Puggina.org by Percival PugginaConservadores e Liberais

Artigos de outros autores

Voltar para listagem

RESPOSTA DE UM HOMEM SIMPLES ÀS PRÁTICAS AMBIENTALISTAS

por Claudia Roberta Sies Kubala. Artigo publicado em

 

 

A República Tcheca é, de fato, um país surpreendente, tanto por sua parte cultural, histórica e arquitetônica, quanto pela beleza natural quase intocada de seu interior. Em minha última viagem, visitei o pai de meu marido em Kuncice pod Ondrejnikem, um lugar que se assemelha aos cenários do filme "A Noviça Rebelde". Para minha surpresa, notei algumas falhas nas florestas que recobrem as montanhas e decidi perguntar sobre o que havia acontecido.

Antes de prosseguir com a narrativa, abro um parênteses para falar sobre a história deste magnífico lugar. Durante a Segunda Guerra Mundial, o então Führer da Alemanha Nazista, ordenou que todos os antigos carvalhos que recobriam as montanhas fossem cortados, devido ao grande valor de sua madeira. No local dos mesmos, foram plantados abetos, árvores não tão valiosas, porém, esta foi uma decisão que colaborou com a manutenção do verde que continuou embelezando o local. Mais tarde, este se transformou no Parque Nacional de Beskydy, onde são acolhidos pouquíssimos moradores, pessoas que colaboram com sua manutenção e vivem pacificamente junto à floresta e aos animais que ali habitam.

Voltando à conversa, meu sogro explicou que, há pouco tempo atrás, uma praga começou a surgir em algumas destas árvores, fazendo com que o governo local tomasse a decisão de cortá-las para evitar uma grande infestação. Quando a notícia chega aos jornais, alguns jovens decidem realizar um ato de coragem se acorrentando às espécies infestadas para impedir que as mesmas fossem derrubadas. Um pequeno grupo de ambientalistas que acabou por alcançar seu objetivo seguindo a mesma cartilha adotada por Gretas, Macrons e organizações como o Greenpeace.

O resultado? As outrora montanhas verdejantes cujos cenários se assemelhavam a um filme hollywoodiano, agora se equiparam a um senhor triste e cansado, que ao passar pelo stress proporcionado pela histeria que foi lhe imposta, acabou perdendo vários fios de cabelo.

Ao questionar novamente este homem simples sobre o que ele achou desta atitude por parte dos ditos ambientalistas, a resposta foi curta e sincera: Ekoteroristi jsou otravní, cuja tradução literal para o bom e velho português é "ecoterroristas só atrapalham".

 

Compartilhar

Artigos de outros autores