• 09/11/2014
  • Compartilhe:

O ENEM A SERVIÇO DO MEC COMUNISTA
Rubens Enderle


Esta questão do ENEM (Exame Nacional de Ensino Marxista) é uma aplicação direta da tese de Lukács em "História e Consciência de Classe". Marcos Nobre, o autor do trecho, é um marxista lukacsiano da Unicamp. A ideia de Lukács é a de que o proletariado é essencialmente revolucionário, mas ainda não sabe disso (ou recusa-se a aceitar o fato). Então cabe aos revolucionários convencer os proletários (aqui, a sociedade) daquilo que eles realmente são e desejam, incutindo nos pobres coitados a tal "consciência de classe". É o que Marcos Nobre quer dizer quando escreve que a sociedade "é muito mais avançada do que o sistema político", embora se diga conservadora. Entenderam?


Na verdade, a função do partido não é representar a vontade das massas, mas moldar essa vontade de acordo com a vontade da classe dirigente. Em linguagem hegeliana, é preciso fazer com que a sociedade seja "para si" aquilo que ela ainda é somente "em si". Trata-se, em suma, da tutela da sociedade, tratada como uma massa a ser moldada ao bel-prazer do engenheiro social marxista.


E o mais interessante é que o próprio ENEM é um exemplo da aplicação disso na prática. O exame é talvez o mais importante instrumento de dominação hegemônica gramsciana, a chave de abóbada que arremata todo o sistema de doutrinação comunista nas escolas. Ao centralizar o exame e transformá-lo numa prova de alinhamento ideológico com todas as posições da esquerda, os comunistas do MEC obrigam todos os currículos escolares do país, sejam públicos ou privados, a professarem a mesma ideologia chulé. A partir daí, não importa mais se o professor comunga ou não dos ideais de esquerda (e uns 80% deles são certamente esquerdistas, pois foram doutrinados nas universidades), ele precisa ensinar aquilo "que vai cair na prova". Quando os vestibulares eram descentralizados isso não ocorria de modo tão descarado, ainda havia algum espaço para divergências ideológicas e alguma esperança de salvação intelectual e moral dos pobres alunos.

www.radiovox.org