• Márcio de Carvalho Damin
  • 17/03/2016
  • Compartilhe:

O QUE É A VERDADE?

 


Como explicar que depois de reiterados escândalos de corrupção o PT continue a convencer seus militantes de que estão do lado da verdade? E como convencem a si mesmos?

A verdade, por vezes, nos coloca em uma posição vexatória. Ela nos mostra que somos imperfeitos e cheios de erros, que temos culpas a assumir e comportamentos a modificar. Só que para algumas pessoas a coragem de enxergar a verdade é substituída pela existência de uma realidade paralela, onde a imagem que fazem de si mesmas não pode ser questionada.

Há uma voz no interior de cada ser humano que o acusa de suas faltas. Porém, se essa voz for calada obstinadamente, ela já não mais poderá ser ouvida. Então, uma das características mais básicas que constituem o indivíduo se perde. Perde-se a capacidade de sentir culpa.

Outro atributo primordial que foi perdido pelos petistas e seus militantes é a capacidade de se por no lugar do próximo. Ou as pessoas fecham os olhos à realidade e se ocupam de uma hipotética felicidade futura, ou são considerados inimigos mortais. Os inimigos tornam-se ‘’racistas’’, ‘’homofóbicos’’,’’elite branca’’,’’eles’’,etc. Perde-se a capacidade de sentir empatia.

Estas duas perdas substanciais penetraram profundamente em toda a sociedade. Não apenas nos membros do governo e em sua militância.

As pessoas já não mais sentem que cometem erros mesmo nas situações mais absurdas. E quando acusadas de uma verdade dolorosa, afirmam que não existem verdades, que tudo é uma questão de interpretação da realidade. O próprio ENEM de 2015 priorizou a ‘’interpretação da realidade’’ ou seja, diante de uma verdade o que valem são as interpretações, e não a percepção.

Não há covardia mais nefasta à alma humana do que a covardia do intelecto. A decisão livre de não encarar as coisas como são dilacera a humanidade da pessoa humana, transformando-a em um emaranhado de chavões e ideias desconexas.

A verdade, o bem, a reta moral, são objetivos que devem ser buscados incessantemente e jamais devem ser consideradas características infusas que não necessitam de coragem e honestidade para serem alcançados.

* Poeta