• Sílvio Lopes
  • 10/12/2023
  • Compartilhe:

Pois é...

 

Sílvio Lopes

         Consultado por amigos e clientes sobre qual a melhor escolha econômica hoje, no Brasil, sou obrigado a concordar com o Nobel de Economia (1992), o estadunidense Gary Becker. Argumentou ele, num de seus notáveis trabalhos sobre Economia Comportamental: "Antes de agir, o criminoso avalia os custos e benefícios do crime. Quando os benefícios são altos e os custos baixos, os crimes são compensadores e crescem". E complementa: " Crime é uma escolha econômica e pessoal".

Perfeito! Nada mais claro e factual para definir o que hoje contemplamos em nosso Brasil! Reproduzimos, no presente, o pior de Sodoma e Gomorra dos tempos bíblicos, chafurdadas que foram na lama da podridão ética e moral de  ua classe dirigente (nossa atual) e, por isso, tendo sofrido a implacável destruição divina por fogo e enxofre. Que tristeza ver um país como o Brasil sendo devorado em suas vísceras e alma pelo emporcalhamento moral de suas instituições! Absorvemos o pior do passado e isso nos condena, inexoravelmente, ao mais degradado presente e funesto futuro.

Se lembrarmos da história, o grande pecado imputado à Babilônia é que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição, perversão sexual e degradação moral. Essa taça de veneno que ela ofereceu ao mundo representa, hoje em dia, as falsas e diabólicas doutrinas que absorveu e que foram resultantes da união ilícita com os poderosos da terra (como ocorre presentemente).

Um país sob essas condições, que já abdicou de nos garantir o direito à vida (exceto aos criminosos) e está, tiranicamente, amordaçando nossas liberdades, de que jeito irá nos assegurar o legítimo sonho da busca da felicidade? Nem pensar. Que tragédia!

*        O autor, Sílvio Lopes, é jornalista, economista e palestrante sobre Economia Comportamental.