• Percival Puggina
  • 30/12/2022
  • Compartilhe:

Vá que se abra o céu...

 

Percival Puggina

         Enquanto há vida, há esperança. Vá que se abra o céu e o Altíssimo decida intervir diretamente? Nunca se sabe, mas já aconteceu antes. São intervenções do tipo – “Até aqui deixei rolar, mas assim, também, já é demais. Esse povo bom não merece isso”.

Para efeitos didáticos, contudo, convém dar uma olhada no ministério escolhido por Lula. O Estado brasileiro foi submetido a um trabalho de açougueiro, de retalhista, dividido em cortes e recortes e agora cada um trate de puxar brasa para seu assado.

Espero que os leitores entendam que esse é o adicional de custo a pagar pelo tipo de “democracia" que nos disponibilizam: um modelo político corruptor e por um governo que já mostrou o quanto pode andar por esse caminho. Duas dúzias de ministérios não compram base de apoio no Congresso para um grupo político que, chegando, vem com a legitimidade carunchada. É preciso, no mínimo, o dobro para que partidos e parlamentares sorriam com agrado e a sociedade seja emudecida pela gratificada desfaçatez de seus representantes.

É assim que funciona a democracia à brasileira: às costas do povo, em conchavos de mesa de restaurante, hotéis no exterior, jatinhos e eventos cabulosos. Por vezes, imagino uma conversa quase de alcova entre um congressista e um ministro do STF: “Temos que parar de nos encontrar desse modo, Excelência...”.

Montada a máquina, com as empresas estatais gastando bilhões para publicizar sua atividade monopolista, ou seja, transferindo dinheiro direto para o caixa da tal “imprensa tradicional”, a única ponta infeliz da história é o povo pagador da conta e predeterminada vítima da tragédia. Mas o povo, bem sabemos, é um detalhe a ser mantido em silêncio obsequioso porque, afinal, o Estado brasileiro, quando posto diante do espelho, sabe que ele existe, principalmente, para proteger as próprias prerrogativas e se defender da sociedade.

Retomando o fio da meada e encerrando: se você examinar os 37 ministérios e seus titulares à luz do que sabe sobre o petismo e sobre a esquerda, entenderá que não só o Estado brasileiro está ali retalhado – os bens nacionais também o estão. Há ministérios para expropriar território nacional, bens privados, soberania popular, direitos dos cidadãos, liberdades individuais, autonomias federativas, garantias constitucionais dos indivíduos e, claro, fazer a cabeça dos tolos.  

Nunca vivi um fim de ano assim. Mas, vá que se abra o céu...

Percival Puggina (78), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 


Neide Pafece Barcellos -   31/12/2022 15:52:35

De tudo dito brilhantemente, tenho uma certeza, teremos muito que trabalhar para pagar tudo isso. Estou com meu coração apertado. Feliz Ano Novo.

Menelau Santos -   31/12/2022 10:19:51

Na época da ditadura militar tínhamos um personagem chamado Sócrates. Era um macaquinho muito simpático que tinha dois bordões: "Perguntar não ofende" e "não precisa explicar, eu só queria entender". Nada é tão ruim que não possa piorar. Hoje em dia, com a "nova democracia" tocada pelo xerife do novo presidente, nem isso é possível mais. Feliz 2023, Professor!1

Leo -   31/12/2022 08:45:11

NÃO acredito que Jesus perca tempo com este país DOMINADO por midias nocivas, ONGs , corporações e universidades públicas esquerdopatas ??????

Vanderlei Zanetti -   30/12/2022 23:24:41

Mais quatro anos que passaram rapidamente. Parece que foi ontem que o Bolsonaro chegou e já está saindo, deixando no colo das Forças Armadas uma “bola” que poderá ser uma jogada magistralmente, mudando o destino do Brasil para melhor, ou ser uma bola fora, desperdiçada e deixando as coisas como estão para ver como é que ficam. Bolsonaro, Jogou nas quatro linhas até o último minuto do quarto tempo. Tanto é que passou uma bola perfeita para as Forças Armadas. A bola está com as Forças Armadas que poderá marcar um golaço, como tantos que o Pelé marcou. Pois é, só Deus sabe o destino do Brasil. Estamos nos pés dele - DEUS, e encerrando o ano perdendo o Pelé, parecendo que começaremos o novo ano recebendo o Lula.

Pedro Mansur Buffara -   30/12/2022 22:36:02

Um perspectiva clara sobre o panorama que temos "em andamento ". Ótimo texto.

Antônio Marcos de Oliveira -   30/12/2022 20:18:22

Aonde estão os homens de espírito público desta Nação? Ficaram só no passado? Vivem, os de hoje, apenas para o agora? Anestesiados, por qual droga, leem, veem o cenário ao seu entorno, e, anestesiados ficam? "Estão todos dormindo", dirá, eternamente, Manuel Bandeira. Não! Talvez afirme, já decepcionado, o Machado: "vergonha de ser honesto".

Sérgio Delgado -   30/12/2022 19:58:52

Puggina depois de pensar um pouco desisti de comentar. Sentimentos ruins, um pouco de culpa, desânimo.... muito triste.

DALMA SZALONTAY -   30/12/2022 19:09:24

O panorama é tenebroso sim, mas sendo brasileira desde que cheguei ao Brasil lá nos idos de 1951, não me dou por vencida. Sei que muitos acreditam que o PR Bolsonaro "amarelou" e na minha opinião não há nada mais longe da verdade. Ele se manteve e se manterá rigorosamente dentro das 4 linhas da Constituição e por isso a partir da "zero hora" de amanhã ele não será mais o Presidente da República. Sim, não será. Isso porém não quer dizer que o molusco subirá a rampa... Ora, dentro das quatro linhas da Constituição as eleições fraudadas serão anuladas e novas eleições serão realizadas dentro do prazo de 90 dias. Depois de tudo o que Bolsonaro realizou, depois de tudo o que ele fez pelo povo TODO, com destaque para os mais desfavorecidos, claro que ele será reeleito. O molusco, por sua vez, e em razão da Reposição da Lei e da Ordem, terá sua candidatura cassada, voltará para a prisão e NÃO poderá se candidatar a NADA. O partido a que ele pertence também terá seu registro cassado e TODOS os "daquelepartidistas" terão seus mandatos anulados e os mais "sujos" serão presos e perderão seus direitos políticos. Ao fim e ao cabo o molusco deverá se considerar muito feliz porque não passará o vexame de exigir carro blindado em Brasília, ele que, lá no morro passeou em carro aberto sendo protegido pelos "cpx". Um verdadeiro "primus inter pares". Eis como eu acho que o "Ceu se abrirá" e o final, com as palavras do querido General Heleno, será glorioso.

Tess -   30/12/2022 17:20:24

Só vejo uma saída no momento, se o céu não se abrir… IMPEDIR A POSSE ILEGÍTIMA de um canalha, agora duplamente ladrão: de dinheiro e de votos fraudados. E se possível, em alto e bom som. quando o juiz perguntar como se estivesse diante de noivos no altar: “se há algo que impeça essa união,, que fale agora ou cala-se para sempre.”. Entra o General Heleno, à frente do Exercito armado até os dentes, e prende o ladrao, o vice ladrao e todos os envolvidos nesse abominável crime lesa-patria, diante de seus comvidados ilustres. Seria a vingança perfeita e merecida!!! Oh céus, abra-te!! ????

Rubilar J.Bernardes -   30/12/2022 17:02:15

Não sei o que nos espera em 2023 mas, se tivermos saúde, paz e amor, já está de bom tamanho. O que lamento é que acreditamos e confiamos em nossas autoridades do bem e estas nos deixaram nas mãos dos comunistas.

IGNÁCIO JOSÉ DE ARAUJO -   30/12/2022 16:14:03

Mestre Percival Puggina, Mui Caro. SAÚDE E PAZ! ISSO NÃO É UM MINISTÉRIO, É UMA QUADRILHA!

Terezinha D. De Amorim -   30/12/2022 14:32:49

Na minha opinião, devemos continuar na LUTA, nao vamos entregar de bandeja para o comunismo. E nossa Amazônia? Colocamos varios Parlamentares da direita. Ele podem fiscalizar tudo. Em NOME DE JESUS CRISTO. Desanimar nunca.

José Rui Sandim Benites -   30/12/2022 13:14:34

Quem pensava que o Lula teria um governo de centro. Inocentes. O Lula quer todo o poder. O Lula se alimenta dos bajuladores e, quer mais Estado, mais poder. Mais arrecadação de quem trabalha. É comum dos Estados autoritários. A imprensa tradicional com verbas publicitárias. Aumenta salários/subsídios para os entes políticos e elite do funcionalismo. E como o Estado endividado, com o orçamento de 50% para pagar juros da dívida (700 bilhões em 2022). O negócio é arrecadar da população. Aumento da carga tributária, indústria das multas (trânsito, ambiental, criminal, por dívida, etc.), indústria da renovação (registro e/ou porte de arma, de carteira de motorista, etc.), contribuições especiais (cide, cofins, pis, sindical, etc.). Assim a população está a mercê, das fiscalizações, com aumento da burocracia. Não podemos questionar as urnas eletrônicas, não podemos questionar a anulação dos processos contra administração pública do Lula, não podemos questionar a anulação de 18 milhões cobrados do Lula pela receita federal. Tudo considerado atos antidemocráticos. No processo de anulação do Lula no STF, 3 ministros foram indicados pelo réu ao STF. E 4 ministros indicados pela sua sucessora que era chefe da casa civil e todos participaram do julgamento de um Habeas corpus que não é um recurso formal. E o placar foi de 8x3. Brasil não é para amadores. Que democracia é esta? Prisão só para ladrão de galinha. Ou quem questiona os desmandos das autoridades.

José Luiz -   30/12/2022 13:02:35

Adoro o que escreve, porém minha esperança está se disvaindo em incertezas, também espero por um milagre! Que tenhamos um ano novo com saúde para poder aguentar o que vem pela frente. Um grande abraço.

...Estamos à espera de um milagregre...... -   30/12/2022 12:50:30

Espero que aconteça...

Ilon joni de douza -   30/12/2022 12:49:07

Só nos resta acreditar na força divina, pois certamente estamos entrando num cenário mais que perigoso.

Guina -   30/12/2022 12:35:01

Que se abra o céu é o que todo brasileiro devem almeja neste final de ano. E que o mal nunca vença. O golpe da eleição fraudada foi dado, mas o contra-golpe tem que acontecer, mesmo que seja no plano espiritual. ????????