• Sílvio Lopes
  • 03/10/2023
  • Compartilhe:

Estratégia do mal

 

Sílvio Lopes

 

        Entre as cinco teorias básicas da Comunicação, destacam-se a Funcionalista (papel da mídia na sociedade e do indivíduo, além do seu comportamento) e a Crítica, a partir da Escola de Frankfurt, essencialmente tornada instrumento marxista de dominação social. Usa a repetição (alguma semelhança com o que faz a mídia brasileira atual?) para criar uma tal indústria cultural cujo objetivo é substituir por outro o status quo social estabelecido. Status que, aliás, já sabemos qual e com que propósitos.

Entre os mecanismos de dominação midiática usados, está o da alienação do intelecto, cujo exemplo emblemático, no Brasil, vem sendo desempenhado pela Rede Globo de Televisão. Desde o seu surgimento, no começo dos anos setenta, até os dias atuais, as estruturas e as estratégias implantadas via grade de programação tiveram como meta central forjar o surgimento de uma cultura de alienação mental na população. E não é que isso tudo deu certo?

Vejam: o Jornal Nacional tem sido instrumento clássico de alienação intelectual por meio da disseminação de notícias tendenciosas, distorcendo, dessa forma, o julgamento correto dos fatos e acontecimentos sociais por parte da população/telespectadores. Teve e tem ainda hoje, o JN, a função da desinformar ou, quanto mais não seja, confundir. Seguindo a grade vem, logo após, a novela. Objetivo: destruir os valores éticos e morais que dão sustentação ao modelo de decência civilizatória, tendo por bases o estamento de padrões e princípios cristãos adotados pela maioria da população.

Ficou para trás e muito lá atrás, o jornalismo sério e comprometido com a verdade dos tempos do Dr. Roberto Marinho e as novelas que embutiam no seu centro de preocupação de defender e propagar valores dignos de um processo civilizatório minimamente decente e honesto. Daí termos de conviver com essa cambada de gente desinformada e politicamente alienada que por sua desgraçada opção ou sua deplorável omissão (fora a indesmentível fragilidade do processo eleitoral), permitem que esta nação - tão abençoada e rica -seja entregue, de bandeja, a uma quadrilha desmiolada e sujeita a toda e qualquer coisa que esteja alinhada ao esquartejamento e destruição da boa e saudável conduta social.

Que tristeza! Pobre do nosso Brasil.

*          O autor, Sílvio Lopes, é jornalista, economista e palestrante.