• 19/08/2022
  • Compartilhe:

Nervos à flor da pele!

 

Percival Puggina

 

Leio no Diário do Poder

Condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, crimes que o levaram a cumprir pena de prisão, o ex-presidente Lula atacou ontem a Lei da Ficha Limpa, de origem popular, um dos mais importantes instrumentos de combate à ladroagem.

“Foi uma bobagem fazer a Ficha Limpa do jeito que foi feita”, disse ele sem qualquer constrangimento, durante entrevista a uma rádio mineira. “Você, muitas vezes, pune uma pessoa e três meses depois ela readquire o direito de ser candidato outra vez”, o que não é verdade. “Eu acho que é preciso a gente dar uma rediscutida na Lei da Ficha Limpa”, ameaçou.

Na mesma entrevista à rádio Super de Minas Gerais, ele  também atacou as pessoas que usam as cores verde e amarelo, da bandeira do Brasil, que ele chamou de “babaquice sem precedentes".

*     Leia a íntegra em https://diariodopoder.com.br/eleicoes-2022/lula-ataca-lei-da-ficha-limpa-e-diz-que-uso-de-verde-e-amarelo-e-babaquice

Comento

      Cada vez que Lula é capturado num momento de espontaneidade, seus marqueteiros pegam a vassoura e vão tentar varrer a louça quebrada. Pânico na sala de reuniões! É o que acontece com quem não tem travas oriundas de uma consciência moral bem formada.

Por isso, ele olha para seu passado, para os megaescândalos de seu governo, para a dúzia redonda de processos criminais, dos quais seus advogados devem apresentar documentos TSE, e se permite dizer que a Lei da Ficha Limpa é uma grande bobagem.

É bom que esse depoimento seja lido por todos os 1,6 milhão de signatários que endossaram a apresentação desse projeto como proposta popular, na esperança de reduzir a presença de corruptos e condenados na vida pública do país. O projeto, que ele acha “grande bobagem”, foi aprovado pelo Congresso em maio de 2010 e sancionado por ele mesmo dias depois.  

Já o que  chama “babaquice sem precedentes” (um perigo, a retórica dos exageros e superlativos) é simplesmente uma expressão de amor a pátria que desagrada a turma do quanto pior para a pátria, melhor para si. Só isso.