta a outro servidor público mínimo do STF Alexandre de Moraes, que deveria se desculpar diante dos cidadãos brasileiros honestos e de bem que foram lesados pelo poder de sua caneta usada de forma déspota e Autoritária, contrariando o que diz a Constituição Federal.

Soraya -   10/09/2021 14:12:36

Ah, como faz bem aos olhos, ouvidos e alma ler um pouco de sensatez. Obrigada Puggina????

Luiz Félix de Santana -   10/09/2021 14:04:35

O Presidente é um estrategista que não pretende sair da CONSTITUIÇÃO, portanto está movendo suas peças neste xadrez, ONDE a justiça está sempre contra ELE.

AMARO -   10/09/2021 13:57:27

Realmente, depois desse recuo do Presidente eu fico pensando, será que ele, nosso Pr acha que esses que interferem dia após dia em seu governo vão deixa-lo vencer com essa urna fraudável em 2022, será que ele quer continuar sendo Presidente ? Os caras estão atolados nos crimes contra nossa constituição eles cagam todo dia em cima da nossa constituição e oque vejo é recuo...Aguardo!

Luiz Carlos Wiltgen Tavares -   10/09/2021 13:47:53

Parabéns! Brilhante como sempre! Pena que só temos um Puggina!

Sonia maria dos santos dias -   10/09/2021 13:12:20

Muito bom seu comentario ,parabens.

Gióia Bispo -   10/09/2021 13:10:54

Lucidez eu encontro aqui. Parabéns pela visão e compreensão do assunto. Sou seu seguidor incondicional.

Antonio Luiz Dal Pra -   10/09/2021 12:45:11

Aprecio seus comentários sempre lúcidos e inteligentes! Continuemos.

Amarildo Alves carmo -   10/09/2021 12:37:00

7 ministro indicados pelo PT, ok. E agora mais 2 petistas indicados pelo Bozo. Isso mostra o tamanho da hipocrisia do gado que critica o STF. A cegueira é tamanha que não percebem que o Bozo não é nem nunca foi contra o supremo, ele colabora com sua podridão e usufrui dela, para defender a ele e sua família corrupta. O Brasil não interessa pra essa gente , tudo é pensado no interesse próprio.

Lourdes -   10/09/2021 12:36:52

O PRESIDENTE É SÁBIO! ELE TINHA QUE AGIR ASSIM POR CAUSA DA BOLSA DE VALORES. Eita cara esperto!

Eleuterio de Sousa barreira -   10/09/2021 12:35:47

Seus comentários são de uma coerencia sem igual meus parabéns , vc o consta augusto , Fiuza , trindade , guzo. Precisava de mais de vcs.

Regina Alves -   10/09/2021 12:27:54

Perfeito! Vamos confiar no Presidente!

Ademir T. Flores -   10/09/2021 12:26:33

Obrigado pela lucidez